22/08/2023

As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy

Um invulgar quarteto de heróis nacionais




Em 2010, a banda desenhada portuguesa era surpreendida com o lançamento de As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, que viriam a demonstrar - mais três livros e quatro anos depois - que os quadradinhos nacionais eram capazes de chegar a leitores fora do habitual nicho de consumidores do género e podiam ter como protagonistas heróis recorrentes e marcantes.

No caso, um detective do paranormal capaz de se transformar em lobisomem, um entregador de pizzas, um demónio assírio de seis mil anos preso num corpo de criança e a cabeça de uma gárgula. Juntos, foram capazes de salvar o mundo por diversas vezes, enfrentando um exército de nazis no subsolo de Lisboa, evitando o Apocalipse à justa com uma ajuda da Senhora de Fátima, sobrevivendo ao fisco, vencendo uma ameaça vinda do espaço e demonstrando que o último capítulo de uma trilogia nem sempre é o pior.

No ar, ficou sempre o desejo confessado pelos autores de reunir todas as aventuras, os relatos longos e as narrativas curtas, num único tomo, o que se concretizou há um par de meses, neste monumental volume com “As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy”. O percurso não foi fácil nem pacífico, mas a verdade é que olhando para trás e relendo hoje estas histórias, mesmo sabendo que entretanto a dupla de autores já nos proporcionou obras de um outro calibre como “Os Vampiros” e “Balada para Sophie”, é notória a evolução e encontramos nelas tudo aquilo que as tornaram distintas e apelativas: um ritmo vivo, um humor inteligente e provocador, uma montagem cinematográfica das pranchas, um desenho dinâmico e, em jeito de homenagem, a multiplicação de referências aos filmes, séries, bandas desenhadas e jogos de vídeo que marcaram a geração dos anos 1980/90.

Como atractivo, para além dos prefácios originais de John Landis, Lloyd Kaufman, George A. Romero e Tobe Hooper, o primeiro ‘integral’ da banda desenhada portuguesa inclui um texto de João M. Lameiras sobre o percurso dos criadores e das criaturas, sustentado por uma série de extras dos vários volumes, e um conto ilustrado inédito sobre as origens da Madame Chen, mais próximo do actual registo mais intimista e sério dos autores, que de alguma forma reflecte o que Filipe Melo escreve no prefácio, que estas histórias despretensiosas e muito divertidas são também “sobre a passagem do tempo e a transição para a idade adulta”.


Nota final

As diversas aventuras e edições de Dog Mendonça e Pizzaboy foram sendo comentadas atempadamente em As Leituras do Pedro. Encontrarão os respectivos textos seguindo esta ligação.


As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy
Filipe Melo (argumento)
Juan Cavia (desenho)
Santiago Villa (cor)
Companhia das Letras
Portugal, Junho de 2023
188 x 260 mm, 392 p., cor, capa dura
48,45 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias a 12 de Agosto de 2023; imagens disponibilizadas pela Companhia das Letras; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

1 comentário:

  1. Esta é uma obra há muito devida tendo em conta que as edições originais estão esgotadas.
    Gosto bastante desta edição mas sem pretender ser picuinhas podia ter uma sobrecapa.
    Agora, para quando uma edição com os 3 volumes do "Há Piores!" de Geral e Derradé? estão todos esgotados, dava para um volume de cerca de 250 páginas, com esboços e entrevistas à mistura, acho que muita gente era compradora, não necessita de ser um volume de capa dura xpto.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...