Retrato trintão
Vida de adulta, recém-lançado pela Suma de Letras, reproduz num volume uma selecção de tiras e cartoons que nasceram como projecto de uma disciplina, se transformaram em projecto de curso e saltaram para a plataforma digital do Correio do Porto.
A primeira evidência da obra, são as limitações gráficas que ela revela. Assumidas, acredito, pela simplificação de aspectos anatómicos e pela ausência de pormenores em muitos fundos. Em contraponto, podemos apontar a ausência de formato padrão, adequando cada momento ao que melhor o representa, a expressividade da Quica e subentender (?) que um projecto que soa tão pessoal e de auto-exposição dificilmente funcionaria senão a solo, o que implica a não associação a um desenhador mais competente.
Adivinha-se também, no traço esforçado e rápido, a urgência de colocar no papel o momento, o imediato, o ocorrido na realidade, sem concessões artísticas. Aliás esta será uma das principais qualidades da obra: o relato do quotidiano, pela verosimilhança que as situações desenhadas revelam - e que muitos de nós, trintões ou não, conhecemos, já conhecemos ou ouvimos contar.
Fica o registo, em jeito de retrato social, condimentado com um misto de humor, desespero e resignação.
Raquel Sem Interesse
Suma de Letras
Portugal, 7 de Outubro de 2020
195 x 270 mm, 104 p., cor, capa molde com badanas
14,40 €
(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário