10/02/2010

Séraphin et les animaux de la forêt + Humphrey Dumbar le croquemitaine

Praticamente ignorada por cá (quando não vilipendiada ou exorcizada – vade retro quadradinhos!) a banda desenhada infantil é fundamental, não só como complemento na iniciação à leitura, mas também para a criação de novos públicos para a 9ª arte.
Banda desenhada infantil, escrevi atrás, no sentido de adequada – em termos de escrita, de temática, de desenho… - não infantilóide, como se escrita a pensar em seres com dificuldades de compreensão, para não dizer mais…
Atento a isto, o mercado francófono recebe regularmente títulos para este segmento, até para combater a influência crescente dos manga junto dos mais novos.
Eis dois exemplos que mostram na prática duas formas de o concretizar.

Séraphin et les animaux de la forêt
David Chauvel (argumento)
Jérôme Lereculey (desenho)
Louise (cor)
Delcourt (França, Março de 2008)
320 x 240 mm, 62 p., cor, cartonado

O primeiro, “Séraphin et les animaux de la forêt”, tem carácter lúdico/didáctico, sem que isso signifique ser maçudo ou aborrecido. Pelo contrário.
Espécie de pequena enciclopédia animal, traça em histórias breves de 6 páginas, ao longo das quais somos guiados por um pequeno gomo da floresta, cuja altura serve de escala para os animais retratados, entre os quais a raposa, o cervo, o esquilo, a cobra ou o mocho, fornecendo sobre eles um sem número de informações, do tamanho ao tempo de vida, da alimentação ao habitat, mas sem cansar dada a forma leve e mesmo divertida como Chauvel, um dos argumentistas mais profícuos e heterogéneos da Delcourt, consegue dilui-la. Para isso contribui em muito a planificação dinâmica e extremamente movimentada da obra, que alterna entre grandes plano, planos de conjunto, close-ups aos animais ou cortes dos terrenos onde eles vivem, tudo associado ao traço realista e muito agradável de Lereculey, servido por belas cores.

Humphrey Dumbar le croquemitaine
Emmanuel Civiello (argumento e desenho)
Delcourt (França, Março de 2008)
300 x 230 mm, 32 p., cor, cartonado


De comum com este título, para além da editora e do público-alvo, “Humphrey Dumbar le croquemitaine“, tem também um autor consagrado, o belga Emmanuel Civiello, de quem a Vitamina BD tem no catálogo “Korrigans” e “Sementes de loucura”.
Esta é a história de um papão, que passa as noites a assustar meninos para se alimentar os seus gritos e choro. Até que uma noite, um miúdo mais corajoso se esconde no seu saco, acabando por ir parar ao mundo mágico dos contos onde ele vive, cujas leis e equilíbrios vai alterar, numa narrativa leve e divertida, ritmada e dinâmica, com um final inesperado.
O traço de Civiello, ao mesmo tempo evocador de monstros e temores, quanto de seres ternos, como Jimmy, o rapazinho corajoso, e do mais mágico que o imaginário infantil pode conter, é o ideal para dar corpo a uma história que nos faz sonhar com mundos em que um dia vivemos.

(Versão revista e actualizada do texto publicado originalmente no BDJornal #23 – Verão de 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...