03/07/2009

Nas bancas: Turma da Mônica Jovem #6

Turma da Mônica Jovem #6
Estúdios Maurício de Sousa
Panini Comics (Brasil, Janeiro de 2009)
160 x 210 mm, mensal, 128 p., preto e branco, brochada

Resumo

Mônica, Cebola, Cascão, Magali e Franja vão numa visita de estudo até uma estação espacial, comandada pelo Astronauta, próxima de Marte, onde terão de enfrentar perigos inesperados.

Desenvolvimento
Confesso que duvidei quando soube do lançamento da Turma da Mônica Jovem, a versão adolescente dos heróis criados por Maurício de Sousa.
Mas, após 6 números, confesso-me rendido. A Turma da Mônica Jovem é uma criação bem pensada, com escrita competente e um desenho atraente, equilibrada entre a ponte que faz com o passado da Turminha e as (muitas) novas vias que abre para o seu futuro, com imensos piscares de olho às (outras) séries que o seu público-alvo, os adolescentes (principalmente), conhecem e curtem na TV, em jogos de computador ou em histórias aos quadradinhos. Equilibrada também no tom que assume, entre a aventura, a acção, o romance e o humor, com destaque para os gags em torno das especificidades da própria banda desenhada.
Para além disso, tem um bom ritmo, capaz de prender o leitor ao longo de mais de uma centena de páginas, em suspense crescente, como nesta edição, ou de passear pelo quotidiano (normal) dos (novos) heróis como se viu na edição #5. Agrada, assim, tanto a velhos fãs da série quanto a novos, a rapazes quanto a raparigas.

A reter
- A forma convincente como Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e todos os outros cresceram, mantendo no entanto as características que lhes eram (re)conhecidas.
- O argumento desta edição, da responsabilidade de Marcelo Cassaro, com diálogos vivos que conduzem toda a narrativa, sublinhando os momentos-chave da trama e as dúvidas, emoções e sentimentos próprios dos adolescentes.

Menos conseguido
- A indefinição da época em que as personagens vivem. No presente, como visto na edição #5 ou num futuro (algo) distante, como nesta?
- O vazio da maior parte dos fundos das vinhetas, sejam as histórias fantásticas, sejam as do quotidiano. Um aspecto a melhorar, sem dúvida.

Curiosidades
- Esta história é baseada na longa-metragem de animação “A Princesa e o Robô”, protagonizada pela Turma da Mônica em 1983.
- Como na saga inicial, publicada na Turma da Mônica Jovem #1 a #4, são muitas as referências feitas, quer internas (Astronauta, Xabéu, Zé Luís), quer externas (Transformers, Usagi Yojimbo)… Cabe ao leitor descobri-las, aumentando os laços e afinidades com a Turma da Mônica Jovem e as suas aventuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...