Passado... desformatado
É
da história dos quadradinhos que Maurício de Sousa começou o seu
império escrevendo e desenhando tiras diárias
de
jornal, antes de passar para as revistas, o audiovisual e tudo (o
muito) mais que hoje conhecemos.
E
foi
nesse
início que ele melhor exprimiu a sua genialidade
e fez o
melhor
uso do seu
sentido de humor.
Neste regresso às origens, este primeiro volume de As melhores tiras da Turma da Mônica compilam uma série de tiras publicadas originalmente na década de 1970, dado cronolgógico relevante que infelizmente está omisso na publicação.
O Cebolinha, a Mónica e os outros membros da turma, bem como o Chico Bento, o Bidu ou os constituintes da turma do Penadinho, protagonizam aqui mais de duas centenas de tiras que, com frequência, provocam largos sorrisos ou verdadeiras gargalhadas, não tanto pela interação habitual entre as diversas personagens - hoje (mais) conhecida e tornada recorrente - mas pelo modo absurdo, inesperado ou até desafiador como o autor subverte as leis da escrita, do desenho e da própria banda desenhada.
Como nota menor, não displicente, fica a estranheza pela forma como a publicação foi pensada num formato normal, ao alto, montando depois, deitadas, duas tiras por página ou seja há uma clara incongruência entre o formato físico e a forma de leitura que não ajuda o leitor nem a saúde do pequeno livro.
Teria feito todo (e muito mais) sentido um formato italiano que seria igualmente prático para transportar mas que privilegiasse o formato natural das tiras, como aconteceu por exemplo quando foram lançados os volumes de As Tiras Clássicas da Turma da Mônica (e depois do Pelezinho).
As
melhores tiras da Turma da Mônica 1
Maurício
de Sousa
Panini
Comics
Brasil,
Outubro
de 2022
100
x 175
mm, 128
p., pb,
capa cartão
R$
14,90
/ 3,75€
(capa disponibilizada pela Panini Comics; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário