19/01/2024

Lançamento: Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #1 - Mensagem

Levoir/RTP





Os Clássicos da Literatura em BD estão de regresso!

 
A Levoir e a RTP editam a partir de 23 de Janeiro uma coleção inédita, sobre os Clássicos da Literatura Portuguesa em BD.
 
Criada de raiz, tem na sua maioria, argumentistas, ilustradores e responsáveis pelo dossier pedagógico portugueses, a coleção é composta por 15 volumes, dois deles serão em 2 volumes: Peregrinação e Os Lusíadas.


(texto e imagem disponibilizados pela editora; excepcional mas propositadamente, o texto segue a fomatação fornecida; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão) 
 

Vol.

Título

Autor

1

Mensagem

Fernando Pessoa

2

Farsa de Inês Pereira

Gil Vicente

3

Sermão de Santo Antonio aos peixes

Padre António Vieira

4

Carta a el-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil

Pero Vaz de Caminha

5

O Fato novo do Sultão

Guerra Junqueiro

6

Frei Luís de Sousa

Almeida Garrett

7

O Crime do Padre Amaro

Eça de Queirós

8

Crónica de D. João I

Fernão Lopes

9

Peregrinação I

Fernão Mendes Pinto

10

Peregrinação II

Fernão Mendes Pinto

11

A Dama do Pé-de-Cabra

Alexandre Herculano

12

Menina e Moça

Bernardim Ribeiro

13

Maria Moisés

Camilo Castelo Branco

14

Os Lusíadas I

Luís Vaz de Camões

15

Os Lusíadas II

Luís Vaz de Camões

 

No ano em que se celebra 90 anos da primeira edição, abrimos a coleção com Mensagem, um dos livros de poemas mais emblemático do multifacetado escritor português Fernando Pessoa.

Publicado apenas um ano antes da morte do autor. A obra trata do glorioso passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. Glorifica acima de tudo o estilo camoniano e o valor simbólico dos heróis do passado, como os Descobrimentos portugueses.

Originalmente intitulada Portugal, a obra publicada em 1934 continua tão atual hoje como quando foi publicada.

Contém 44 poemas agrupados em 3 partes, representando as três etapas do Império Português: Nascimento, Realização e Morte, seguida de um renascimento.

 

A obra é adaptada por Pedro Vieira de Moura, especialista em Banda Desenhada e professor universitário com belas ilustrações de Susa Monteiro e o dossier pedagógico é do especialista em Fernando Pessoa, Ricardo Belo de Morais da Casa Fernando Pessoa. O Pedro e a Susa oferecem uma releitura da Mensagem, uma outra forma de ver e de revisitar a obra de Pessoa, é nos seus mais pequenos detalhes que poderão apreciar subtis novas visões do poema.

 

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, aí morreu em 1935. Viveu parte da infância e adolescência em Durban, na África do Sul. Em 1905, voltou a morar em Portugal, onde escreveu a sua obra. Pessoa ganhava a vida fazendo traduções ocasionais e redação de cartas em inglês e francês para firmas portuguesas com negócios no estrangeiro. Embora solitário por natureza, com uma vida social limitada e quase sem vida amorosa, foi um líder ativo da corrente modernista em Portugal, na década de 1910, e ele próprio inventou alguns movimentos, entre os quais um «Interseccionismo» de inspiração cubista e um estridente e semi-futurista «Sensacionismo». Pessoa manteve-se afastado das luzes da ribalta, exercendo a sua influência, todavia, através da escrita e das tertúlias com algumas das mais notáveis figuras literárias portuguesas.

 

Mensagem é leitura obrigatória no 12.º ano de escolaridade.



Características

Colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD
#1 Mensagem
Argumento - Pedro Vieira de Moura
Ilustração - Susa Monteiro
Preço - 15,90 €
N.º de páginas - 57
Cor
Capa dura
Design de Silva Designers
Formato - 210 x 285 mm
Data de Lançamento - 23 de Janeiro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...