29/07/2021

Zagor

Portugal Press (1978-1979)






Em Agosto de 1978, chegava aos quiosques portugueses o primeiro herói Bonelli com título próprio no nosso país: era ele Zagor e era uma aposta da Portugal Press que, meses mais tarde, iria também editar outra publicação protagonizada por Mister No.

28/07/2021

Tex: O Homem das Pistolas de Ouro

Ser (ou não) Tex


A diversificação, como forma de combater a não renovação e/ou o natural abandono por parte dos leitores das edições tradicionais, tem sido o instrumento utilizado pela Sergio Bonelli Editore para manter viva a chama dos seus fumetti.
Esta colecção de que A Seita acaba de editar o segundo tomo - e que no Brasil foi erroneamente chamada Tex Graphic Novel - é um dos exemplos, aqui sob o signo do formato franco-belga.

27/07/2021

Moonshine #3: Querer a Lua

Orientações




Nascido como história de gangsters no tempo da Lei Seca, Moonshine migrou definitivamente para relato fantástico em que magia negra, vudu e possessão marcam os avanços e recuos do relato.
É verdade que, pessoalmente, preferia o registo original, mas também não posso negar que estou rendido à opção plasmada por Azarello e Risso.

26/07/2021

22/07/2021

Casey Ruggles #3

Temáticas inesperadas


Continuando a degustar westerns - e, sem dúvida, é disso que se trata- a minha sugestão de hoje é o terceiro tomo das tiras diárias de Casey Ruggles, (mais) uma das séries criadas por Warren Tufts que Manuel Caldas, com o seu proverbial conhecimento e dedicação, resgata das brumas das memórias de uma época dourada dos comics americanos.

21/07/2021

Armazém Central #2/#3

Os múltiplos sons do silêncio


Já abordei aqui, sob vários prismas, a série Armazém Central - uma das grandes séries de BD deste século, sobre a vivência quotidiana numa pequena aldeia do Quebeque, no início do século XX, e sob os efeitos da chegada da dita civilização moderna - mas perante a sua reedição pela Arte de Autor, sinto-me na obrigação de fazer nova chamada de atenção, para que o máximo de autores a possam conhecer.
Mesmo sabendo que já atempadamente escrevi aqui no blog sobre o volume #2 Serge e sobre o volume #3 Os homens, a recente chegada às livrarias do díptico que os contém leva-me, desta vez, a escrever sobre silêncios.

19/07/2021

Deadwood Dick: Black Hat Jack

E agora algo (não) completamente diferente...


Tenho Deadwood Jack como um dos melhores westerns que li nos últimos anos. E podem ter a certeza que têm sido muitos - e bons! - os westerns que tenho lido.
As principais razões? A cor negra do protagonista e o humor - também negro - que pontua os relato.
Neste terceiro volume, encontrei algo diferente. Mas igualmente muito aconselhável.

15/07/2021

Méga Spirou #26

Mega-leitura





Regresso à Méga Spirou porque há um novo número disponível em alguns dos quiosques e bancas nacionais e porque me parece que é - ou pode ser - uma leitura a um tempo descontraída, interessante e diversificada.

14/07/2021

Non-Retour

Os heróis também contam





Com a independência da Argélia em pano de fundo e um voo de repatriamento como cenário de quase todo o álbum, Non-Retour tem um cunho auto-biográfico e ficou tragicamente marcado pelas vicissitudes da vida.

13/07/2021

Mattéo: Quarta Época

Desencanto




Depois da Grande Guerra, depois da Revolução russa e ultrapassado o intróito francês, Mattéo mergulha noutro grande conflito do século XX europeu: a Guerra Civil espanhola.
Mas é um Mattéo diferente - envelhecido, mais maduro, escreverão desabridamente alguns - desencantado (cada vez mais) com os ideais, a vida e onde uns e outros o levam. Mesmo que ambos lhe continuem a dar tanto.

12/07/2021

Panorama do Inferno

Sangue a rodos


Livro de estreia da Sendai Editora, mais do que uma alternativa, Panorama do Inferno apresenta-se como um complemento às séries de manga que a Devir tem publicado entre nós. Os leitores do género vêem alargado o leque de escolhas e esta edição sobre um artista que pinta com o próprio sangue as suas visões do inferno pode ser também um piscar de olhos aos que ainda hesitam em mergulhar na banda desenhada de origem japonesa.

09/07/2021

Revista do Clube Tex Portugal #14+Tex Edição Especial Colorida #16

Experiências...

Por vezes, quando abrimos um álbum ou (cada vez menos…) uma revista de BD, esquecemos todo o trabalho editorial que esteve por detrás do que nos chega às mãos, quase nos parecendo que ela surgiu de geração espontânea ou por obra de um qualquer génio - e alguns até o são, mas…

07/07/2021

O imortal Hulk #4

Até onde…?


Até onde serão os autores capazes de ir – deixará a Marvel que vão…. - nesta desconstrução aterrorizante da dupla Banner/Hulk?
Porque, se o terror tem sido o tom dominante na série, esta quarta entrega ultrapassa todos os limites – já destruídos – e leva esta releitura do mito do Dr. Jekyll e Mister Hide, a um nível que possivelmente o próprio Stevenson não imaginou – ou não se atreveu a… noutra época, noutros tempos.

06/07/2021

O Mercenário #1 e #10

A dois tempos

Série de sucesso dos anos 1980/90, em grande parte devido à invulgar base gráfica abraçada pelo autor, a pintura a óleo, O Mercenário está de regresso às livrarias portuguesas, numa nova e cuidada edição, que lhe faz justiça.

05/07/2021

Apesar de tudo

Por tudo

...nenhuma lei da física impede o tempo de recuar.”
Zeno, in Apesar de tudo


Se há livros que nos põem bem com a vida - ou pelo menos nos deixam nas nuvens algumas horas, até a dura realidade nos atingir outra vez com força, este é um deles.
Poético, doce, bem-disposto e com um artifício narrativo fabuloso, Apesar de tudo é um daqueles livros que não se podem deixar de ler.

02/07/2021

Peter Pan #6: Destinos

Fim de viagem



Por vezes há casos assim, em que a viagem se revela mais interessante do que o destino final.
Aconteceu-me também com este sexto e último tomo de Peter Pan, que apesar de abrir com inusitada violência, acaba por saber a pouco… possivelmente, porque é uma adaptação de um romance e Loisel não quis fugir ao final de Barrie...