Associação Tentáculo (Portugal, Março de 2011)
270 x 190 mm, 92 p., cor, brochada com badanas, 13 €
Resumo
Oitavo número do projecto Zona, lançado durante o Monstra - Festival Internacional de Cinema de Animação, tendo por isso as bandas desenhadas, textos e ilustrações publicadas o tema Monstros como denominador comum.
A reter
- A capacidade de associar a Zona a outros eventos extra-BD (ou não…) que têm demonstrado Fil e André Oliveira, os responsáveis pela publicação.
- … e também a periodicidade (deixem-me escrever assim) que o projecto tem revelado.
- As entrevistas rápidas iniciais (a Joana Afonso e Filipe Andrade), sendo pena que não estejam associadas a bandas desenhadas dos entrevistados.
- O traço de André Caetano, que merecia um argumento mais consistente.

- Apesar de algumas limitações, a forma como a dupla J.B. Matos/Carla Rodrigues continua, número após número, a criar BDs (simples, sim, mas) consistentes, equilibradas e com princípio, meio e fim. O que é fundamental numa banda desenhada, claro está.
- O tom divertido, francamente conseguido, de “Animália – Paris je t’aime”, de Pedro Carvalho, uma sátira a alguns estereótipos associados à cultura francesa, com Amália Rodrigues pelo meio. Só faltou um final “en grand” (!) para fazer desta BD uma pequena pérola.
- “Um por um”, de Ricardo Reis, bem desenhado e com um final surpreendente.
Boas Sr.Pedro Cleto, antes de mais é sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido, e dou-lhe razão, ali a Animalia era para ter uma pagina extra a prolongar um pouco o "confronto final" dos personagens, mas enfim, razões de timming não deixaram isso acontecer, mesmo assim é com agrado que vejo que gostou do resultado :)
ResponderEliminarOlá Pedro,
ResponderEliminarObrigado pela visita e pelo comentário.
Como deixei escrito - e é apenas uma opinião pessoal - gostei da Animalia, mas faltou um bocadinho "assim", como diz a publicidade, para fazer dela mais do que uma BD divertida.
Abraço e continua com o bom trabalho!