31/10/2023

O Corvo VI - O silêncio dos indecentes

À imagem dos super-heróis de papel


Há quase 30 anos, em 1994, para ser exacto, a banda desenhada portuguesa assistia ao nascimento do Corvo na colecção Estórias de Lisboa. Prevista como história única, tinha como protagonista um adolescente lisboeta órfão, seduzido pela utopia do mundo dos super-heróis de que se alimentava nas revistas de quadradinhos, apostado assim em esquecer o mundo real, assustador e triste em que vivia.

30/10/2023

Michel Vaillant #12: O alvo

Mais olhos que barriga...




No novo (em Portugal) episódio da chamada nova temporada - ou nova série - de Michel Vaillant, fica mais uma vez a sensação que, utilizando, talvez de forma apressada, o aforismo popular, houve ‘mais olhos que barriga’…

Os cinco melhores álbuns de Astérix



Com 40 aventuras em 64 anos, torna-se difícil escolher os melhores álbuns de Astérix. Embora seja pacífico que todos se encontram entre os 24 assinados pelos seus criadores originais, entre 1959 e 1977, o momento de leitura, a sensibilidade para com os temas abordados e a enorme qualidade de quase todos faz com que as opiniões se dividam.

Sem outra hierarquia do que a data de publicação original, aceitando que as visitas aos godos, aos helvécios, aos normandos ou aos corsos também podiam figurar nela, segue-se uma das listagens possíveis dos melhores 5 álbuns de Astérix, a descobrir clicando nesta ligação.

Amadora BD 2023 - As sessões de autógrafos II

 



Segundo e último fim-de-semana do 34.º Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amador, é a última oportunidade para visitar as exposições patentes e para conseguir autógrafos dos autores presentes.
A informação aqui no blog está disponível nesta ligação, mas o ideal será consultar a página oficial do evento.

Já a seguir, fica a listagem dos autores que estarão nas sessões de autógrafos este fim-de-semana e os respectivos horários.

27/10/2023

Alcimar Frazão: “Lovistori é uma história sobre querer viver”




Autor do catálogo da Polvo, Alcimar Frazão estará este fim-de-semana no Amadora BD 2023 para apresentação e autógrafos da sua mais recente edição portuguesa, Lovistori.
Esta narrativa dura e crua, sobre aceitação, amor e preconceitos, serviu de pretexto para uma entrevista via correio eletrónico, intermediada por Rui Brito, editor da Polvo, a quem fica o justo agradecimento, entrevista essa que Alcimar Frazão entendeu estender ao argumentista da obra, Lobo.

Astérix: O Lírio Branco

Subversão e respeito



Ancorado na actualidade - como Goscinny sempre fez - O Lírio Branco está desde hoje à venda, marcando a estreia na série do argumentista Fabcaro, o que fez aumentar as expectativas em relação ao novo álbum, que se desenrola entre subversão das regras e enorme respeito pela pesada herança dos criadores da série.

25/10/2023

Spirou: A esperança nunca morre… #3

Esperança ainda?


Então, não há alternativa, senão matar?”

Spirou in “A esperança nunca morre… - terceira parte”


Não encontro outra forma de o dizer: A esperança nunca morre…, o soberbo Spirou de Émile Bravo, é uma sucessão de murros no estômago. Duros, violentos, impiedosos, aplicados da forma e no sítio que mais magoam.

24/10/2023

Mulher Vida Liberdade

Pelo direito ao cabelo ao vento


Acabado de editar em Portugal pela Iguana, acompanhando o lançamento a nível internacional, um ano após a morte da iraniana Mahsa Amini, espancada pela polícia local por não estar a utilizar correctamente o véu, Mulher Vida Liberdade ganha uma nova actualidade devido à recente atribuição do Prémio Nobel da Paz à activista iraniana de direitos humanos Narges Mhoammadi.

Amadora BD 2023 - Os vencedores dos PBDA

 




Foi no passado domingo que foram divulgados os vencedores dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora.

Podem consultá-los já a seguir.

23/10/2023

O Fantasma de Anya

E é então que...




Tendo como chamativo os prémios - Eisner, Harvey… - que conquistou, O Fantasma de Anya, uma narrativa de tom adolescente e fantástico da autoria de Vera Brosgol, revelou-se uma agradável surpresa que pode bem piscar o olho aos jovens leitores que têm no manga a sua preferência.

21/10/2023

Amadora BD 2023 - As sessões de autógrafos

 



Como é sabido, decorre desde a passada quinta-feira, dia 19, o 34.º Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
A informação aqui no blog está disponível nesta ligação, mas o ideal será consultar a página oficial do evento.

Já a seguir, fica a indicação dos autores que estarão nas sessões de autógrafos este fim-de-semana, mas os respectivos horários deverão ser vistos aqui.

20/10/2023

Tex #638-#644 + Júlia #9

(Sem) regras (n)e(m) princípios

Qualquer série de banda desenhada (o que me interessa no presente caso) obedece a um determinado número de regras e princípios.
São eles definem o que a série é, que lhe dão consistência e continuidade e que permitem ao leitor saber o que deve esperar quando se abeira dela - é isso que faz dele leitor fiel (ou não).
Paradoxalmente, a quebra dessas regras ou os desvios a esses princípios não são necessariamente negativos e, nalguns casos, até podem (e)levar a sua leitura a um outro nível.

18/10/2023

Sambre III-IV

Duplo final


Com este volume - duplo - o terceiro editado pela Arte de Autor, fica concluído o primeiro dos dois ciclos de Sambre que a editora tinha em curso em português.
Liberdade, liberdade… e Teremos de morrer juntos? tomos 3 e 4 da edição original (e já publicados entre nós pela Witloof há alguns anos) fazem com que a saga da família Sambre atinja o seu ponto mais dramático, que certamente surpreenderá muitos dos leitores que ainda não conheçam esta final (intermédio).

Baseado nos amores e desencontros do (pouco) nobre Bernard Sambre e de Julie, a caçadora furtiva, assume a miséria e os tempos conturbados de uma França dividida entre a monarquia e a revolução, para acentuar as diferenças entre burguesia e povo, entre nobres e plebeus, entre quem sabe o que quer e quem se deixa andar ao sabor das circunstâncias ou do que os outros escolhem para si.

Numa Paris negra e conturbada, num relato com alguns picos de tensão, muitos sentimentos contraditórios, encontros e afastamentos, aproveitamentos físicos e políticos, segredos escabrosos, ambições políticas e sonhos de grandeza, Yslaire apesar de um traço com contornos semi-caricaturais mas servido por um belíssimo colorido a preto, branco e sangue, conduz-nos com imensa mestra por um relato duro, duplamente violento em termos físicos e mentais e pleno de mudanças e inflexões, que não deixa de seduzir e prender o leitor e espelha como as vidas podem ser feitas de tantas desilusões...


Sambre III/IV
Liberdade, liberdade…/Teremos de morrer juntos?
Yslaire
Arte de Autor
Portugal, Agosto de 2023
235 x 310 mm, 120 p., cor, capa dura
29,50 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online a 25 de Fevereiro de 2023 e na edição em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui mostradas para as aproveitar em toda a sua extensão)

17/10/2023

Monster #1

O risco inerente a salvar vidas


A um catálogo de manga (banda desenhada japonesa) que já reúne alguns dos maiores sucessos do género, como Naruto, Spy x Family ou One Piece, a Devir acaba de acrescentar o há muito desejado Monster, de Naoki Urasawa, que a edição nacional vai compilar em 9 volumes duplos. Curiosamente, esta obra pode servir para desmistificar a ideia de que o manga é para adolescentes, já que a sua temática pode perfeitamente seduzir leitores de outras gerações.

16/10/2023

Amadora BD 2023 - As exposições, os nomeados e...



 É já na próxima quinta-feira, dia 19, que tem início o 34.º Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
Se já tinha sido adiantada - atempadamente, o que é sempre de realçar - informação genérica sobre a temática, as exposições e os convidados, agora ela já é mais completa, como poderão comprovar abaixo.

13/10/2023

Keith Giffen (1952-2023)



Chamava-se Keith Ian Giffen, escrevia e desenhava histórias aos quadradinhos há quase meio século e faleceu dia 10 de Outubro. É mais um talentoso autor que partiu para o paraíso dos grandes criadores. 

12/10/2023

A Velha Guarda: Histórias através do tempo

Mitologia




Com a leitura das primeiras páginas deste livro, veio-me à memória uma pergunta - lida/ouvida? quando? Onde?… Esta: ‘Serão os deuses imortais?’, mas relativamente a A Velha Guarda, a questão parece inverter-se ‘São os imortais deuses?’.

11/10/2023

Matteo Ricci + Carlo Acutis

Fazer discípulos

Carlo Acutis, lançado a pretexto das Jornadas Mundiais da Juventude, que tiveram lugar em Lisboa há cerca de dois meses, para tentar seduzir o potencial público-alvo alargado, e Matteo Ricci publicado - casualmente? - pouco após o final daquele evento, têm um ponto em comum: narram a biografia de figuras ligados ao catolicismo.