A um ritmo mais lento do que desejava, que o obrigará a entrar por Fevereiro, prossegue aqui em As Leituras do Pedro o Balanço de 2023, no que à BD diz respeito, agora com um olhar sobre as publicações feitas no próprio blog.
A primeira constatação é que o número de publicações sobe pelo quarto ano consecutivo, muito por culpa do cada vez maior número de lançamento de BD no nosso país, regressando aos valores atingidos até 2018.
Um terço destes textos (33,3%) - pouco em meu entender - são de opinião, tendo sido 99 dedicados a edições nacionais e 50 a edições estrangeiras, numa proporção de 2:1. A título de curiosidade, posso dizer que das 529 obras (58487 páginas) lidas, foram comentadas 199 (125 de edição nacional; 74 de edição estrangeira) de 45 editoras (23 portuguesas; 22 estrangeiras).
Dos restantes textos, quase metade (48 %) dizem respeito a lançamentos, dividindo-se os remanescentes entre entrevistas (1 %), notícias (10%) e outros (6%).
Constato assim - e preferia que fosse de outro modo - que quem procura o blog fá-lo maioritariamente em busca de informação, não de opinião. Por isso, não surpreende, mais uma vez, que as entradas mais vistas sejam todos os Calendário BD, seguidas das listagens de final de mês e do anúncio das colecções com os jornais: extensão da Colecção Clássica Marvel e O Assassino, Novela Gráfica, Black Crow…
No que respeita a opinião, foram estas as 10 entradas mais vistas:
Os cinco melhores álbuns de Astérix
Blake e Mortimer - A arte da Guerra
Spirou: A esperança nunca morre… 2.ª parte
As Aventuras Completas de Dog Mendonça e PizzaBoy
...e no Jornal de Notícias
Em 2023 completei 26 anos como colaborador do Jornal de Notícias. Durante o ano passado, entre a edição em papel e/ou a página online escrevi 118 textos - uma média de um a cada 3 dias…
Foram 53 Sugestões de Banda Desenhada (posteriormente reproduzidas aqui no blog), 15 Sugestões de TV & Streaming e 50 textos sobre a actualidade.
Fica o registo.
Boas leituras!
(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Parabéns, ganda balanço!
ResponderEliminar