28/03/2019

Monstress #3: Refúgio

Sem descanso



A Saída de Emergência continua a publicação de Monstress, acompanhando o ritmo da edição original, e este terceiro tomo, Refúgio, continua a demonstrar os motivos que fizeram deste épico fantástico um dos maiores sucessos dos comics, fora dos universos de super-heróis, dos anos recentes.
A ‘receita’ - termo injusto, reconheço - é (enganadoramente) simples: um universo fantástico que não conhece limites, personagens aparentemente familiares mas que nunca são o que parecem - o gato tem duas caudas, a raposa é um ser antropomórfico, a protagonista tem um monstro dentro de si (ou às vezes fora)... - e as temáticas incontornáveis: missões desesperadas, traições inesperadas, luta pela libertação, buscas iniciáticas, conhecimento dos próprios limites para os superar, grandes ameaças aparentemente sem soluçãotudo a um ritmo pouco menos que alucinado, que não permite ao leitor descansar.
Mas Monstress também tem pontos menos conseguidos - ou que pelo menos assim se revelam ao correr das páginas. A multiplicação de personagens - e as semelhanças entre alguns - a par da expansão do universo base e dos recuos regulares ao passado dos protagonistas, cria uma base de sustentação da narrativa muito vasta, que por vezes obriga o leitor a voltar atrás para se situar e entender plenamente o que está a decorrer perante os seus olhos. Esta é, sem dúvida, uma daquelas séries que, uma vez concluída, obrigará a uma leitura de conjunto para completa apreensão das suas múltiplas facetas.
Para além disso, se o traço de Sana Takeda é agradável, as suas pranchas hiper-preenchidas aqui e ali dificultam a fluidez da leitura apesar da planificação dinâmica e variada, e o conjunto justificava um colorido mais vivo - e menos uniforme - nalgumas situações.
O que não questiona o sucesso que a série tem experimentado nem coloca em causa que seja uma leitura aconselhável.

Montress #3: refúgio
Marjorie Liu (argumento)
Sana Takeda (desenho)
Saída de Emergência
Portugal, Fevereiro de 2019
158 x 259 mm, 176 p., cor, capa mole com badanas
18,80 €

(capa disponibilizada pela editora; pranchas da edição original norte-americana; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Parabéns pelo seu trabalho. O blog está muito bom. Encontrei umas leituras alternativas muito interessante por aqui. Estarei acompanhando.
    Por oportuno, como estou voltando a ativa com blog venho te deixar o convite para me fazer uma visita no https://enfoqueextrajudicial.blogspot.com. Desde já agradeço a atenção

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...