Neste mês de Maio, nove das revistas da Turma da Mônica, editadas no Brasil pela Panini, vão voltar ao número #1.
A medida, explicada pela editora no comunicado reproduzido abaixo, só se fará sentir em Portugal dentro de aproximadamente seis meses.
Em Maio, a PANINI traz uma novidade para os fãs dos personagens de Maurício de Sousa: depois de atingirem a marca de cem
edições, as revistas em quadrinhos Turma da Mônica, Mônica, Cebolinha,
Magali, Cascão e Chico Bento terão sua numeração reiniciada.
Após mais de oito anos da vitoriosa parceria entre Panini e Maurício de Sousa
Produções – cujos produtos representam cerca de 75% do mercado brasileiro de
quadrinhos infantis –, este mês chega às bancas uma nova edição
número 1 de cada uma destas publicações.
A ideia é prestigiar toda uma nova geração de leitores,
proporcionando a oportunidade de começarem sua colecção a partir da tão
estimada primeira edição. Também fazem parte desta iniciativa as revistas Neymar
JR, Monica and friends e Mónica y sus amigos – versões da revista
Turma da Mônica com as mesmas histórias apresentadas em inglês e espanhol.
Para marcar a mudança, as capas terão um novo design, com os logos
das revistas redimensionados, o que os torna mais expressivos e, a partir de
agora, a assinatura do Maurício sempre estará no alto, à direita, reforçando o
posicionamento de marca e chancela de qualidade da produção dos estúdios MSP. Os
ícones passam a ser figuras em acção, mais dinâmicos e eventualmente com caracterizações
temáticas.
Na base, um barrado serve de suporte para selos
comemorativos e concentra as informações obrigatórias, o que torna o espaço da
ilustração livre de interferências, valorizando a cena e a dinâmica das sempre
muito criativas composições de capa, que remetem à principal história de cada
edição. E, para abrir o ano em que serão celebrados os 80 anos do Maurício, as
edições trazem pela primeira vez o selo oficial comemorativo.
A tradicional seção de correspondência passa a ter
mais mensagens por edição, com layout actualizado e moderno, redesenhado para
incluir mais imagens e fotos; os passatempos agora terão páginas com fundo
colorido e uma nova vinheta, sempre com personagens divertidos. Além disso,
várias das histórias passarão, gradativamente, a trazer os créditos de
roteiristas, desenhistas e arte-finalistas do estúdio.
As edições número 1 trazem uma novidade para os fãs das
plataformas virtuais: um QR Code estampado nas capas das revistas dá acesso à Caixa
de Quadrinhos e a conteúdos virtuais exclusivos – as primeiras histórias
clássicas dos personagens, em suas aparições em suas próprias revistas, e uma
história da Marina, com versões também em inglês e espanhol.
As orientações para uso do QR code estão na segunda capa, em que os leitores
também encontram informações sobre o e-mail, para o qual
os fãs poderão enviar um relato de suas experiências pessoais com os
personagens, contando situações divertidas ou curiosas relacionadas à Turma da
Mônica e até encontros com o próprio Maurício de Sousa – o material que poderá
ser seleccionado para uma futura publicação.
“O Mauricio de Sousa, com suas criações ao longo destes mais de 55 anos de
carreira, é um dos maiores responsáveis pela formação de leitores no Brasil.
São gerações e gerações que adquiriram o gosto e o hábito de ler a partir dos
quadrinhos que ele vem criando ininterruptamente ao longo de tantas décadas. Em
sintonia com o momento actual vivido pelas crianças, o génio criativo de Maurício
sempre prima pela continuidade da obra promovendo as necessárias mudanças de
narrativa, temática e conceitos de cada época com toda a subtileza. Sua
liderança criativa, em total sintonia com seu tempo, combina a tradição de
qualidade dos estúdios aliada à sua incrível inventividade para apresentar o
novo sem a necessidade de romper com o anterior. Assim, ele realiza a façanha
de alcançar tamanha abrangência de públicos ao longo de toda uma trajectória,
garantindo que seus personagens perpetuem ainda por muitas outras gerações”,
destaca José Eduardo Severo Martins, diretor presidente da Panini Brasil.
Os principais esforços de marketing da Panini se concentram
no lançamento das edições nº 1 da Turma da Mônica, com ações, iniciativas e
desdobramentos que se estendem para todo o ano, ao longo dos próximos
lançamentos. O plano contempla um 360º completo, prevendo acções em todos os
segmentos de mídia e também redes sociais.
FICHAS TÉCNICAS
Revista Mônica nº 1
Páginas: 80+4
Formatinho
Periodicidade: mensal
Valor: R$ 4,90 / 2,oo €
Distribuição: Nacional
Lançamento 12/05/2015
Revista Turma da Mônica nº 1
Revista Cebolinha nº 1
Revista Cascão nº 1
Revista Magali nº 1
Revista Chico Bento nº 1
Revista Neymar Jr n1º
Revista Monica and friends nº 1
Revista Mónica y sus amigos nº 1
Páginas: 64+4
Formatinho
Periodicidade: mensal
Valor: R$ 3,90 / 1,50 €
Distribuição: Nacional
Lançamento 12/05/2015
(Texto e imagens fornecidos pela editora)
(Texto e imagens fornecidos pela editora)
O seu blog tem um design funcional,
ResponderEliminarde bons e úteis conteúdos.
Grato.
Luís Campos
Obrigado, Luís Campos.
EliminarBoas leituras!
Os 1s estão-se a espalhar depois da Marvel e Dc.
ResponderEliminarJogada de marketing, Optimus.
EliminarPara já garantiu uma série de notícias e não só em blogs e sites especializados.
Depois, vai levar muita gente a comprar os números 1, com a esperança que a edição se venha a valorizar e a ser um bom investimento...
Como principal notícia fica a justa identificação dos reais autores das histórias a partir de agora e de forma progressiva.
Boas leituras!