30/06/2019

Foi assim: Junho 2019

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Novela Gráfica 2019. Laura Zuccheri, a tempo e horas. Umbra. Sugestões de compras. Mais vistas. E ainda…

26/06/2019

Spirou e Fantásio de Franquin #9 e #10

 
Arqueologia
O interesse de uma colecção como esta, que a ASA dedicou ao Spirou de Franquin - um pouco à boleia dos magníficos intégrales que há uns anos a esta parte se multiplicam no panorama editorial francófono - vai mais além das simples histórias em si ou da possibilidade de (re)descoberta das grandes aventuras do protagonista.
Dois álbuns como estes, especificamente, valem pelo trabalho de (nalguns casos quase) arqueologia que esteve na sua origem (francófona…) e permitiu recuperar as primeiras aventuras de Spirou e Fantásio assinadas pelo seu melhor intérprete ou histórias de menor dimensão que geralmente se ‘perdem’ como narrativas secundárias no final de álbuns ou até nem sequer se encontram já neste formato.

25/06/2019

Hergé e Franquin: semelhanças...

 
Tintin: Le secret de la Licorne (publicação original: 1942/1943)
Spirou et les plans do robot (publicação original: 1948)

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

23/06/2019

Bruno Brazil em… XIII!


Em Regresso a Greenfalls, Yves Sent, que retomou com Iouri Jigounov a série do amnésico XIII, após o abandono de Van Hamme e William Vance, decidiu homenagear este último, evocando a certa altura a cena de abertura de A Noite dos Chacais”, uma das mais marcantes aventuras de Bruno Brazil, do mesmo Vance a partir de argumento de Greg.
O resultado, está já a seguir, para apreciarem semelhanças e diferenças...

21/06/2019

The Promissed Neverland #1

Mais terror na Terra do Nunca...





Pegar num livro sem expectativas e chegar ao seu final muito curioso pela continuação, é das melhores coisas que pode acontecer a um leitor. Foi o que me aconteceu com este primeiro volume de The Promissed Neverland, que começa como um pedaço do paraíso e se revela uma narrativa de terror puro e duro, do qual é difícil falar sem levantar demasiado o véu. Mesmo assim, avancem mais algumas linhas…

19/06/2019

Verões Felizes #1

Boas férias!



Especialmente indicado para leitura numa época em que já se começam a antecipar as férias - mas igualmente estimulante em qualquer outra altura do ano - Verões Felizes é, para mim, um dos lançamentos do ano.
Evocação das férias da família Faldérault - cujo pai é desenhador de BD, pormenor não displicente, Verões Felizes é uma feliz - exactamente! - combinação de ternura, humor e belas recordações ‘daquelas férias especiais’ que todos com certeza temos.

18/06/2019

J. Kendall #136

20 anos depois




Em Outubro de 1998, estreava nas bancas italianas uma nova revista da Sergio Bonelli Editore: Julia. Esta edição brasileira, datada de Outubro do ano passado, pese embora as distorções de calendário que a afirmação a seguir implica, assinala os 20 anos de vida editorial da criminóloga de Garden City.
Porque é uma senhora e porque é costume dizê-lo, apetece escrever que Julia está na mesma. Sendo verdade, também não o é.

17/06/2019

Homem-Aranha: Tormento











A chegada aos quiosques e bancas nacionais, hoje, do sétimo volume da Colecção Definitiva do Homem-Aranha, em edição brasileira da Salvat, justifica voltar a esta obra e lembrar o que foi aqui escrito no blog aquando da sua edição pela Levoir.

15/06/2019

Lançamento: Get Jiro! - Sangue & Sushi

(informação disponibilizada pela editora; clicar na imagem para as aproveitar em toda a sua extensão)

14/06/2019

El Verano del Comisario Ricciardi: El Lugar de Cada Uno

Falsa indiferença

La Nápoles de los años treinta es la protagonista principal de las novelas de Ricciardi.”
Maurizio de Giovanni na introdução de El Lugar de Cada Uno

E com a chegada do Verão, Nápoles torna-se (ainda) mais opressiva e extenuante.

Apesar das temperaturas elevadas - ou também por causa delas - a vida continua, arrasta-se qual calvário interminável e o comissário Ricciardi tem de descobrir porque foi (mais) uma bela mulher assassinada. Assassinada três vezes…

12/06/2019

Baby Blues #36: Criança não entra!

Sobreviventes






Tão certos como a morte e os impostos - diriam alguns - ano após ano temos encontro marcado com mais uma colectânea das tiras Baby Blues.
Com a certeza de bom humor, situações familiares e... um ligeiro receio.

Lançamento: Spirou e Fantásio de Franquin #8: QRN Sobre Bretzelburg/Sarilhos em Champignac

(informação disponibilizada pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

11/06/2019

Sabre

Documentário da vida animal





Longo relato mudo, com mais de 250 pranchas, em formato italiano, Sabre surpreende a dois tempos: por se apresentar quase como um documentário sobre a vida animal na Pré-História, centrado numa ‘família’ de tigres dentes-de-sabre, e pelo inusitado protagonista que (de alguma forma) serve de guia ao leitor.

Arlindo Fagundes em Braga

(informação disponibilizada pelo autor; clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

10/06/2019

O Falcão #976

Retalhar, esquartejar...




Entre os milhares de páginas publicados em centenas de números na revista O Falcão, cujo objectivo principal era proporcionar um entretenimento ligeiro aos seus leitores nas décadas de 1960 a 1980, é possível mesmo assim encontrar algumas histórias que mereciam algum relevo mas que possivelmente passaram despercebidas.
Se O Falcão #1015 ostentava (anonimamente!) uma aventura do Major Alvega desenhada por Hugo Pratt, no caso presente a história é de Eduardo Teixeira Coelho. Ou nem tanto assim…

09/06/2019

ETC Mestre da BD portuguesa

(informação disponibilizada pela organização; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

07/06/2019

Urso

Autores e protagonistas





Fosse outro o contexto e a dimensão a que (pode) aspira(r) uma edição de BD em Portugal e quase nos atreveríamos a dizer que as notícias recentes do avistamento de um urso no Gerês mais não foram que um truque de marketing - ou um evento provocado! - para preparar o lançamento deste livro.

06/06/2019

Agente Sommos e o Beliscão Atómico

Humor engraçado





Soa como um contra-senso mas uma das melhores definições desta obra de estreia do Agente Sommos, uma sátira às histórias de espionagem, é a que lhe é dada no prefácio por Reinaldo Figueiredo: uma ‘HQ [banda desenhada] engraçada’.
Porque esse é um dos grandes problemas de muitas edições supostamente humorísticas: não têm piada. Nenhuma.

05/06/2019

Conan

Bem recheado





Um dos grandes atractivos das edições integrais, actualmente tão em voga - sejam elas os integrales francófonos ou os omnibus americanos, depois replicados noutros países - são os dossiers que geralmente - devia ser sempre! - incluem, que ajudam a contextualizar as obras na sua época, na carreira dos seus autores ou no percurso das editoras que as acolheram.

Lançamento: Spirou e Fantásio de Franquin #7 - Z de Zorglub/A Sombra do Z

(informação disponibilizada pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

04/06/2019

Tex: Os predadores do deserto

No deserto como no oceano






Lançado pela Polvo no final de Abril último, para aproveitar a presença do seu desenhador, Bruno Brindisi, na 6.ª Mostra do Clube Tex Portugal, na Anadia, Os Predadores do Deserto tem uma particularidade que o liga à obra de um dos nomes maiores da banda desenhada, como podem descobrir a seguir, no texto que escrevi como introdução à edição portuguesa.

03/06/2019

Le dernier pharaon

Regresso às Cidades Obscuras





Era uma dos álbuns mais aguardados do ano e será, certamente, um dos mais vendidos, graças ao nome do seu autor - François Schuiten, que tem no argumento a parceria do romancista Thomas Gunzig e do cineasta Jaco Van Dormael - e por se tratar de uma abordagem muito original ao universo de Blake e Mortimer. E por se tratar de uma belíssima obra.
No entanto, nem todas as expectativas serão cumpridas, como explico mais à frente, num texto que poderá revelar mais do que os leitores querem saber, por isso, prossigam por vossa conta e risco.

02/06/2019

Leituras de Maio

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
A melhor leitura...