02/02/2012

Alguns meses em Amélie













Jean-Claude Denis
ASA (Portugal, Julho de 2006
230 x 310 mm, 72 p., cor, cartonado
15,04 €


Aos cinquenta anos, Aloys Clark é um escritor (há muito tempo) sem inspiração, deprimido pelo morte do pai, desiludido com a sua vida, vazia, sem sentido nem objectivos, feita de pequenas conferências, em bibliotecas de província, sobre a sua obra (passada) e de promessas vagas a editores.
Mas tudo muda quando encontra, por acaso, na sua biblioteca, um livrinho que não recorda ter lido, cujo autor descreve um percurso errante que efectuara e no qual provocara encontros com desconhecidos. É então que Clark decide seguir os passos de Dorian - o autor do tal livrinho - embarcando num comboio e disposto a "impor" a sua presença ao acaso às pessoas com quem se for cruzando.
Só que a viagem, antes de mais em busca de si mesmo, leva-o para mais perto do percurso de Dorian do que alguma vez imaginara possível, fazendo-o não só reencontrar-se consigo mesmo mas também reencontrar a alegria de viver, uma paixão e, acima de tudo, a inspiração e o gosto pela escrita.
De contornos autobiográficos, "Alguns meses em Amélie" (ASA) é um passeio, com sucessivos avanços e recuos que nos vão ajudando a perceber Clark, pelos meandros da criação e pelo relacionamento entre os seres humanos, no qual Jean-Claude Denis, através de um desenho realista agradável e servido por uma paleta de tons ocres e verdes, que reforçam o tom intimista do relato, nos conduz com tacto e sensibilidade.

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 5 de Novembro de 2006)

Nota
Jean-Claude Denis, também autor de L’Ombre aux Tableaux , foi distinguido no passado fim-de-semana com o Grande Prémio de Angoulême.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...