29/01/2021
Demolidor #1: Só medo
O homem com medo
Já
referi várias vezes que, no Universo Marvel, uma das minhas
preferências é o Demolidor possivelmente pela forte componente
trágica que caracteriza o lado mais humano, de alguém que ao mesmo
tempo é cego, carrega a(lguma) culpa da sua orfandade e revela uma
gran de incapacidade de amar e viver a felicidade, quando ela surge.
Por
isso, as suas melhores histórias são aquelas que exploram essas
características, não surpreendendo que, uma vez e outra - entre breves oásis de felicidade - Matt Murdock - e o seu alter-ego - regressem
ao local de origem e, mais do que isso, à sua vertente marginal,
perseguida, despojada e, às vezes, até odiada.
28/01/2021
The Promissed Neverland #4 e #5
Desafio perpétuo
Criar uma situação original e estimulante, não é fácil, mas são inúmeros os casos em que tal acontece. Mas, manter esse interesse e essa capacidade de prender o leitor volume após volume, é muito mais exigente e já são bem menos os casos que o concretizam plenamente. Ao fim de 5 tomos, The Promised Neverland continua a consegui-lo plenamente e é uma das leituras mais desafiantes que neste m omento é possível acompanhar em português.
27/01/2021
Ken Parker #7
Onde é que já vi isto...?
Há demasiado tempo a aguardar leitura, feita de forma intermitente ao sabor das muitas novidades que - ainda bem! - têm surgido no nosso país, este era um dos vários volumes de Ken Parker que diariamente me desafiam por detrás do computador onde escrevo estas linhas.
26/01/2021
Gideon Falls #4
Sem respostas
"Tenho a certeza que têm muitas
perguntas (...) mas não há respostas fáceis.Pelo menos por
agora." In Gideon Falls #4
A
verdade é esta: após quatro volumes, continuámos sem respostas. Um
ou outro esclarecimento, aqui e ali, sim. Mas,
desculpem,
pouco esclarecedores. E respostas, nenhumas. Com a agravante de, no
final, aparentemente o próprio livro implodir.
Mas,
apesar de tudo, Gideon Falls continua a ser uma leitura desafiadora e
irresistível, de que apetece conhecer cada
vez mais.
25/01/2021
A(lguma da) BD que vamos ler em 2021
Guardei este texto para 'inaugurar' o novo visual de As Leituras do Pedro (a seguir à sua apresentação, obviamente), mas confesso que me entristece a forma como ele tem de entrar. Porque, desde logo, exige um aviso - vulgar nos tempos de pandemia que vivemos: se em condições normais, os programas editoriais preparados pelas editoras estão sujeitos a ajustes, isso será mais evidente este ano.
As (novas) Leituras do Pedro
Está desvendado o mistério que ao longo dos últimos dias espicaçou a curiosidade dos visitantes deste blog: a partir de hoje As Leituras do Pedro (e)s(t)ão novas.
23/01/2021
2020: As escolhas dos leitores (resultados)
Com esta entrada, referente às escolhas dos visitantes deste blog, dou por concluído o Balanço de 2020 no que à BD diz respeito.
21/01/2021
2020: 16 Obras a editar em português
20/01/2021
2020: As Leituras do Pedro
Continua aqui no blog o Balanço de 2020, no que à BD diz respeito e hoje chega a vez de condensar o que foi o último ano de As Leituras do Pedro, no qual se registaram 421 novas entradas aqui no blog, que mereceram cerca de 425 mil visitas.
A sua classificação e análise está já a seguir.
19/01/2021
2020: 16 Séries a acompanhar
18/01/2021
2020: 18 Obras traduzidas a ler
17/01/2021
16/01/2021
15/01/2021
O Neto do Homem mais Sábio
Em espírito
Confesso que, à partida, este não era dos títulos da Colecção Novela Gráfica 2020 que mais me seduzia - embora percebendo que, sendo uma biografia de José Saramago, deveria ser um dos mais mediáticos e com potencial para chegar a mais leitores fora do círculo habitual da BD, mesmo para lá dos habituais compradores das novelas gráficas.
A descoberta das pranchas, acentuou a minha desconfiança, embora esse factor fosse atenuado pelas reacções positivas de que fui tendo conhecimento.
Uma vez feita a leitura, a sua inclusão nesta colecção justifica-se para lá da sua temática - embora esteja intimamente ligada a ela.
13/01/2021
Pulp
Uma capa deve reflectir o conteúdo de um livro. Deve dizer o máximo possível sobre ele, revelando um mínimo de pormenores. Deve aguçar a curiosidade do leitor para a narrativa.
Mas, por razões diversas, há capas que são enganadoras. A deste livro é uma delas. De forma redutora, vende Pulp como um western, esquecendo assim boa parte do que Brubaker e Phillips nos contam.
12/01/2021
2020: 10 Obras de autores portugueses a ler
11/01/2021
A Novela Gráfica 2020 preferida foi...
… de acordo com a sondagem promovida por As Leituras do Pedro junto dos seus visitantes, foi, Karmen, de Guillem March.
No momento de divulgação da listagem de obras da Novela Gráfica 2020 os leitores estariam certamente longe de o imaginar mas, uma vez feita a leitura d(e todas) a(s) obra(s), a escolha faz sentido.
10/01/2021
2020: Os números
08/01/2021
2020: Um annus horribilis com muitas leituras
Para todos os efeitos, 2020 será sempre o (primeiro?) ano da pandemia e, inevitavelmente, isso arrastará consigo uma imagem e uma carga profundamente negativas.
Mas, será que o ano que há poucos dias terminou, foi mesmo um annus horribilis para a banda desenhada?
06/01/2021
The New Deal
Numa colecção - Novela Gráfica, no caso 2020 - que continua a potenciar a descoberta e a surpresa, The New Deal é mais um volume que cumpre aqueles pressupostos.
05/01/2021
Astérix no Tibete?
Cumprindo a tradição dos anos ímpares, em Outubro será lançado um novo álbum de Astérix, o 39.º da cronologia iniciada em 1959 com Astérix, o gaulês. E cumprindo uma outra 'norma', como acontece a cada duas novas aventuras, esta irá levar os gauleses para longe da sua aldeia, possivelmente até ao Tibete. A página promocional que foi divulgada no passado domingo não o diz claramente, mas possui pistas que apontam nesse sentido.
04/01/2021
2020: As escolhas dos leitores
No primeiro dia (dito) útil deste novo ano, surge o habitual desafio aos leitores: fazerem o seu balanço do ano que recentemente terminou, o que pode sempre servir como indicador para quem edita BD entre nós.
Para o efeito, deverão indicar qual foi, no que à BD diz respeito, em 2020:
a melhor edição publicada em Portugal;
a melhor obra de autor português publicada em Portugal;
a melhor colecção editada com o jornal Público;
a melhor série em curso no nosso país.
A participação deve ser feita exclusivamente nos comentários abaixo.
Em cada categoria deverão indicar, no máximo, 3 (três) títulos - no caso de serem indicados mais, serão contabilizados apenas os três primeiros.
No caso da ‘série’, agradeço que indiquem apenas obras com um mínimo de 3 volumes publicados.
Este espaço ficará disponível até 21 de Janeiro de 2020 e depois procederei à respectiva contabilidade. Nos próximos dias publicarei a listagem completa de todas as obras de BD editadas em 2020 em Portugal, o que poderá ser uma ajuda.
Obrigado desde já pela participação de todos!
Boas leituras!
03/01/2021
Que Tintin era este?
Se há 50 anos, esta ilustração terá parecido inócua a todos, inclusive a Greg, chefe de redacção da revista Tintin Sélection em que ela foi publicada, qual não seria a polémica que desencadearia hoje, entre o cigarro e a bomba... que transformariam o herói de Hergé numa exaltação de um vício ou num perigoso terrorista.