31/10/2024

Chumbo - parte 2

A confirmação





Volto - brevemente - a esta magnífica obra de Matthias Lehmann porque, na leitura do primeiro volume posso involuntariamente ter deixado no ar algo que quero confirmar.

30/10/2024

7 Senhoras

Recordar a infância e questionar estereótipos





Distinguido com o Prémio Revelação no Amadora BD 2023, 7 Senhoras, então em auto-edição da autora, chega agora às livrarias numa edição cuidada da Ala dos Livros, aumentada com uma história inédita e um prefácio de Nicoletta Mandolini.

29/10/2024

Naturezas mortas

Questionar a pintura e o acto criativo

Barcelona, últimos estertores do século XIX. Vidal, Balaguer i Carbonell, considerado pelos seus pares um dos prodígios do modernismo catalão, está cada vez mais introvertido e irascível. Suspenso o mecenato do pai, que sempre o apoiou, recusa separar-se dos seus quadros, perdendo vendas avultadas e a possibilidade de pagar as muitas dívidas e endireitar a sua vida.
O início desta espiral descendente coincidiu com a desaparecimento de Mar Noguera Monzó, sua musa e amante, após a pintura de um belo retrato dela.

28/10/2024

Jesuit Joe e outras histórias

Histórias que não existem 


Quarto volume da colecção Obras de Pratt, que a Ala dos Livros nos tem vindo a propor, este é, parece-me, o mais interessante e ao mesmo tempo desafiador de todos.
Nestes três relatos cruzam-se homens e demónios, crenças e crendices, o sagrado e o profano, fé e a falta dela, imaginação, tradições, lendas e superstições, com a linha ténue entre todas raramente recta e difícil de seguir.

25/10/2024

A Bibliotecária de Auschwitz

A importância da memória


Há momentos da História que convém não deixar cair me esquecimento.
O que os nazis fizeram aos judeus durante a II Guerra Mundial, é um desses casos e livros como esta adaptação em banda desenhada do romance A bibliotecária de Auschwitz, de António Iturbe, são muito importantes para que as gerações mais novas tenham noção de certos acontecimentos - mesmo que incompleta e parcial porque seria impossível descrever numa obra para os mais novos toda a brutalidade, crueldade e bestialidade que foi empregue nos campos de concentração.

24/10/2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - Entrevista com Carina Correia e Joana Afonso




Segunda entrevista do mês, no âmbito da colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, editada pela Levoir e a RTP, apresenta as opiniões de Carina Correia e Joana Afonso, responsáveis pela adaptação de Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco.

As respostas, obtidas por correio electrónico, estão já a seguir.

23/10/2024

Monster #2

Uma história como eu gosto



Sim, esta é uma história como eu gosto.

Como já detalhei anteriormente, começa com uma base suficientemente aliciante, um médico apostado em salvar vidas sem olhar a quem, envolve-se na perseguição de um assassino em série que inadvertidamente tratou, para o apanhar e limpar o próprio nome.

22/10/2024

O deus das moscas

A violência visceral inerente ao ser humano


No atual panorama editorial de banda desenhada europeia, com algumas ramificações noutras latitudes, há duas constatações inevitáveis. A primeira, o crescimento exponencial da adaptação de romances da literatura, de certa forma num regresso a uma prática que algumas décadas atrás tinha outras justificações. A segunda, umbilicalmente ligada à primeira, é a qualidade de muitas dessas versões que recriam de forma completa e memorável, numa nova linguagem, as histórias dos romances originais. O Deus das Moscas, assinado por Aimée de Jongh, que a ASA acaba de editar em simultâneo com a edição original, é um dos exemplos possíveis.

Amadora BD - Os vencedores dos PBDA


Foram anunciados no passado domingo os vencedores dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), que dizem respeito à edição nacional de BD no último ano. Para conhecer já a seguir.

21/10/2024

Massimiliano Frezzato (1967-2024)

Criador de "Os Guardiões de Maser", Massimilino Frezzato faleceu aos 57 anos, após doença prolongada.

A notícia completa pode ser lida aqui.

Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa - entrevistas


Comemorado pela primeira vez na passada sexta-feira, dia 18 de Outubro, o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa é uma realidade que resultou do trabalho e persistência de várias pessoas, e foi assinalado aqui no blog com uma lista de obras de autores nacionais a ler.
Para assinalar a data, o Jornal de Notícias pediu um depoimento a diversos autores, editores e organizadores de festivais, para um texto publicado online no dia 18. O que podem ler a seguir, por ordem alfabética, são as versões integrais dessas opiniões.

18/10/2024

Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa

Desta vez, as respostas são de João Ramalho santos e Filipe Abranches, os autores da adaptação de Crónica de D. João I.

17/10/2024

Amadora BD 2024 - Abertura

Começa hoje o 35.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - Amadora BD. A informação está sintetizada já a seguir, pode ser consultada mais em pormenor aqui no blog ou então no site oficial do evento.

16/10/2024

A educação física

Pedacinhos



A educação física - mais uma aposta da Iguana na criação nacional - é um é um conjunto de retratos soltos de pessoas dos nossos dias, um retrato tristonho e até sombrio, sobre amizades, relações e a busca pela felicidade. Um conjunto de pedacinhos de vidas tangenciais, apanhados aqui e ali, de gente que quer viver mas que não sabe como, que só consegue sobreviver.

15/10/2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #10 Maria Moisés

E das águas saiu



Se alguns destes clássicos que a colecção Levoir/RTP são desafiantes pela forma como os autores conseguem recriar obras que todos (re)conhecem, outros surpreendem por adaptarem criações 'obscuras' - passe o exagero - dos grandes escritores portugueses, como é o caso deste Maria Moisés, saído da pena de Camilo Castelo Branco.

14/10/2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - Entrevista com João Ramalho Santos e Filipe Abranches





Com o regresso dos Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, regressam também as entrevistas aos autores, realizadas à distância e tendo por base um questionário modelo igual para todos.

Desta vez, as respostas são de João Ramalho Santos e Filipe Abranches, os autores da adaptação de Crónica de D. João I.

11/10/2024

Marvel Zombies: Preto, branco & sangue

Expectativas superadas



Já o escrevi por aqui alguma vez, com certeza: um dos grandes prazeres da leitura é pegar num livro sem expectativas - ou pior, com as piores delas... - e ser surpreendido. Foi o que aconteceu com esta obra que aplica o 'conceito' Preto, branco & sangue aos Marvel Zombies, de forma muito bem conseguida e para lá do expectável.

10/10/2024

Job (1927-2024)





Jornalista, editor, designer e argumentista de BD, André Jobin, mais conhecido como Job e argumentista de Yakari, faleceu aos 96 anos, segundo informou a editora Le Lombard.

A notícia completa pode ser lida aqui.


09/10/2024

Chumbo - parte 1

Cru e duro


Apresentar uma leitura comentada quando uma obra vai a meio - pronto, a três quintos... - é um risco, concedo sem problemas. No entanto, pelos ecos que foram chegando desde a publicação original da obra de Matthias Lehmann, até às constatações possibilitadas pela leitura parcial já efetuada, mesmo que incompleta, permitem afirmar que este é um dos livros de um ano que se tem revelado extremamente rico em obras que devem figurar na biblioteca de qualquer leitor (que goste realmente) de banda desenhada.

07/10/2024

Al Capone

A
verdadeira falsa história


Alphonse Gabriel Capone, mais conhecido como Al Capone, é, possivelmente, o mais famoso gangster norte-americano. Tão famoso, que foi até elevado à categoria de lenda, inclusive por ter escapado sempre às forças da ordem até ter sido preso por 'mera' fuga ao fisco, apesar dos muito mais graves crimes que ao logo da sua vida foi cometendo. Desse modo, é natural que se tenham multiplicado as obras centradas na sua biografia, com maiores ou menores doses de realismo e/ou ficção, porque 'quem conta um conto, acrescenta um ponto'.

Giorgio Trevisan (1934-2024)








O italiano Giorgio Trevisan, considerado um dos últimos grandes desenhadores italianos clássicos de banda desenhada, faleceu no passado dia 5, a uma semana de completar 90 anos, após um período de internamento no Hospital Schiavonia, em Monselice.

Desenhou Ken Parker e Julia numa carreira dedicada à BD e à pintura

A notícia mais completa pode ser lida seguindo esta ligação.