Revista Tintin belga nasceu há 77 anos

A 26 de Setembro de 1946, chegava aos quiosques belgas o primeiro número de uma nova publicação para os jovens. Tinha por título “Tintin” e seria um dos marcos da banda desenhada franco-belga.

A notícia completa pode ser lida clicando nesta ligação.

26/09/2023

Cortés #1

Dono do seu próprio destino


A existência de um verdadeiro mercado editorial e, por consequência, de uma verdadeira indústria de banda desenhada (no melhor sentido do termo), para lá da diversificação permite também a especialização em segmentos específicos.
É o caso, por exemplo, das biografias históricas que, tendo por base numa sólida pesquisa que garante a veracidade da informação disponibilizada, proporcionam bandas desenhadas na completa acepção do termo.

25/09/2023

Tounga Intégrale #1

Fraquezas próprias


Reconheço em mim algumas fraquezas, enquanto leitor de banda desenhada. São histórias ou séries que, por razões inexplicáveis, me seduzem, apesar de reconhecer nelas limitações evidentes.
Tounga, de Édouatd Aidans (1930-2018), é uma delas, por isso não resisti quando a colecção integral me apareceu à frente a preço muito convidativo.

24/09/2023

BD alternativa perde Joe Matt



Joe Matt, autor norte-americano de banda desenhada faleceu dia 18, contava 60 anos.
Nascido a 3 de Setembro de 1963, em Landsdale, na Pensilvânia, no seio de uma família de classe média dos subúrbios, com mãe doméstica, três filhos e um pai com emprego incerto, origens que reflectiu de forma hiperbolizada na sua obra.

A notícia completa pode ser lida clicando nesta ligação.

Amadora BD 2023 revela programação e convidados

 


A 34.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - Amadora BD 2023, dedicada ao tema ‘Clássicos Intemporais”, terá lugar de 19 a 29 de Outubro, com o núcleo central mais uma vez situado no Ski Skate Park e exposições na Galeria Artur Bual e na Bedeteca da Amadora.

A notícia completa pode ser lida clicando nesta ligação.

20/09/2023

Martin Milan Intégrale #1

Por acaso não viu o meu papá?...’




Entre as leituras nostálgicas e/ou de (re)descoberta do passado que (nalguns casos não conheci e que) têm marcado de forma significativa algumas das minhas últimas escolhas está - inevitavelmente; teria que ser, mais cedo ou mais tarde - este Martin Milan em forma de integral.

19/09/2023

Frankenstein

O
monstro que os nossos olhos vêem


Mesmo podendo nunca ter lido o romance original de Mary Shelley, todos nós já lemos ou visualizámos adaptações e versões do seu Frankenstein original, nos mais diversos suportes, podendo acontecer que a certa altura, perante as múltiplas versões, já não consigamos descortinar o que fazia parte do relato base e o que as sucessivas adaptações foram acrescentando, a mais paradoxal de todas, associarmos o título ao monstro quando o monstro não é ele.

15/09/2023

Alvar Mayor I

Final da viagem no ponto de partida


Em Alvar Mayor, uma estranha combinação de realidade, sonhos - e pesadelos… - é o ponto de partida para uma longa saga que tem como pano de fundo tanto a descoberta do novo mundo pelos conquistadores espanhóis, para alimentarem a sua insaciável sede de ouro e riquezas, quanto o desejo de viver o quotidiano sem pressões.

13/09/2023

Astronauta: Convergência

Possibilidades infinitas




Com (o enorme peso d)a responsabilidade de ter estreado o selo Graphic MSP com Astronauta: Magnetar, pouco mais de uma década depois, Danilo Beyruth encerra um ciclo - que na altura desconhecia que o iria ser - com o sexto volume daquela que já é uma saga espacial marcante.

12/09/2023

Uma estrela de algodão preto

Nos lugares do fundo do autocarro


Primeiro grande livro de BD do pós-férias, Uma estrela de algodão preto tem como temática central o racismo profundamente enraizado nos Estados Unidos, não desde tempos imemoriais, como quase escrevi, mas desde a sua fundação enquanto nação, o que paradoxalmente implica maior longevidade…: é desde sempre.

11/09/2023

Lançamentos: Panini Brasil - Setembro 2023

 

Mantendo a cadência bimestral, este mês está (já) nas bancas uma nova Graphic MSP, no caso Astronauta: Convergência, que encerra um longo arco de seis tomos da versão pessoal que Danilo Beyruth criou do Astronauta de Maurício de Sousa.

Das edições da Turma da Mônica já distribuídas, destaque ainda para a Turma da Mõnica Jovem cuja edição#16 traz uma caixa de cartão para guardar os últimos quatro números, que completam um arco de histórias.

09/09/2023

Lançamentos: Panini Brasil - Outubro 2023

 

Mantendo a cadência bimestral, este mês está (já) nas bancas uma nova Graphic MSP, no caso Astronauta: Convergência, que encerra um longo arco de seis tomos da versão pessoal que Danilo Beyruth criou do Astronauta de Maurício de Sousa.

Das edições da Turma da Mônica já distribuídas, destaque ainda para a Turma da Mõnica Jovem cuja edição#16 traz uma caixa de cartão para guardar os últimos quatro números, que completam um arco de histórias.

08/09/2023

O mangusto

O pequeno problema das últimas semanas


Júlia é trintona, professora de educação física, vive na antiga casa da avó, junto à praia e tem um problema: um mangusto - supõe ela - que apareceu no seu jardim e destruiu a pequena horta caseira que tinha começado.
Este é o resumo, tão intrigante quanto desconcertante, de O mangusto, o primeiro romance gráfico da portuguesa Joana Mosi, editado pelo colectivo A Seita.

06/09/2023

05/09/2023

Elise e os novos partisans

Tinham razão em revoltar-se


Não acredito em ‘leituras de Verão’ nem em ‘aproveitar as férias’ para ler. Quem lê, lê o ano todo; quem não lê, aproveita o tempo livre para descansar e se divertir. Por isso e porque o meu tempo da sua leitura foi agora, trago hoje Elise e os novos partisans, uma banda desenhada que é tudo menos ‘leitura de Verão’ na comum acepção facilitista desta designação.
Obra auto-biográfica, mesmo que não intensiva mas militante, este álbum, com a assinatura gráfica do grande Jacques Tardi, companheiro de Dominique Grange, narra uma década da vida desta cantautora e activista política.

04/09/2023

Moby Dick #1

Deslumbramento e força


Acredito que todos nós, leitores inveterados, temos uma - ou geralmente mais - obra(s) que consideramos imprescindíveis e que queremos absolutamente ler - e ter! - mas cuja aquisição/leitura, por um motivo ou por outro, fomos retardando.
Sei também que o bom senso me diria para aguardar pelo segundo volume de Moby Dick antes de escrever sobre este, para que a avaliação reflectisse a obra completa, mas o deslumbre que me provocou e a força narrativa que ele exala forçou-me a trazer já a As Leituras do Pedro uma das tais obras há muito na minha lista, cuja oportunidade de compra nunca se tinha proporcionado.

02/09/2023

Lançamento: Horion #2

Leya/ASA

(informação e imagem disponibilizada pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)