25/02/2010

A History of Violence

John Wagner (argumento)
Vince Locke (desenho)
Delcourt (França, Outubro de 2005)
168 x 242 mm, 280 p., pb, brochado

Sabe-se como o cinema se tem servido - quase sempre mal - da BD como fonte de inspiração (e de mediatização), mas muitas vezes esquece-se que os filmes mais interessantes são os menos badalados - porque inspirados em BD fora do 'mainstream' - como "Mundo Fantasma" (baseado na obra de Daniel Clowes), "American Splendor" (Harvey Pekar), "Old Boy" (Tsuchiya Garon e Minegushi Nobuaki) ou "Caminho para Perdição" (Max Allan Collins e Richard Piers Rayner). E, já agora, "Uma história de Violência", tal como o último, originalmente editado na colecção "Paradox Press", da Vertigo, o selo adulto da DC Comics, e disponível também na versão francesa da Delcourt.
"A History of Violence" é, no original de 1997, uma 'graphic novel', servida pelo desenho a preto e branco, pouco atractivo, de Vince Locke, próximo do simples esboço, quase rude até, o que acentua o mal-estar que emana das quase 300 páginas da narrativa. Esta é um 'thriller' extremamente negro e violento, de intensidade crescente, no qual o veterano britânico John Wagner não se inibe de mostrar o que quer que seja, enquanto levanta questões incómodas sobre o poder dos media ou de como a violência - inata ao ser humano… - sempre atrai violência.

Forte na construção das situações, na definição dos protagonistas e na forma como se desenrola a acção, "A History of Violence", já com quase uma dezena de anos em cima, foi, com certeza, o 'script-bord' ideal para David Cronenberg realizar o seu filme. Que no entanto, fica muito aquém da BD, na violência e, principalmente, na forma como a história é contada.

(Versão revista do texto publicado originalmente no BDJornal #12 de Abril de 2006)

2 comentários:

  1. Olá Pedro, concordo que o filme desvirtuou um bocado a BD, mas independentemente disso Cronenberg fez um excelente trabalho, ate porque seriam incomportável filmar toda a violência descrita na obra. Resultado temos um boa bd e um bom filme.

    ResponderEliminar
  2. Caro Verbal, bem-vindo!
    Como quase sempre, depois de ler o livro, o filme sabe a pouco...
    Mas isto não passa da minha opinião pessoal, claro!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...