
“Quem te disse que sabias jogar basebol? És o pior do mundo! És uma nulidade! És uma desgraça!”, afirma alto e bom som Lucy, dirigindo-se a Charlie Brown, na tira de 7 de Setembro de 1959. Logo de seguida, Patty reitera: “Não prestas para nada! És abaixo de zero! És pior do que mau! És…”

E estes dois níveis de leitura (pelo menos…) são um dos segredos do sucesso dos pequenos “amendoins” (tradução literal de “peanuts”, nome imposto pelo United Features Syndicate, que Schulz sempre abominou) que ao longo de quase cinco décadas e das 17.897 tiras diárias e pranchas dominicais integralmente escritas e desenhadas por ele mantiveram um assinalável nível de qualidade, chegando, no seu apogeu, a mais de 2.500

Neles, aquele leitor simples citado por Eco, diverte-se com os sucessivos fracassos de Charlie Brown – a lançar um papagaio, junto dos amigos, a jogar basebol, a chutar uma bola de futebol americano ou a conseguir chegar à fala com a rapariguinha de cabelo ruivo – repetidos à exaustão, sempre com desfechos diferentes, sempre com resultados iguais: o falhanço. E também com a maldade de Lucy, a sua indiferença como psiquiatra, o sempre surpreendente Snoopy, tão capaz de se portar como um cão tanto quanto como um ser

Quanto ao leitor sofisticado – embora se divertisse igualmente com as situações atrás descritas – apreciaria igualmente como com um grupo de crianças – a série esteve para se chamar “Li’l folks” (“gente pequena”) – e um cão, Snoopy, que progressivamente ocupa o lugar de consciência crítica do conjunto, Schulz foi capaz de criar um retrato tão próximo quer do seu mundo, quer do mundo adulto. Porque dotou cada um com características do ser humano, inspirando-se para isso em familiares e amigos e vertendo muito da sua própria vida para as situações retratadas nos quadradinhos.

Esta dualidade, está também presente ao nível das temáticas. Se por um lado são os pequenos nadas quotidianos que ocupam Charlie Brown e os seus companheiros, por outro, são recorrentes na série – tratados de forma enganadoramente leve e divertida - temas como o crescimento, a velhice, a morte,

Graficamente, se se pode classificar de minimalista o traço de Schulz, já que “os seus desenhos não passavam de rabiscos, meia dúzia de traços pouco mais elaborados do que as figuras de pauzinhos das crianças”, como escreve Walter Cronkite na introdução do segundo tomo de “Peanuts – Obra Completa”, e se muitas vezes os fundos das vinhetas se encontram vazios ou quase, a verdade é que o seu desenho é extremamente legível e expressivo, funcionado com toda a auto-suficiência nas muitas tiras sem qualquer palavra.

Finalmente, Schulz deixou que os seus heróis se libertassem do papel, saltando para o cinema de animação em mais de quatro dezenas de bem conseguidas longas-metragens, um musical da Brodway ou um espectáculo no gelo, transformando-os em apetecíveis marcas que serviram para publicitar tudo o que se possa imaginar e também para apoiar as causas que julgou meritórias. Por isso dificilmente algum de nós se pode gabar de nunca ter tido em sua casa um ou outro artigo com Snoopy ou Charlie Brown estampados, mesmo que nunca tenha lido qualquer das suas tiras.

Foi desse mundo, no qual teve “a felicidade de desenhar Charlie Brown e os seus amigos durante quase 50 anos”, realizando completamente os seus “sonhos de criança”, que Schulz se despediu, no último quadradinho que desenhou.
E sem dificuldade podemos fazer nossas as suas palavras: “Charlie Brown, Snoopy, Linus, Lucy… nunca os poderei esquecer…”

(Texto publicado originalmente na revista NS, distribuída aos s´bados com o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias)
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