27/02/2023

Spirou: A esperança nunca morre - 1.ª parte

Entre o humor e o horror




Integrado na colecção Spirou por..., que apresenta versões relativamente livres do famoso aventureiro vestido de groom, A esperança nunca morre é a inesperada continuação de O diário de um ingénuo, porque esta série era até aqui formada apenas por álbuns auto-conclusivos.

24/02/2023

Rui Cardoso Martins: “Foi a minha primeira experiência a sério com a banda desenhada e entreguei a quem sabe a condução deste barco”




Espelho da Água, adaptação por João Sequeira do conto homónimo de Rui Cardoso Martins, foi uma das edições da Polvo no último Amadora BD.
E foi o pretexto para uma conversa à distância com os dois autores, com a valiosa intermediação de Rui Brito, que originou o texto publicado na edição do Jornal de Notícias de 2 de Janeiro de 2023.
Já as seguir, podem ler as versões integrais das declarações dos dois autores.

23/02/2023

After #1

Consistência


Tenho de o escrever: não me aproximei de After com grandes expectativas. Sabia que era uma história romântica mas tumultuosa entre jovens estudantes universitários e foi isso que encontrei, nesta adaptação para banda desenhada do romance homónimo de Anna Todd, escritora e influenciadora digital, que também surge como responsável pela sua nova existência aos quadradinhos
Mas, tenho também de deixar lavrado: encontrei mais do que isso.

22/02/2023

Durango - Intégrale #1

Desbravar territórios




Admirador confesso de western, tenho ainda assim algumas lacunas nas minhas leituras do género, uma delas agora (parcialmente) suprida: Durango uma criação de Yves Wolf, também autor completo da (aconselhável) série Lonesome, que a Gradiva tem no seu catálogo.

21/02/2023

Saga #10

A
espera valeu a pena




Três anos depois da edição do nono volume, finalmente está disponível em português o décimo tomo de Saga. Este é o preço a pagar pelo facto de a edição portuguesa estar a acompanhar de perto a original, norte-americana no caso, o que há bem poucos anos era bem raro.

20/02/2023

As estantes do Pedro: Espaço Tex

 

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

16/02/2023

Horácio Completo #4

Passado e presente... para o futuro





Com este quarto volume, fica fechada em pouco mais de um ano a recuperação de todos os tablóides de Horácio, escritos e desenhados por Maurício de Sousa, para os suplementos infantis dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo.

15/02/2023

Ken Parker #15

Parker e… Julia






Não tendo nada em comum para lá do argumentista - e que argumentista! - este díptico fez-me lembrar as histórias de Júlia, não pelas tramas em si ,mas pela forma como elas estão construídas - e pela forte carga humana de ambas.

14/02/2023

Jutlândia

A irresistível atracção pelo abismo




Pode soar estranho e possivelmente não é mais do que reflexo da atracção irresistível do ser humano pelo abismo, mas há temáticas que parecem não passar de moda e regressam regularmente aos gostos do público.

13/02/2023

Virgínia

Dependência




Sob a capa de um western que se desenrola maioritariamente durante e no pós-Guerra da Secessão norte-americana, Virgínia é na verdade uma história sobre vícios e dependência.

Uma chama imensa

Por encomenda


Reconheço que o sub-título acima é redutor e até injusto para com o Ricardo Venâncio e o seu trabalho, mas a verdade é que este álbum - como o Agá2.0 do mesmo autor e tantas histórias de localidades que a BD nacional mais clássica e realista nos tem proposto - são obras ‘por encomenda’.
O que não retira responsabilidade ao(s) autore(s) - até pode tornar-se num desafio maior.

09/02/2023

Os Flintstones #1

Regresso a Bedrock


Há muito na minha lista alargada de desejos, uma lista imensa, interminável e em constante crescimento, deparei-me com este Os Flintstones como oportunidade e o mínimo que posso dizer é que recebi bem mais do que esperava.
Confesso que embora embalado pelas boas críticas lidas, esta aproximação foi feita também com uma boa dose de nostalgia, ou não tivesse sido a série animada em que esta BD se baseia - uma produção dos estúdios Hanna-Barbera, exibida originalmente nos EUA entre 1960 e 1966 - uma das preferências da minha infância e adolescência na programação da RTP.

08/02/2023

Demolidor #6

Irritações

‘A prisão não vai te tornar uma pessoa melhor.’
Réplica do Inspector Cole a Matt Murdock, in Demolidor #6
 
Sei que é só uma opinião - embora a minha... - que neste contexto é pouco importante e que não vai mudar nada. Nunca fui leitor de super-heróis; as leituras esporádicas que faço começaram tarde e as (mais) voluntárias cingiram-se aos super-heróis menos super, que é como quem diz o Homem-Aranha, o Batman ou o Demolidor, sem nenhuma ordem especial de citação.
Mas até nas suas histórias há coisas que me irritam - e que geralmente até são extensíveis aos restantes protagonistas dos universos em que se movem.

Lançamentos: Ariol #1 e #2 + After

Editorial Presença/Jacarandá e Editorial Presença

07/02/2023

Nautilus #1 - O teatro de sombras

O regresso do Capitão Nemo


Um primeiro passo para conquistar o leitor, é dar-lhe como ponto de partida algo que ele já conheça, no caso Nautilus, o célebre submarino do Capitão Nemo, o vilão visionário e antecipador científico que Jules Verne criou em 20000 léguas submarinas e fez regressar em A ilha misteriosa.
E, se a banda desenhada tem sido tantas vezes utilizada para tentar conquistar leitores para o romance, esta é uma outra via que de certa forma poderá ser até mais eficaz e sedutora.

03/02/2023

A(lguma da) BD que vamos poder ler em 2023



Como tem sido hábito todos os anos, fica um apanhado das edições já divulgadas que vão ser editadas em Portugal em 2023. Para o executar, para além do questionamento directo às editoras, foi também feita uma pesquisa online para tentar perceber os títulos já anunciados.
Este apanhado é acima de tudo um instrumento para servir de guia aos leitores, para poderem programar as suas compras... e leituras!

02/02/2023

Tex #628/#629

Regressos

Há algum tempo ausente aqui do blog - mas não das minhas leituras, mas porque outras escritas se têm imposto - Tex regressa hoje, num díptico com alguns aspectos curiosos.