13/01/2023

2022: O ano de todas as edições

2022 foi o ano de todas as edições, que é como quem diz, o ano em mais se editou banda desenhada em Portugal, desde que acabaram as revistas de banca.
Este máximo de edições é esmiuçado já a seguir.


Nota prévia

É inevitável, mais a mais quando os números crescem. Nesta lista, como noutras semelhantes, poderá haver falhas, omissões, até critérios diferentes.

Como habitualmente em As Leituras do Pedro foram consideradas apenas edições com uma efectiva distribuição comercial, ou seja, aquelas que ultrapassam os circuitos da venda online, dos festivais e das livrarias especializadas e que um leitor ocasional pode encontrar em livrarias generalistas.

O agradecimento habitual ao José de Freitas e também ao Hugo Jesus, pelos contributos que deram a esta listagem de As Leituras do Pedro.

E um enorme agradecimento ao Paulo J. Mendes, por mais uma vez ilustrar esta árdua tarefa de fazer o balanço do ano editorial!




Números


Em 2022, As Leituras do Pedro contabilizaram 314 obras de banda desenhada ou sobre banda desenhada - estando incluídas nesta listagem (discutivelmente) algumas edições, poucas, que são exclusiva ou maioritariamente cartoon. Quase se pode escrever que saiu um livro por dia excepto aos domingos...

Desde 2017, quando As Leituras do Pedro iniciaram esta análise, este é o número mais alto. Suplanta em 21 (+ 7,1 %) o anterior máximo datado de 2018 e representa mais 88 (+ 38,9 %!) que o ano transacto. Aparentemente os efeitos da pandemia passaram e o aumento de custos de produção (ainda) não se fez sentir…

Para além destas 314 edições com distribuição comercial, foram ainda contabilizadas por As Leituras do Pedro 15 reedições/reimpressões, 62 edições ditas ‘independentes’ e 33 edições importadas, distribuídas em banca/quiosque (não estando incluídos neste número as edições brasileiras da Marvel e da Turma da Mônica que mensalmente chegam ao nosso país).



Editoras

Foram 43 as que editaram BD em 2022, menos 5 que no ano anterior, mantendo a tendência para alguma oscilação neste campo.

12 dessas editoras lançaram 7 ou mais títulos, sendo responsável por cerca de 85% do total de obras editadas. As restantes 31 editoras, lançaram todas 5 títulos ou menos, sendo que 17 lançaram apenas um livro de banda desenhada.

Um destaque especial para o crescimento da Devir (+ 36%), Gradiva (+ 191 %!) e A Seita (+ 31 %) e para o aparecimento da Atlântico Press, apesar da especificidade da sua presença nesta listagem, como responsável pela Colecção Clássica Marvel, distribuída semanalmente com os jornais Correio da Manhã e Record.

Uma nota positiva ainda para a estabilidade editorial das restantes editoras presentes neste top-12, de onde desapareceu a Salvat.

Uma nota final para referir que a Penguin Random House agrupa diversas chancelas, que em termos desta listagem foram consideradas como uma única editora.




Em termos de páginas, o aumento foi de cerca de 13 mil, em 2021, para 42506 este ano, ou seja, um crescimento de 47,6 %.

Em termos práticos, há a referir que na maior parte dos casos, mais títulos implica também mais páginas, não havendo grandes mudanças na posição relativa de cada editoira.

Como curiosidade refira-se que a edição com mais páginas foi One Piece #1 (612 p., Devir) e a que contou menos foi A Polaroid em branco (16 p., Kingpin Books).




Periodicidade


Neste particular, o mercado português é estável: o início e final do ano são comedidos, Outubro - data do Amadora BD - rebenta a escala (56 edições este ano!) e os restantes meses rondam as vinte e poucas obras.

Em média, foram publicadas cerca de 26 edições de BD por mês em Portugal, em 2022.


Origem

No que diz respeito à origem das obras, o mercado franco-belga mantém a primazia como principal abastecedor das editoras nacionais, mas o mercado norte-americano, contrariando a tendência dos últimos anos, quase igualou aquele, em grande parte devido à já referida Colecção Clássica Marvel.

O Japão mantém a tendência de crescimento regular e as edições de autores portugueses registam também o seu máximo desde 2017: 48 obras, correspondentes a 15,3 % do total de edições.


Data original

Das 314 obras editadas no ano passado, 70  (22 %) foram publicadas originalmente durante 2022 e 204 (65 %, praticamente dois terços) tinham menos de 5 anos. Isto revela a atenção das editoras às edições recentes, conquistando assim leitores que se abasteciam directamente no estrangeiro.

No outro extremo, curiosamente, há 46 edições que tinham sido publicadas há 25 ou mais anos, sendo que estão aqui incluídos os 38 volumes da Colecção Clássica Marvel.



Listas

Ficam a seguir as listagens completas das obras lançadas no nosso país em 2022. Há lá muitas e boas leituras a descobrir.


(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. A tão aguardada lista de todas as bd saidas em portugal! Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo trabalho exaustivo.
    Não consegui encontrar a publicação da obra de Patty Smith. Não se enquadra nestas listagens?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considero o livro da Patti Smith ilustração e não banda desenhada.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns Pedro. Infelizmente, devido aos aumentos derivados 40% da inflação e 60% da especulação , e diminuição dos salários reais e do poder de compra, antevejo uma forte quebra este ano.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...