17/07/2011

Harry Potter aos quadradinhos

Com a saga cinematográfica de Harry Potter a chegar ao fim – o último filme estreou na passada quinta-feira – está a fazer grande sucesso na internet uma outra adaptação, esta em banda desenhada.Da autoria de Lucy Knisley, uma norte-americana natural de Chicago, onde nasceu há 26 anos e onde se formou em 2007 na School of the Art Institute, surpreende por resumir cada um dos livros numa única página de BD (com excepção do último, dividido a meio, tal como no cinema), como pode ser apreciado no blog da autora.
Desenhadas em estilo cómico – o que não impede que todos os protagonistas sejam facilmente reconhecíveis – as histórias assim recriadas, em tom monocromático, revelam muito humor e um grande poder de síntese por parte da autora, que reproduziu as cenas mais importantes de cada um deles.
Knisley, que já tinha feito uma outra banda desenhada sobre a saga Crepúsculo, compilou igualmente todas as suas pranchas numa única página gigante de BD, que intitulou “The SummHarry”.
Entretanto, aproveitando a estreia do filme, nos Estados Unidos, na semana passada, foi posto à venda um número especial da revista MAD na qual “os idotas do costume”, com a habitual ironia e nonsense, parodiam Harry Potter e o universo desenvolvido por J. K. Rowling.
E se na internet se encontram facilmente outros exemplos de sátiras a Harry Potter, quase sempre na forma de cartoon ou tiras, o caso mais sério relacionado com a obra de Rowling na área do humor, é uma série de quatro volumes intitulada “Harry Cover”. Publicada no mercado francófono pela Delcourt, entre 2005 e 2010, tem argumentos de Pierre Veys e desenho de Baka (no primeiro tomo) e Esdras (nos restantes). A sua acção decorre na escola de feitiçaria de Poudrozieu, onde Harry Cover com os seus amigos Pron e Hormonne têm de enfrentar o repugnante Boldemorve…




(Texto publicado no Jornal de Notícias de 14 de Junho de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...