Dupla vitalidade
A
vitalidade da banda desenhada brasileira - histórias em quadrinhos…
- e a vitalidade recorrente das criações de Maurício de
Sousa.
Passo a desenvolver.
O
projecto tem uma base simples: 90 autores brasileiros foram
convidados a criar uma história de três páginas protagonizadas por
uma personagem de Maurício de Sousa à sua escolha, como
participação neste livro que assinala os 90 aos de idade daquele
criador brasileiro.
Dupla vitalidade, escrevi acima. Em primeiro lugar - apenas porque decidi assim - a vitalidade da banda desenhada brasileira onde foi possível encontrar 90 criadores para lá dos cerca de 150/200 que já tinham participado nos projectos similares anteriores - MSP 50, MSP +50, MSP Novos 50 e Ouro da Casa - o que demonstra a riqueza, a diversidade, a qualidade da BD do outro lado Atlântico e leva à triste constatação recorrente de como ignoramos tanto dela por cá - e louvores à Polvo que nos continua a trazer um pouco do muito que por lá existe.
E criações que, que hoje, os tais sessenta e tal anos mais tarde, continuam a inspirar outros autores, mesmo que tenham temáticas, estilos, filosofias, ideais diferentes.
Prenda para Maurício de Sousa pelos seus 90 anos - um imenso abraço de parabéns! - este MSP 90 - Maurício de Sousa por 90 artistas é a melhor prova - completamente desnecessária - do imenso legado de Maurício.
Obviamente, num projeto destes, há muitos desequilíbrios - soa melhor diferenças… - gráficos, temáticos, de abordagem e até de resultado final.
E se será sempre injusto destacar alguns, porque o momento em que foram lidos, numa leitura que foi feita ao longo vários dias, em diferentes momentos desses dias, com diferentes estados de espírito e maior ou menor predisposição da minha parte, não posso deixar de destacar a contribuição de Priscilla Petraites, curiosamente uma das poucas a preto e branco (e cinza), que tal como Maurício de Sousa tantas vezes fez, se colocou a si própria no palco aos quadradinhos das suas três páginas ,no momento anterior à entrega da sua proposta para o livro interagindo com o próprio Maurício, com o editor Sydney Gusman e com a personagem que ela escolheu, num conjunto divertido e bem conseguido, que espelha plenamente o espírito do projecto. E a mística de Maurício
MSP 90
- Maurício de Sousa por 90 artistas
Vários
autores
Panini
Comics
Brasil,
2025
190
x 275 mm, 240 p., cor, capa dura
R$
129,90
(capa disponibilizada pela Panini, imagem disponibilizada por Priscilla Petraites; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)


Sem comentários:
Enviar um comentário