O ‘meu’ pato
Não
existe um só universo Disney, mas muitos: o de cada um de nós, que
varia consoante o momento da vida - e da época Disney - em que o
descobrimos.
O
universo Disney deste livro é o da animação dos anos 1950, com um
Donald constantemente zangado e furioso com o mundo e com o mundo
ansioso por lhe retribuir a má disposição.
O
‘meu’ Donald. E como foi bom reencontrá-lo!
Farto dos ruídos noturnos que o impedem de descansar e dormir, saturado da vida citadina, o pato mais famoso do mundo decide deixar Patópolis para ir passar uns dias de férias na natureza.
Obviamente, a natureza - a fauna e a própria flora! - estão ansiosos por lhe fazer ver que gostam tanto dele como ele gosta deles, ou seja odeiam-se mutuamente e farão tudo para o demonstrar num choque que inevitavelmente acabará por tomar proporções épicas.
O universo desta banda desenhada não tem nada de asséptico; é o universo sem regras, em que choques violentos, a destruição de árvores à cabeçada e outras catástrofes, naturais ou provocadas, não provocam ferimentos nem mortes, bem à moda de animação dos anos 1950. O ritmo endiabrado e o humor desbragado estão por toda a parte e, como cereja no topo do bolo, não temos uma única palavra em todo o livro (com excepção dos extras finais), que tanto pode ser lido no original francês da Glénat, como nas versões da Panini, sejam elas a brasileira ou esta, a italiana.
Em qualquer delas, os olhos só têm que correr pelas belas imagens e divertirem-se com as desgraças que o pobre Donald provoca e sofre.
Dirão alguns que lhe falta apenas a banda sonora, mas posso asseverar que a senti ecoar nos meus ouvidos, a marcar os momentos altos e a definir as inflexões de ritmo acelerado, que no final obriga a voltar ao início para descansar os olhos e o coração no belo traço de Federico Bertolucci.
Le
Vacanze di Donald
Frédéric
Brrémaud (argumento)
Federico
Bertolucci (desenho)
Panini
Comics
Itália,
Março de 2022
205
x 280 mm, 64 páginas, cor, capa dura
14,90
€
(capa disponibilizada pela Panini Comics italiana; pranchas disponibilizadas pela Glénat; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
A minha filha de 4 anos também adorou este! Este e o Super Mickey!
ResponderEliminar