13/05/2015

Ric Hochet, a nova colecção ASA/Público








As Leituras do Pedro estão em condições de divulgar em primeira mão que Ric Hochet será o protagonista da próxima colecção de banda desenhada da ASA, distribuída com o jornal Público.
Datas, títulos e algumas considerações já a seguir.


A nova colecção, intitulada Piores Inimigos de Ric Hochet, terá início dia 3 de Junho – inicialmente esteve prevista para hoje e essa foi a razão para os dois últimos tomos da colecção Novela Gráfica serem distribuídos na semana passada – e terá uma duração de 12 semanas.
R.I.P. Ric!, escrito por Zidrou e desenhado por Van Lient Simon, a novidade que será lançada em França no próximo dia 29, abrirá a colecção, que contará uma dúzia de títulos, sendo que os 1onze restantes têm a assinatura de A. P. Duchateau (argumento) e Tibet (desenho).
Tal como aconteceu com Thorgal, serão álbuns simples, com um preço de capa de 5,40 €.
Dos 12 títulos escolhidos, dois já foram editados em álbum em Portugal: Ric Hochet contra "O Serpente" (ASA/Público, 2009, colecção Clássicos da Revista Tintin) e Ric Hochet contra o Carrasco (Bertrand, 1973). Outros dois, A pista vermelha e Chegou a tua hora, Ric Hochet!, foram mostrados nas páginas da revista Tintin portuguesa.
Fica de seguida a lista completa dos livros a publicar e as respectivas capas das edições originais francófonas.

03/06/2015
R.I.P. Ric !
(Les Nouvelles Enquêtes de Ric Hochet - Tome 1 R.I.P., Ric !)

10/06/2015
Ric Hochet contra "O Serpente"
(Nº 8 - Ric Hochet face au Serpent)
  
17/06/2015
Ric Hochet contra o Carrasco
(Nº 14 - Ric Hochet contre le Bourreau)

24/06/2015
A Pista Vermelha
Nº 24 - La Piste rouge

01/07/2015
Chegou a tua hora, Ric Hochet!
(Nº 28 - Hallali pour Ric Hochet)

08/07/2015
O Triângulo Átila
(Nº 45 - Le Triangle Attila)

15/07/2015
O Contrato do Século
(Nº 64 - Le Contrat du Siècle)

22/07/2015
Pânico na Net
(Nº 65 - Panique sur le Web)

29/07/2015
O Número Maldito
(Nº 67 - Le Nombre maudit)

05/08/2015
Homicídio no Teatro
(Nº 73 - On Tue au Théâtre ce Soir)

12/08/2015
O Puzzle Mortal
(Nº 74 - Puzzle Mortel)

19/08/2015
O Derradeiro Duelo
(Nº 76 - Dernier Duel)

20 comentários:

  1. Olá boa noite, Pedro,
    Excelente noticia a coleccão Ric Hochet!!
    Em relação à escolha dos títulos acho que deviam ser 12 álbuns duplos, assim já se ficava com uma grande parte da colecção editada em Português.
    Assim vamos ter direito a apenas 8 inéditos e 4 já editados em Português, a escolha de Ric Hochet contra o serpente sinceramente não faz grande sentido já foi editado na mesma parceria à relativamente pouco tempo, já Ric Hochet contra o Carrasco é um livro já com uma edição de muitos anos mas que ainda se consegue arranjar facilmente e em relação aos publicados na Revista Tintin Portuguesa justifica-se a edição em álbum, sendo assim acho que a colecção podia e devia ter mais títulos, mas também espero que venha a ser mais um sucesso do jornal O Público em parceria com a ASA que têm apostado e bem na BD!

    ResponderEliminar
  2. Sendo uma personagem de que não tenho nada(*), será mais uma série que irei fazer na totalidade. Faz sentido a parceria ASA/Público apostar numa personagem que será 'revivida' no país de origem com alguma publicidade associada a esse renascimento. Segue a lógica Michel Vaillant.

    (*) Execpção ao Carrasco que já saiu numa das edições em parceria. Concordo com o anónimo anterior que refere que esse não devia ser um dos titulos escolhidos para esta vez.

    ResponderEliminar
  3. Ah bem me parecia :)
    Vou fazer a colecção toda e dar a novidade a um amigo meu.
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, pco69, Homem do Leme,
      Serão poucos os leitores que compram todas as colecções de BD que saem com os jornais, por isso é saudável que elas se vão destinando a diferentes nichos.
      Possivelmente, nenhum de nós escolheria as mesmas colecções ou, dentro delas, os mesmos títulos, mas acho gritante e demasiado penalizadora uma nova edição de Ric Hochet contra "O Serpente", há tão pouco tempo editado e numa mesma parceria.
      Quanto ao mais, a quem gosta de RIC Hochet - série que para mim tem um agradável sabor nostálgico - resta desejar...

      ...boas leituras!

      Eliminar
  4. Também acho uma boa notícia. Nestes tempos de crise, nada melhor que publicar uma série destas para garantir que não gasto nem um cêntimo. Para o ano há mais ... talvez, se não for outra coisa destas...
    O que me valeu foi a Levoir...

    ResponderEliminar
  5. partilho a opinião do Anti-Herói. Esta será a primeira colecção que não irei fazer... eu sei que há gostos para tudo, mas enfim... venha a próxima da levoir! marvel ou romances gráficos!

    ResponderEliminar
  6. De qualquer forma uma das mais valias da coleção da Levoir foi dar a conhecer novos autores a alguns leitores, que agora podem aproveitar este vazio temporal para descobrirem outras obras destes autores, ou procurarem outros autores com substância, ou pelo menos alguma qualidade gráfica.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto bastante de Ric Hochet. Tenho dois exemplares que pertenciam ao meu pai que foram editados pelas Publicações Dom Quixote e por isso vou comprar a colecção.
    Para quem não gosta ou nem quer dar uma oportunidade poupe um dinheirinho ou complete uma colecção antiga.

    ResponderEliminar
  8. Estou com um sentimento difuso... por um lado ainda bem que saiem inéditos, mas ao menos podiam ser duplos e seguidos.

    ResponderEliminar
  9. Luís Fernandes14/5/15 01:36

    Esta não vou fazer! Não faz o meu género...Um descanso para a minha carteira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos de fazer escolhas, Luís Fernandes...

      Outras... boas leituras!

      Eliminar
  10. Nada a declarar14/5/15 13:05

    Pedro, muito obrigado pela excelente notícia! Esta é uma colecção que irei fazer com extremo gosto, pois tirando uma edição de algums histórias que saiu numa antiga colecção do JN (acho), ainda só tinha conseguido ler algumas (poucas) histórias traduzidas em formato digital (o meu francês é péssimo).

    Como diz um ditado, o lixo de uns é o tesouro de outros. Como não temos todos os mesmos gostos, nunca se pode agradar a gregos e a troianos. No meu caso, consegui resistir à colecção das novelas gráficas (não lhes retiro o valor), pois felizmente para o meu bolso não houve nenhum volume que eu simplesmente sentisse a vital necessidade de ter (se bem que o Mort Cinder e Um Bando de Dois ainda me estão a tentar um bocadinho).. (des)vantagens de não conhecer os autores envolvidos!

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Nada a declarar e Optimus,
      Sem a violência de algumas considerações que a colecção Novela Gráfica originou, fica nestes comentários provado que as colecções não são todas direccionadas para o mesmo público, o que é bom pois permite que haja diversidade e satisfação de diferentes tipos de leitores.
      Pessoalmente, aguardo com um misto de curiosidade e receio a novidade R.I.P. Ric! e - dentro da série, quanto mais não seja para saber o que é realmente o jornalista detective - aconselho os álbuns Ric Hochet contra o Carrasco e Chegou a tua hora, Ric Hochet!

      Boas leituras!

      Eliminar
  12. http://www.paperblog.fr/5352005/hachette-reedite-la-serie-ric-hochet/

    ResponderEliminar
  13. Caro Nirvana74,
    Para quem ainda não foi ao link, fica a indicação de que é uma colecção que está a sair semanalmente em França, em banca, em que cada álbum inclui no final comentários, esboços ou outra documentação.
    No mesmo texto diz que a colecção de 20 volumes integrais da Lombard, fica apenas por 410 €...

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  14. não foram bem esses os livros que sa´ram, pois não!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Yuri.
      Estes foram os primeiros anunciados pela editora, mas entretanto houve um ajuste para que uma história que ocupava dois álbuns saísse completa.
      Essa explicação foi dada aqui: http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/2015/05/piores-inimigos-de-ric-hochet.html

      Boas leituras!

      Eliminar
  15. É sempre agradável recordar a velha BD clássica da minha juventude, com personagens mais humanas e sensíveis comparativamente com os superhomens, supermulheres e supercoisas, que enfim... parecem-me menos didáticos ...mas pode ser apenas erro de percepção da nossa parte.
    Na minha opinião a editora ASA deveria primar por publicar estas coleções na íntegra e recordo que inúmeras coleções de belas obras, ficaram por terminar, ou por traduzir e publicar em português, o que é sinal de uma fragilidade cultural preocupante.
    Defendamos todos a 9ª arte e as próximas gerações podem também fruir.
    Abraço a todos os BD eófilos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...