11/05/2015

Sondagem: Qual a sua Novela Gráfica preferida?

Concluída a colecção Novela Gráfica que o Público e a Levoir – em boa hora! – promoveram durante 11 semanas, ainda com os dois últimos volumes – Mort Cinder e Bando de Dois – disponíveis em banca durante mais duas semanas, convido os visitantes de As Leituras do Pedro a participarem numa votação para a escolha da sua novela gráfica preferida.


As Leituras do Pedro deram especial destaque a esta colecção – a sua qualidade justificava-o – e quero acreditar que, de alguma forma, contribuí para o sucesso da iniciativa.
A resposta dos visitantes do blog correspondeu e, dessa forma, o texto com o anúncio da colecção manteve-se na lista dos mais lidos ao longo das últimas 12 semanas, é já o terceiro mais lido de sempre aqui no blog e o que mais comentários teve. Ao longo das semanas em que a colecção foi sendo posta à venda, a lista atrás citada incluiu sempre pelo menos mais dois textos referentes à colecção e quando escrevo este texto estão quatro no topo da lista.
Foram assim silenciados os profetas da desgraça que condenaram a colecção à partida e, bem mais do que isso, pelas indicações que foi possível apurar as vendas foram superiores às expectativas (moderadas) que havia por parte da editora o que abre as portas a uma eventual segunda série que, naturalmente, só poderá vir a ter lugar dentro de alguns meses.
Antes disso, dentro de algumas semanas, os 12 livros da colecção terão uma segunda vida através de uma distribuição em livraria, o que permitirá a alguns completar a colecção e a outros descobri-la.
Por tudo isto - e até como mais um indicador para uma eventual futura colecção “Novela Gráfica II”, preferencialmente intitulada “Romance Gráfico”… - fica a partir de agora disponível aqui no blog uma votação online para escolha do título preferido dos visitantes do blog.
O processo é simples, basta aceder ao quadro disponível no alto, à direita e seleccionar os títulos que mais lhe agradaram. Cada pessoa só pode votar uma vez, mas poderá alterar a sua votação sempre que o desejar.
Esta ‘sondagem’ a quem passa por As Leituras do Pedro, vai decorrer até 31 de Maio e os resultados serão analisados nos dias seguintes.
Resta convidar todos a participarem e agradecer desde já aos que corresponderem a este convite.

Entretanto, não se esqueçam: boas leituras!

19 comentários:

  1. pedro ferreira11/5/15 15:27

    Novela gráfica preferida
    Top três……………..com grau elevado na escolha por causa da excelente qualidade da colecção, o que apraz registar:
    A Arte de Voar
    O Diário do meu Pai
    Sharaz-De e subtítulo Contos das Mil e Uma Noites
    Abraço e obrigado pela iniciativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, Pedro Ferreira.

      Continuação de... boas leituras!

      Eliminar
  2. O volume 2 encheu-me as medidas com a arte e a história.
    O volume 1 não lhe fica atrás...

    Grande colecção...ainda não li todos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Todas as Novelas Gráficas foram uma novidade para mim. Gostei de todas e não posso dizer que tenha existido um volume que me tivesse desiludido, mas claro que por existe sempre um ou dois que nos ficam na memoria e no meu caso, e apesar da qualidade de todos e de alguma dificuldade na escolha, tenho de destacar "O Diário do meu Pai" de Jirô Taniguchi. Foi uma historia que me tocou profundamente.

    Espero que o sucesso tenha realmente sido grande para que tenhamos uma nova edição das Novelas Gráficas.

    Um abraço e os meus parabéns pela ajuda

    ResponderEliminar
  4. Rodrigo Ramos12/5/15 00:15

    A minha novela gráfica preferida foi "A louca do Sacré-Coeur" no entanto de todas as que li e algumas já tinha noutras línguas ou edições são todas de alto nível de qualidade. Parabéns à Levoir pela iniciativa e ficamos à espera de mais obras de qualidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno Mata, Marco Lopes, Rodrigo Ramos,
      Obrigado pela participação!

      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Pedro, a ideia é votar nesta edição em concreto ou votar no livro? Sei que são conceitos dificilmente separáveis, mas ainda não li nenhuma das novas edições :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RC,
      A ideia é votar nos títulos, independentemente da edição em que foram lidos.

      Boas leituras!

      Eliminar
  6. Embora tenha gostado de todas as que li, saliento 3 especiais: Sharaz-de, O diário do meu pai e Mort Cinder.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. O Diário do meu Pai fez-me repensar a relação que tinha com o meu.
    Foi a que mais me tocou e me fez derramar uma ou outra lágrima nas páginas finais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AB, Daniel Martinho,
      Obrigado pela participação.

      Boas leituras!

      Eliminar
  8. Rui Dores12/5/15 13:51

    Tendo adquirido cerca de metade da colecção, destaco os três títulos seguintes:

    Sharaz-De
    A Arte de Voar
    Assim foi a Guerra das Trincheiras

    Fico a aguardar com espectativa pela próxima iniciativa Publico.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Dores,
      Obrigado pela participação.
      Quanto à próxima iniciativa do Público, haverá notícias aqui no blog amanhã, dia 13 de Maio. Mas convém não esquecer que as colecções não são todas direccionadas para os mesmos públicos e que a diversidade é importante...

      Boas leituras!

      Eliminar
  9. Olá Pedro,
    Confesso que fiquei a pensar um bocado aquando da primeira noticia aqui no blog, e disso dei conta num comentário que fiz, mas mesmo ai já me estava "apaixonar" por esta colecção e no meu intimo preparava-me para fazer a colecção toda (obrigado pelas sugestões).
    A cada semana fui sendo sempre agradavelmente surpreendido, e quando ontem votei em qual tinha gostado mais, votei em...Todas.
    Todas merecem; pelos artistas, pelas histórias, e todos merecem um enorme bem haja, desde a Levoir que decidiu arriscar até ao Pedro que também as promoveu.
    É verdade que ainda não as li todas, e das que li houve umas que gostei mais; Assim destaco "E foi assim a guerra nas Trincheiras" pelo realismo atroz da monstruosidade da 1º grande guerra (engraçado, que ainda há poucos dias vi na abertura do festival internacional de marionetas, uma interessante e realista reconstituição em cenários da 1ª guerra com miniaturas de soldados, etc, , feita por uma companhia holandesa, em Lisboa)
    Destaco "A viagem" pelas agradáveis ilustrações e história (quantos de nós já não quiseram mandar a vida rotineira às urtigas)
    "O Livro de Mr. Natural" pelo (surpreendente) humor.
    O Livro do Miguel Rocha, gostei pelas ilustrações em tons quentes, não muito pela história.
    De resto já dei uma vista de olhos em quase todos, e de todos que me parecem muito bons, destaco um que me deixou estupefacto, tal não é a obra prima em termos de arte; "Sharaz-de: Contos das mil e uma noites".
    Não tenho muito mais a dizer, somente; É para continuar por favor.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Homem do Leme,
      Concordo que a escolha é difícil, por isso abri a possibilidade de votar em mais de um título.
      Quanto a continuar, haverá que esperar algum tempo; há outras propostas a caminho...

      Boas leituras!

      Eliminar
  10. Foi sem dúvida uma grande colecção e estou como o comentarista anterior. Todos de alguma forma me agradaram imenso. Uns mais pelo desenho, outros mais pela história, outros por ambas. Foi sem dúvida uma colecção extraordinária. Já agora faço uma sugestão para a Levoir ou para a ASA para uma nova colecção que chamaria de "Integrais" e que poderia ser uma boa forma de concluir séries relativamente curtas já iniciadas em Portugal, algumas que poderiam ser publicadas em dois volumes. Estou a lembrar-me só a título de exemplo as seguintes:
    1. Os Anjos de Aço (Mora/Lafuente) 4 volumes já publicados três
    2. O Mercador das Ideias (COssu/Berthet) 4 volumes, publicado 1
    3. Brunelle et Colin (Rober/BOurgeon, Convard) 7 volumes, publicado 1
    4. Bloodlina (Ange/ Varanda) 4 volumes, 2 publicados
    5. Os caminhos da Glória (Bucquoy/Hulet) 4 volumes, publicados 2
    6. A Carroça de Thespis - (Rossi) 4 volumes, publicado 1

    e tantos outros

    Letrée

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Letrée,
      Obrigado pela participação... e pelas sugestões!

      Boas leituras!

      Eliminar
  11. Olá

    Perante a grande variedade de estilos e temas é muito difícil escolher a novela gráfica preferida nesta colecção. A nível desenho/gráfico sem dúvida que o melhor será o "Sharaz-De" mas como documentos históricos destaco os incríveis "Arte de voar" e "Assim foi a guerra das trincheiras" mas como esquecer o alucinante "A louca do Sacré-Coeur" e o incontornável Will Eisner? Não posso eleger para já o meu preferido pois ainda me faltam ler os últimos 3 títulos mas creio que ainda vão aumentar ainda mais a minha confusão. De forma geral gostei muito de todos, podiam continuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alexandre Esgaio,
      Como disse atrás ao Homem do Leme, foi por essa dificuldade de escolha que abri a possibilidade de votar em mais de um título.
      Quanto a uma eventual continuação, acredito que haverá... daqui a alguns meses!

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...