08/10/2009

Astérix 50 anos - O Aniversário de Astérix e Obélix, O Livro de Ouro

Uderzo divulgou hoje, em França, durante uma conferência de imprensa, a capa do novo álbum de Astérix que chegará simultaneamente às livrarias de 15 países no próximo dia 22.
Trata-se do 34º álbum das aventuras do pequeno guerreiro gaulês, tem por título "O Aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro", e ao longo das suas 56 páginas compila diversas histórias curtas, todas inéditas assinadas por Uderzo, ao lngo das quais podemos rencontrar cerca de 300 personagens, entre as quais César, Cleópatra ou o capitão dos piratas, que Asterix e Obélix cruzaram ao longo destes 50 anos, convidadas pelo chefe Matasétix para trazerem um presente para assinalar a efeméride.
A sua tiragem mundial será de 3 500 000 exemplares, dos quais 1,1 milhões em França. Em Portugal a tiragem, mais modesta, será de 60 mil exemplares, mesmo assim mais dez dos que os inicialmente previstos, dada a grande procura que o título já tem.

5 comentários:

  1. Manuel Caldas8/10/09 16:43

    60 mil! Que pena que pelo menos uma vigésima parte desse número não corresponda ao número dos comsumidores habituais de banda desenhada!

    ResponderEliminar
  2. Sim, caro Manuel Caldas, tens razão, embora seja bom que haja best-sellers como este, que chegam além do habitual público consumidor, porque dão outra visibilidade à banda desenhada, nas livrarias e em termos mediáticos... Com tudo o que isso tem de bom e de mau, claro!
    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Manuel Caldas8/10/09 20:22

    Sim, sem dúvida é sempre bom constatar que os livros de banda desenhada continuam a vender-se, sejam eles quais forem. O que é pena é que quando sair o Astérix, os livreiros vão pô-lo por cima de qualquer outro livro de banda desenhada.

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro!!
    Sem dúvida que esta é uma óptima noticia. Sou um fã das aventuras do Astérix (há mais de vinte anos...). É bom ver que Uderzo ainda mantém energia criativa, apesar da idade :).
    Espero que seja dado o devido destaque ao lançamento... a nosso mercado de BD bem precisa!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Manuel Caldas:
    Esse é o lado mau dos best-sellers: canibalizam todo o espaço disponível. Mesmo em França, os editores evitam fazer lançamentos próximo de novidades Astérix, Lucky Luke ou Blake e Mortimer...

    Lucaimura,
    Bem-vindo a este blog. Espero que voltes cá, porque este vai ser um mês Astérix em As Leituras do Pedro.
    Quanto ao novo álbum, tem uma capa bem conseguida e confesso que estou com alguma curiosidade em ver como Uderzo conseguiu condensar em 56 páginas 50 anos de Astérix.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...