28/07/2009

Nas bancas: Tex Edição Gigante #19 – Arizona em chamas

Claudio Nizzi (argumento) 
Victor de La Fuente (desenho) 
Mythos Editora (Brasil, Maio de 2007) 
182 x 277 mm 242 páginas preto e branco capa brochada 

Resumo Tex Willer e Kit Carson são enviados por Washington ao Arizona, para tentarem evitar uma nova guerra com os apaches, mas para isso terão que vencer a desconfiança dos indígenas e as armadilhas dos grupos interessados nas confrontações. 

Desenvolvimento Álbum escrito à medida do seu desenhador – como raramente terá acontecido em Tex – privilegiando uma temática – os confrontos brancos invasores/índios invadidos, uns protagonistas – os apaches – e uma localização – as regiões semi-desérticas da fronteira do Arizona com o México – “Arizona em Chamas” brilha, desde logo e por isso, pelo traço realista e seguro do veterano espanhol Vítor de La Fuente, em especial no tratamento que dá aos cavalos e às zonas montanhosas. A história de Nizzi, que começa com uma conspiração bem urdida, onde realça os jogos de interesse – políticos, económicos e financeiros – que estiveram em grande parte por detrás da conquista do Oeste e do quase extermínio dos índios, e que quase culmina com uma derrota de Tex, salvo por um encontro casual, decorre depois em bom ritmo, com diversas inflexões, perseguições e confrontos (com bandidos contratados, apaches rebeldes e autoridades mexicanas corruptas) como se exige a um bom western. 

A reter - A forma como a conspiração contra os rangers e o representante enviado por Washington se vai desenvolvendo, a diversos níveis, num crescendo, até explodir com consequências imprevisíveis e, nalguns casos, irreparáveis. - O traço algo “sujo” e duro, mas vivo e dinâmico de La Fuente. 

Menos conseguido - É curioso que cavaleiros experientes como Tex e Carson desperdicem o seu tempo em constantes trocas da sua posição relativa ao longo do caminho. Surpreendidos? Vejam a sequência das páginas 52 a 54 em que os dois cowboys trocam repetidamente da direita para a esquerda e vice-versa! 

Curiosidade - Publicado inicialmente em 1992, esta BD foi republicada em Itália em Fevereiro de 2007, na colecção Tex Stella D’Oro #5. No Brasil, foi o primeiro Tex Edição Gigante em 1995, então editado pela Globo, surgindo agora como o 19º volume da colecção da Mythos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...