03/02/2010

Bad Atmosphère

Jean-Christophe Chatton (argumento)
Joel Alessandra (desenho)
Paquet (Suíça, Novembro de 2009)
235 x 315 mm, cor, 64 p., cartonado

Resumo
Londres. Mickael Vicklert, director de um grande grupo petrolífero é assassinado em plena rua juntamente com o seu motorista. Qual o motivo? Ajuste de contas passional ou profissional, vingança pessoal ou crime ecologista?
Julian Hawkes, detective de sucesso da Scotland Yard devido à recente prisão de um assassino em série, é encarregado do caso. A sua investigação leva-o à França e ao Chade, onde crimes similares foram cometidos, e ecos de atentados semelhantes, no Brasil, Chile ou Estados Unidos, vão também chegando ao seu gabinete.
A par do difícil inquérito, Hawkes tem também que gerir a sua vida pessoal, abalada pelo recente divórcio e consequente afastamento da filha de 8 anos, e a forma como estabelece relações com as mulheres.

Desenvolvimento
Narrado ao estilo de séries televisivas em voga, com as CSI à cabeça, este é um relato bem construído, em que o leitor vai recebendo as informações ao mesmo tempo que o detective – embora nalguns casos “assista” aos crimes de que o agente apenas conhece a narração - vendo como as pistas se acumulam e, a partir de certo ponto, se parecem excluir, em especial quando é efectuada uma prisão nos EUA. Isto prende o leitor e torna a leitura agradável e bem fluida, mesmo tendo em conta que parte do desfecho é-nos narrado logo na primeira prancha. A motivação para os crimes é também interessante: responder aos crimes contra a natureza que o ser humano – em especial as grandes companhias movidas pelos interesses económicos – comete diariamente. Aliás, é por isso que a editora o classifica como um “thriller ecológico”, sendo a narrativa complementada por vinhetas/pranchas com grafismo diferente e informação verídica sobre situações alarmantes no nosso planeta.
A par da narrativa policial, os autores entreabrem-nos a porta da vida privada de Hawkes, recém-divorciado por se dedicar mais à profissão do que à família, e a sua dificuldade em assumir as suas relações - no feminino – seja com a filha de 8 anos, de que diz ter saudades mas que não procura, seja com as várias mulheres com quem contacta, que facilmente seduz mas com quem evita qualquer compromisso, o que ajuda a definir de forma completa e consistente o seu carácter.
E como tantas vezes acontece em histórias de cariz policial, acaba por ser uma coincidência a pôr Hawkes na pista certa, sendo o assassino quem menos se espera… e o desfecho também inesperado.
O traço de Joel Alessandra encerra em si alguma contradição. Por um lado, analisado de perto, elemento a elemento, é pouco convincente, revelando diversas falhas em termos de proporções, poses, acabamentos e mesmo de estilo, quase sempre caricatural e apenas semi-esboçado, aqui e ali mais realista e apurado. No entanto, no seu conjunto – das vinhetas, das páginas – enquanto um todo, revela-se funcional, devido à composição das pranchas e à aplicação das cores e, especialmente, bastante legível, o que mostra mais uma vez que um bom autor de banda desenhada não precisa de ser um grande desenhador...

A reter
- A legibilidade do álbum.
- O ritmo e dinâmica da narrativa.
- O bom trabalho com o lápis de cor nas vinhetas “realistas” que mostram uma faceta mais “artística” de Alessandra.

Menos conseguido
- Alguns aspectos do desenho, quando vistos ao pormenor.
- A falta de uma explicação cabal quanto à forma como os crimes foram “encomendados”.

Curiosidades
- Este álbum foi apoiado pela Caisse d’Éargne, no âmbito do concurso “Gang des talents 2008”, um apoio traduzido na sua maior “mediatização”.
- Um vídeo-anúncio do álbum pode ser visto aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...