Distracções de escritor
Um dos argumentistas que marcou indelevelmente as últimas décadas, no que à BD diz respeito, foi indubitavelmente Jean Van Hamme. Thorgal, Blake e Mortimer, Western, Wayne Shelton, Os Mestres Cervejeiros, História sem Heróis, Largo Winch, Lady S., Tony Stark, Corentin, O Grande poder do Chninkel, Arlequin, XIII são, entre séries e one-shots, surgidas na memória ao correr dos dedos pelo teclado, uns poucos exemplos do muito - de bom e muito bom - que os leitores de (boas) bandas desenhadas de aventuras lhe devem.
Possivelmente, em relação ao ofício da escrita, já alguns se terão interrogado o que fazem os escritores quando lhes surge uma boa ideia que não encaixa em nenhum relato mais longo e consistente; este Misèricorde pode ser uma resposta, tão boa como umas quantas outras.
Conjunto de narrativas curtas, cada uma entregue a um artista diferente - e encontramos aqui De Jongh, Durieux, Djief ou Munuera - vão da imensa ternura conjugal ao mais banal crime, passando pelo humor negro, os riscos de ser casamenteira, o poder controlar o tempo ou a ambição política levada ao extremo.
Em todos eles, apesar das poucas páginas que ocupam, Van Hamme cria um passado consistente para o(s) protagonista(s) e uma situação ficcionalmente credível, que os encorpam de forma surpreendente, tal como surpreendentes - tanto quanto brilhantes - são todos os desfechos.
Ideias desaproveitadas, exercícios de estilo ou simples distracções para passar o tempo de um escritor que não consegue deixar de o ser, por mais que o prometa ou afirme, Misèricorde, é mais um belo título numa bibliografia extensa, apaixonante e única.
Miséricorde
Jean
Van Hamme (argumentos)
Emmanuel
Bazin, Dominique Bertail, Aimée de Jongh, Djief, Christian Durieux,
Ricard Efa,
José Luis Munuera
(desenho)
Dupuis
Bélgica,
Outubro de 2023
195
x 243
mm, 96
p., cor, capa dura
16,95
€
(imagens disponibilizadas pela Dupuis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário