09/03/2010

Sonho sem fim – Pedro Couceiro

Pedro Couceiro (história)
Hugo Jesus (argumento)
Rui Ricardo (desenho)
ASA (Portugal, Novembro de 2009)
222 x 300 mm, 48 p., cor, cartonado


Se a vida de algumas pessoas dava um (ou vários) filmes/livros, Pedro Couceiro é certamente um deles, enquanto (pequeno) cantor/fadista de (algum) sucesso, nº 1 do ranking mundial de ténis na sua idade, piloto de corridas com diversos títulos conquistados ou Embaixador da Unicef. Por isso se compreende que a sua (ainda curta?) biografia tenha originado esta banda desenhada – uma paixão antiga -, nascida por sua iniciativa, tornada possível pelo patrocínio de diversas entidades, cuja venda reverte integralmente a favor da Aldeia de Crianças SOS, e cuja menagem base é que mostrar que com empenho e trabalho todos nós podemos concretizar os nossos sonhos.
Narrando a sua vida desde criança até à actualidade, esta é uma obra de leitura agradável, apesar de alguma (inevitável) sobrecarga de informação, que é de alguma forma compensada por apontamentos de humor que a suavizam. Faltaram-lhe, possivelmente, mais algumas páginas, que permitissem aprofundar momentos mais marcantes – quem sabe até ficcionando-os de alguma forma – como uma ou outra das corridas que venceu (ou não…) para dar um pouco mais de emoção, de sentimento, ao relato.
O traço semi-realista adoptado para o álbum, embora aqui e ali surja um pouco preso ao material fotográfico que lhe serviu de base, cumpre bem a sua função, mas teria ganho com a utilização de cores mais vivas (ou com uma melhor reprodução de cor?).

(Versão revista e aumentada do texto publicado originalmente a 6 de Março de 2010, na página de Livros do suplemento In’ da revista NS, distribuída aos sábados com o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias)

2 comentários:

  1. Obrigado pela crítica! :)

    Quanto à cor foi mesmo problema da reprodução. O papel dos livros foi oferta da Navigator, que não tem papel apropriado para um livro de BD (teve a ver com os apoios à edição).

    ResponderEliminar
  2. Olá Hugo,
    Obrigado pela visita e pelo esclarecimento! Foi pena essa questão do papel...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...