18/11/2021

O Pescador de Memórias

Esquecimento





Depois de Rugas ou de Ne m’oublie pas, a doença de Alzheimer chega à banda desenhada portuguesa. Ou, mais especificamente, a banda desenhada portuguesa lembra-se da doença de Alzheimer.
Para que não esqueçamos.

O Pescador de Memórias, a mais recente incursão de Miguel Peres aos quadradinhos, aqui acompanhado pela brasileira Majory Yokomizo, é uma metáfora sobre uma doença incurável - e incontornável - que afecta cada vez mais pessoas.

Revelando-se pelo esquecimento progressivo que afecta os que dela padecem, vai aos poucos apagando as suas memórias, das mais recentes para as mais antigas, até deixar as suas vítimas encerradas em si mesmas, como se de ilhas se tratassem.

A metáfora utilizada por Miguel Peres é mesmo essa, a da ilha deserta onde o protagonista se encontra aprisionado - na prática dentro de si mesmo, no vazio absoluto que a doença provocou - fugindo dela apenas nos breves momentos em que tem alguma lucidez. Momentos esses, divididos entre a alegria do reencontro - quando é o caso - e o sofrimento da tomada de consciência da sua situação.

Poética e metafórica, acima de tudo de uma grande sensibilidade, a narrativa de Miguel Peres assume contornos trágicos, e incómodos - porque todos lá poderemos chegar um dia, porque todos conhecemos alguém que lá chegou… O traço de Yokomizo, não sendo especialmente detalhado nem sequer atraente e com algumas oscilações ao nível da expressividade, quando consideradas as vinhetas isoladas, no seu conjunto funciona bem em termos narrativos e consegue transmitir as sensações que o argumento propõe.

Pungente, dramático e com momentos de profunda emoção, com um humor terno perante as partidas que a (falta de) memória provoca, este é um relato para digerir devagar - cultivando a memória… - com a certeza que, uma vez finalizado, deixa um nó no estômago que não esqueceremos tão cedo.


O Pescador de Memórias
Miguel Peres (argumento)
Majory Yokomizo (desenho)
Kingpin Books
Portugal, Outubro de 2021
195 x 270 mm, 64 p., cor, capa dura
14,99

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 13 de Novembro de 2021; imagens disponibilizadas pela Kingpin Books; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário