Claramente fora do contexto
Um pai
que bebe e bate na mãe, a indiferença que esta lhe manifesta, a
partida da rapariga por quem estava perdida e platonicamente
apaixonado, a chegada de uma nova aluna que será nova paixão
similar,
as dificuldades de inserção e aceitação pelos colegas da mesma
idade, a descoberta do sexo e do outro sexo, são as constantes do
dia-a-dia penoso de Punpun, à entrada da adolescência.
Nada de
muito original ou diferente, portanto, mas....
...mas, Inio Asano transforma mais este crítico e realista retrato social em algo mais, com um original artifício gráfico. Enquanto todo o relato está traçado de forma realista semi-caricatural, com personagens humanas, anatomicamente bem compostas e fundos completos e pormenorizados, o protagonista parece um pintainho desenhado por uma criança. Claramente fora do contexto, do estilo e do tom, Punpun provoca uma sensação de estranheza que, para alguns, acredito, será difícil de ultrapassar para partirem para a leitura.
Mas uma vez conseguido esse desiderato, embora seguindo os estereótipos do género, esta narrativa de Asamo, convence e prende e obriga a voltar página após página, para descobrir até onde o autor consegue levar a sua opção tão singular e como Punpun poderá ter as mesmas opções quotidianas próprias da idade daqueles com quem se cruza ou convive.
Não sei se a intenção era apenas chocar ou se é uma tentativa de levar ao extremo - em termos pictóricos e formais - a incapacidade de inclusão de Punpun, mas a verdade é que resulta e o leitor sente um pouco da sua dificuldade de adaptação ao 'mundo real'.
Tal como acontece com o seu tio, com quem acaba por viver na sequência da agudização dos seus problemas familiares, que está traçado de igual modo, como que projectando aquilo em que o pequeno poderá acabar por se transformar: um desempregado, um peso para a sociedade, um pária no extremo...
Série à suivre como em tempos se lia no final das páginas, para descobrir se o segundo tomo confirma ou não as impressões agora recolhidas.
Boa
noite Punpun #1
Inio
Asano
Devir
Portugal,
Maio de 2024
150
x 210 mm, 42o
p., pb, capa cartão
20€
(imagens disponibilizadas pela Devir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário