12/02/2010

Peanuts, obra completa – 1959-1960


Charles M. Scuhlz (argu-mento e desenho)
Introdução de Whoopi Goldberg
Afron-tamento (Portugal, Novembro de 2009)
220 x 174 mm, 324 p., pb, cartonado com sobrecapa com badanas

Em 2004, a editora norte-americana Fantagraphics Books lançava o primeiro tomo de um ambicioso projecto: a edição integral dos "Peanuts" de Charles M. Schulz, anunciando-o como "o mais aguardado e ambicioso projecto editorial da história das tiras diárias americanas".
Dos 25 volumes previstos, lançados a uma média de dois por ano, estão já editados 12, devendo a edição ficar concluída em 2016. Cada volume, com mais de 300 páginas, reúne por ordem cronológica, recuperadas e restauradas, todas as tiras diárias e pranchas dominicais publicadas nos jornais ao longo de dois anos, com excepção do primeiro que abarca o período 1950-1952.
O notável arranjo gráfico da colecção é da responsabilidade de Seth, também ele autor de BD, sendo cada volume prefaciado por personalidades de diferentes áreas que de alguma forma foram influenciadas pela obra de Schulz, como Matt Groening, criador dos Simpsons, a cantora Diana Krall, a actriz Whopi Goldberg ou a ex-tenista Billie Jean King.
Em 2006, a Afronta-mento, a exemplo do que têm feito outras editoras um pouco por todo o mundo, lançou os dois primeiros tomos, em versão portuguesa “Peanuts – Obra completa”, tendo até ao momento editado cinco volumes, o último dos quais em Dezembro último, correspondente ao período 1959-1960. Este volume, dedicado a um período em que os alicerces da série já estavam lançados e Schulz já tinha encontrado o seu caminho, inclui, entre muitas outras, as tiras dedicadas ao nascimento de Sally, a irmã de Charlie Brown (aqui bebé mas que em pouco tempo atingirá a idade dos outros Peanuts), a aparição inaugural da Grande Abóbora, a primeira consulta da “psiquiatra” Lucy e, claro, a página que Schulz sempre referiu como a sua favorita, a prancha dominical de 14 de Abril de 1960, aqui reproduzida.
Para este ano, a Afronta-mento prevê lançar em Maio o sexto tomo, referente a 1961-1962, com a caixa arquivadora para os volumes #5 e #6, e em Outubro os volumes 7 e 8 com a respectiva caixa.

(Versão revista e aumentada do texto publicado a 6 de Fevereiro de 2010 na revista NS, distribuídas aos sábados com o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias)

5 comentários:

  1. Pergunto: será que fiz bem em não ter comprado este volume? Eu tenho coleccionado esta obra com as suas caixas. Quem já comprou este volume a vulso e quiser comprar o 6º, terá a possibilidade de adquirir a caixa, ou terá que adquirir os dois volumes em conjunto para ter direito à caixa?

    Para mim, depois de tanta espera, é uma boa notícia. Já andava bem arrependido de não ter adquirido a colecção Norte-Americana.

    ResponderEliminar
  2. A informação que eu tenho é que junto com o sexto tomo será disponibilizada a caixa para os volumes 5 e 6. Vou tentar esclarecer a tua questão.

    ResponderEliminar
  3. Informação disponibilizada pela Afrontamento: "A caixa é exclusivo da compra dos volumes 5 e 6 em conjunto."

    ResponderEliminar
  4. Pois, amigo Cleto. Só que a editora americana continuou a publicação (são 24 álbuns), enquanto a Afrontamento ficou-se pelos seis iniciais. Pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma enorme pena, sem dúvida.
      Para mim, esta colecção surgiu no nosso país antes do tempo.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...