10/01/2023

Colecção de Contos Best of Best: Junji Ito

Horror e suspense


Pouco habitual na banda desenhada europeia, a temática de horror tem um público fiel no Japão e, entre os seus cultores, um dos nomes que se destaca é o de Junji Ito, nascido em 1963.
Best of Best - Junji Ito, recém-editado pela Devir, é uma colectânea de 10 contos que serve de apresentação deste autor nipónico aos leitores portugueses, ao mesmo tempo que inaugura uma nova colecção da editora.

Paixões não correspondidas, um assassino em série que cose cadáveres em grupo, outra que mata as suas vítimas com uma lambidela, comportamentos compulsivos ou temáticas de contornos mais fantásticos, são a base destas narrativas em que o horror surge mais pelo clima de tensão e de suspense criado, do que propriamente pelo aspecto visual das histórias. No entanto, é indiscutível que algumas imagens são propícias a provocar um misto de repulsa e repugnância que contribui para a sensação de incómodo que a leitura deixa.

Quase sempre a partir de ideias originais mas também adaptando contos de escritores e incluindo um episódio auto-biográfico sobre a sua admiração por um outro criador de manga, Kazuo Umezz, considerado um mestre do terror, Junji Ito representa e questiona alguns comportamentos e tradições da sociedade, de um modo crítico reforçado pela distorção e exagero de posturas e atitudes.

Graficamente, o traço realista do autor, em que se destaca, de forma especial, o tratamento dado às personagens femininas, geralmente muito bonitas e aparentando uma certa fragilidade que nem sempre corresponde à sua maneira de ser, cria um forte contraste com a temática dos relatos, contribuindo para a enfatizar. O mesmo sucede com a técnica de preto e branco de Ito, pois ele utiliza esta dualidade cromática para consolidar o tom sombrio e misterioso das suas histórias como é possível comprovar através desta edição da Devir, pela comparação entre a maioria das pranchas a preto e branco e algumas coloridas que inclui.

Como é habitual neste género de colectâneas, uma leitura dos contos espaçada no tempo tornará menos evidente os pontos de contacto existentes entre alguns deles, permitindo uma maior fruição de cada um.


Best of Best: Junji Ito
Junji Ito
Portugal, Dezembro de 2022
170 x 240 mm, 276 p., pb/cor, capa cartão + sobrecapa
24,99

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 31 de Dezembro de 2022; imagens disponibilizadas pela Devir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...