13/08/2021

32.º Amadora BD: primeiras novidades


O regresso em modo presencial, a mudança do núcleo central do festival para o Ski Skate Amadora Park e a atribuição de um prémio pecuniário à obra vencedora do prémio para Melhor Banda Desenhada de Autor Português, são as principais novidades da 32.ª edição do Amadora BD.
O texto oficial da organização, está já a seguir.

O Festival Amadora BD celebra 32 anos em 2021 e um regresso há muito esperado. Em 2021, o Amadora BD retomará a sua realização física entre os dias 21 de Outubro e 1 de Novembro, com um núcleo central numa nova morada, o Ski Skate Amadora Park, e dois núcleos paralelos, na Bedeteca da Cidade e na Galeria Municipal Artur Bual. Exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras fazem parte da programação deste ano, que contará ainda com algumas iniciativas em formato híbrido.

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora marcam presença na edição deste ano e distinguem, pela primeira vez, com um prémio pecuniário de cinco mil euros, a Melhor Banda Desenhada de Autor Português. Os Prémios são uma distinção do Município da Amadora, com a finalidade de consagrar e distinguir os autores de banda desenhada, através do incentivo à produção de obras provenientes destes géneros literários, em contexto nacional e com impacto internacional. Estas distinções promovem o interesse pela leitura, o enriquecimento artístico e cultural, o desenvolvimento social e o pensamento crítico.

Face ao panorama cultural actual, a atribuição de prémios desta tipologia fomenta o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos autores, editores, agentes culturais e demais instituições artístico-culturais.

A organização partilha o link de acesso ao Regulamento dos PBDA. O júri da edição deste ano será constituído pelos seguintes elementos: Pedro Cleto (Presidente do Júri, em representação da CMAmadora), Representante designado pelo Clube Português de Banda Desenhada e o Representante da Escola Ar.Co, o Professor de Banda Desenhada, Daniel Lima. Mais informamos que estão abertas as candidaturas aos Concursos Municipal e de Banda Desenhada da Amadora, cujos regulamentos podem ser consultados, também, no link em epígrafe. [ou nos links que o Leituras do Pedro disponibiliza no final deste texto.]

Mediante a análise do presente Regulamento, solicita-se às editoras e demais projectos que pretendam candidatar as suas edições às presentes distinções que remetam à organização uma listagem com as obras candidatas e as respectivas categorias associadas. As obras que constem das listagens deverão ter sido publicadas entre 2 de Agosto de 2020 e 31 de Julho de 2021. Cada listagem não deverá ser superior a 30 títulos. Mais informamos que a data limite para a entrega das listagens referidas é o dia 15 de Setembro de 2021.

A organização encontra-se disponível para eventuais esclarecimentos adicionais.


Regulamento dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA)

Regulamento do Concurso de Banda Desenhada da Amadora

Regulamento do Concurso Municipal de Banda Desenhada da Amadora


(imagem disponibilizada pela organização; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...