24/10/2020

Karmen

E a seguir?






(Ainda) não tendo lido todos os livros já publicados na colecção Novela Gráfica 2020 - mas conhecendo já alguns dos que ainda estão por vir - digo que este livro foi, até agora, para mim, a grande surpresa, de uma forma positiva.


Por razões diversas que não vêm ao caso, confesso que desisti rapidamente da leitura de
Monika, a (anterior) contribuição de Guillem March para a colecção Novela Gráfica (de 2019), embora com outro argumentista, pelo que as minhas expectativas eram baixas.

Agora, como autor completo, March, mais do que surpreender-me, proporcionou-me uma bela leitura, mesmo que a temática seja uma daquelas inúmeras vezes tratada, sob os mais diversos prismas, nos mais diversos meios.

Refiro-me à questão da existência (ou não) de vida - leiam antes de consciência - após a morte e da possibilidade de (ainda) interagir com o (nosso) mundo que se acabou de deixar.

O relato abre com a chegada de Karmen, um dos membros da 'brigada' encarregada de conduzir os mortos para o além, aquilo que em linguagem terra-a-terra chamaríamos 'anjo', pese embora o facto de visualmente e em termos de postura não ter nada a ver com o imaginário religioso cristão em que todos (mais ou menos) crescemos.


A 'candidata' à viagem é Catalina, uma 'pós-adolescente' recém-suicidada, por razões que iremos descobrir aos poucos ao longo do livro.

A linha narrativa assenta numa longa conversa entre Karmen e a jovem, enquanto vão passeando pelo mundo que esta está prestes a abandonar, fazendo algumas visitas - ia escrever virtuais, mas a verdade é que nem isso - a algumas das pessoas e locais que conheceu...

Se o que fica atrás não parece muito original nem prometedor - e aceito essa análise superficial - a verdade é que o humor e a ternura com que March dota a sua escrita, a par da curiosidade da interacção entre Karmen e Catalina, já deverão mudar a opinião dos que se arriscarem a ler. A par disso, visualmente a obra é magnífica, com um traço belíssimo, muito dinâmico e expressivo e, principalmente, uma planificação, sem modelo fixo, com constantes mudanças de ponto de vista e movimentos de câmara, encadeamento de sequências num plano de fundo fixo e vinhetas de página(s) inteira(s) que têm tudo para prender - e convencer - o leitor.

E, mais do que isso, proporcionar-lhe uma hora e tal de leitura agradável e reconfortante, que só posso aconselhar.


Karmen

Colecção Novela Gráfica 2020

Guillem March

Levoir/Público

Portugal, 24 de Outubro de 2020

260 x 340 mm, 160 p., cor, capa dura

10,90 €


(imagens disponibilizadas pela Levoir; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...