28/09/2015

Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel







As Leituras do Pedro podem anunciar em primeira mão que a Salvat vai lançar em Portugal uma nova colecção de BD intitulada Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel.
O lançamento da colecção está previsto para o próximo dia 5 de Outubro mas ela já surge no formulário de contacto da editora.. No total serão 60 livros, disponibilizados em bancas e quiosques quinzenalmente.

O volume #1 terá um custo de 2,99 €, o #2 custará 6,99 € e os restantes 11,99 €.
A colecção durará perto de dois anos e meio e será similar às lançadas recentemente no Brasil - Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel e Os Mais Poderosos Heróis da Marvel – o que não significa que siga a mesma ordenação, tenha os mesmos títulos ou que a lombada vá formar a mesma imagem.


Na verdade, segundo declarou ao Leituras do Pedro um responsável da Panini Itália “Esta colecção foi pensada especialmente para Portugal. Vamos publicar o máximo possível de histórias inéditas em Portugal ou que tenham sido publicadas em Portugal há muitos anos”. Reafirmando que “a colecção não é a versão publicada no Brasil”, acrescentou que “a tradução é diferente e os títulos [comuns] serão publicados por outra ordem”.
E vai mais longe: “Isto é importante porque o vosso país, no passado, teve que ler os comics da Marvel em projectos produzidos/pensados por outros países” mas “esta colecção, do ponto de vista editorial, não foi gerida nem pela Panini Brasil, nem pela Panini Espanha, mas sim directamente pelos escritórios centrais da Panini, em Itália”.
No início esta edição coincidirá nos locais de venda com os últimos volumes da colecção Poderosos Heróis Marvel, que a Levoir e o Público estão a publicar actualmente, o que ajuda a explicar algumas condicionantes que foram sentidas na sua composição. E, possivelmente, inviabilizará nova colecção Marvel por parte da Levoir durante bastante tempo.

Nota: As imagens utilizadas são meramente ilustrativas, não estão directamente relacionadas com a Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel.

89 comentários:

  1. Não sei se isto me interessa.
    Muitos dos livros, provavelmente, já estão repetidos/já os tenho em Inglês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho, mesmo, que será um tiro no pé, de tão grande é, para o nosso mercado...
      Mas o tempo o dirá...

      Eliminar
    2. Chamo a atenção para a actualização feita: "Vamos publicar o máximo possível de histórias inéditas em Portugal ou que tenham sido publicadas em Portugal há muitos anos”.

      Boas leituras!

      Eliminar
    3. É menor que a colecção Comics Star Wars e penso que a Marvel terá mais fãs - no que à BD diz respeito, claro...

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. “esta colecção, do ponto de vista editorial, não foi gerida nem pela Panini Brasil, nem pela Panini Espanha, mas sim directamente pelos escritórios centrais da Panini, em Itália”

    Ou seja, pela Panini Itália. Vamos ver se melhor do que as outras...

    ResponderEliminar
  3. lançamento a 5 de outubro e ainda não há mais nenhuma informação? esta gente trabalha em cima do joelho!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esgar, aparentemente, quem lança estas colecções acha sempre que informação antes do tempo - e só estamos a falar de 7 dias! - é contraproducente, vá lá saber-se porquê...

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. sim, vá-se lá entender esta política de segredo... espero que o público alvo não seja apanhado de surpresa. se bem que, tratando-se da Salvat, é capaz de passar anúncio na TV...

      Eliminar
  4. Onde posso ler a lista de numeros que ira sair??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já essa informação ainda não foi disponibilizada. Depois poderá ser consultada no site da Salvat. E aqui em As Leituras do Pedro, logo que for possível!

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Já vi plas internets que os primeiros volumes a serem lançado serão:

      1-O Espetacular Homem-Aranha: Regresso às Origens
      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-a-n-21/gr007106/104302
      2-Vingadores: O Último Ato
      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-a-n-34/gr007106/104497
      3-Capitão América: Uma Nova Era
      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-a-n-27/gr007106/114539
      4-Os Surpreendentes X-Men: Sobredotados
      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-a-n-36/gr007106/104342
      5-O Incrível Hulk: Planeta Hulk
      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-a-n-46/gr007106/110679
      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-a-n-47/gr007106/111679

      *os links são com as capas e os titulo das edições Brasileiras, que podem corresponder às edições nacionais.

      Eliminar
    3. Bem, de certeza que a colecção para Portugal vai ser muito diferente, porque esta a que correspondem os links já a Levoir, a Devir e a BDMania já editaram quase toda...

      Eliminar
    4. Sim, a colecção vai ser diferente na zuca, mas os nomes dos volumes tudo indica que sejam os mesmos que já foram editados pla Devir(O Espetacular Homem-Aranha: Regresso às Origens e o Capitão América: Uma Nova Era)e pla BD Mania(Vingadores: O Último Ato e Os Surpreendentes X-Men: Sobredotados)..no lá em cima no post diz:

      "Vamos publicar o máximo possível de histórias inéditas em Portugal ou que tenham sido publicadas em Portugal há muitos anos”.

      Não acredito que vá haver muita coisa que já tenha saído pla Levoir, mas coisas que saíram pla Devir e BD Mania já podem ser considerados editados"há muitos anos".

      Mas vamos ver o que ai virá. :D

      Eliminar
    5. Pelos títulos já anunciados, esta coleção portuguesa parece que não será diferente das outras publicadas nos outros países. É complicado nestas coleções lançarem algo que seja totalmente inédito, porque houve as cenas da Devir, das coleções com o Correio da Manhã, da BDMania, da Levoir e pra quem compra cenas brasileiras também houve a Panini e a Abril. E depois há aqueles livros que comprámos em inglês. E por outro lado, depois há cenas inéditas que como não saíram noutras coleções e que também não saíram cá tipo Earth X, ou o Sentry, ou cenas da fase Marvel Now e as cenas que a Panini irá impedir de cá lançar como Fantastic Four.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. E por aqui se poderá levantar um pouco mais o véu do que provavelmente virá a ser a colecção em Portugal, baseada na 2ª colecção (poderosos heróis Marvel) que está a ser lançada no Brasil, mas pronto vale o que vale e certezas só quando soubermos da lista definitiva para Portugal, aguardemos então...
      http://ovicio.com.br/veja-lista-completa-da-colecao-salvat-os-herois-mais-poderosos-da-marvel/

      Eliminar
    8. O reignfire conseguiu concretizar muito melhor o que quis dizer...
      Falo por mim, se calhar, 30% é que é novidade, o que é pouco, para quem quer fazer a colecção.

      Eliminar
    9. Segundo os editores desta coleção em comentários em posts no Facebook, a coleção, dos seus 60 vols., 40 vols., ou seja 2/3 da coleção, corresponderá a volumes inéditos.

      Eliminar
  5. Pois é Pedro, agora se vai percebendo as limitações por parte da Panini que o José Hartvig de Freitas falava sobre a ultima colecção da Levoir e de todas as sugestões que foram dadas.
    Tenho pena pela Levoir que estava a fazer um excelente trabalho e tinha (e continua) caído nas boas graças dos amantes de comics em Portugal, mas julgo que as futuras apostas desta editora seja na qualidade da aposta ganha nas graphics novels e quiça na DC (ou até quem sabe outras...)
    Quanto a esta colecção 60 numeros acho excessivo, mas vamos esperar para ver o que ai vem...
    Só mais uma nota, dizem que a colecção vai ser elaborada para Portugal centralmente pela Pannini em Itália...Resta saber se é um pequeno consolo pela infeliz experiência que foi feita há pouco por cá que deixaram sagas a meio, e como vão reagir os leitores Portugueses depois disso mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Homem do Leme,
      Sim, as limitações da Levoir deveram-se a esta colecção que já estava a ser preparada. E será, com certeza, oportunidade para a Levoir editar boa BD de outras origens... como a seu tempo irei divulgar aqui.
      A colecção é dirigida pela Panini Itália, mas trabalhada pela mesma equipa que faz as colecções da Levoir...

      Boas leituras!

      Eliminar
  6. Boas noticias, mas..

    (modo geek do restelo:ON)
    Como colecionador "velho" nunca faço estas colecções todas desde do primeiro volume ao ultimo, vou comprando alguns números que ainda não tenho ou quero ter em formato melhor. o que até agora tem sido possível pois as colecções da Levoir co os jornais não necessitam reservas garantidas ou "fidelizações" pra podermos compra-las.

    Geralmente este tipo de colecções deixam-se de ver nas bancas a partir da 4ª entrega, a não ser que se faça reserva da mesma. :(
    (modo geek do restelo:OFF)

    Tirando isto é uma boa colecção pra trazer novos leitores pros comics. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá para pedir só o que queremos??

      Eliminar
    2. Pode ser que dê e espero dê que para ir comprando os volumes consoante queiramos. Da Salvat fiz a coleção completa do Asterix em banca e não foi preciso fazer reserva nem assinatura da mesma.

      Eliminar
    3. Esse é o mal destas colecções, não permitem compra por impulso, ao ver o livro à venda.
      Mas é sempre possível pedir os números já publicados directamente no site da editora.

      Boas leituras!

      Eliminar
  7. fantastico mas penso que se a coleção for semelhante em grande parte com a do brasil de 10 a 15 vol ja devo ter e quem agradece naturalmente é a carteira :D

    ResponderEliminar
  8. Se for a do Brasil só 10% será inédito as bds do Hulk,Quarteto e pouco mais,e desses 4 titulos iniciais só Planeta Hulk e novidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a do Brasil nem nenhuma das que até agora foram publicadas em vários países, mas claro que terá muitos volumes em comum com todas elas.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. De acordo com o senhor da minha banca, à partida dará pra pedir apenas os números que quisermos. A ver se assim é.

      Eliminar
  9. Bom, novos encadernados de BD Marvel são sempre benvindos (opinião não partilhada pela minha carteira), agora, espero que a distribuição em banca seja boa e que permita a selecção de alguns volumes, ao invés de privilegiar apenas quem queria fazer a colecção toda. Se já nas colecções da Levoir nem sempre todos os volumes me interessavam, numa colecção com 60 volumes, essa percentagem poderá crescer bastante.

    A manutenção da equipa da Levoir parece ser boa notícia (esperemos é que as capas melhorem! :D). Agora, que me parece ser um tiro no pé a data escolhida e o "secretismo", parece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se desta lista já tiveres tudo, parabéns, não irás gastar $$$ com esta coleção. https://en.wikipedia.org/wiki/The_Official_Marvel_Graphic_Novel_Collection

      Eliminar
    2. Bolas, metade dessa lista já foi publicado cá, nas colecções anteriores...

      Eliminar
  10. Mais uns a quererem comer à conta do leitor Português como a última "espanholada" da Panini. Volumes a 11,99 não chamam novos leitores,só coleccionadores. E assim se mata mais um pouco o negócio da BD em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vem sempre o mesmo gajo a reclamar e a implicar com tudo e todos. Esta é uma coleção que existe em vários países e passo a referi-los: Brasil, Polónia, República Checa, Eslováquia, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, França e Alemanha e é possível que até hajam mais. Se existe em pelo menos 14 países, porque não também em Portugal?! E se for para colecionadores? Também não houve coleções de Astérix, figurinhas de chumbo, e capacetes e miniaturas de carros, etc...? Também já não merecíamos uma grande coleção de comics? O preço é o que é porque são livros com mais páginas que os da Levoir e assim sendo, não consegues arranjar livros em capa dura mais barato que isto. E está a comprovar-se um pouco por todo o mundo que a fórmula do lançar comics pra banca praticamente está obsoleta, excetuando o caso dos EUA, e que o dos TPB's e HC's está a adquirir força, e mesmo os novos leitores estão a preferir os livros ás revistas. E concluo dizendo, referindo, que se não gostas, não compras.

      Eliminar
    2. Reignfire, belissima resposta. O amigo Cesário devia mudar o nick para Velho do Restelo. Acentava-lhe que nem uma luva...

      Eliminar
    3. Ele não é Velho do Restelo nenhum. A lenda descreve que esse ao menos defendia determinados valores. Acho que o Cesário não corresponde a isso. Acho que ele implica mesmo só por implicar. No facebook e na centralcomics de vez em quando também aparece lá alguém assim e pelo teor dos conteúdos desconfio que sejam a mesma pessoa.

      Eliminar
  11. Migasmike30/9/15 16:00

    Boas caros amigos, a salvat já disponibilizou os 4 primeiros titulos. E tem muito poucas vantagens para os assinantes. No meu caso vou comprar apenas os que me faltarem em português. Segue aqui o link para quem estiver interessado

    https://www.salvat.com/pt/colecao/marvel-oficial-graphic-novels/colecao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Aguardo a lista total das edições antes de assinar a colecção. Se houver algum material que já saiu pela Levoir, optarei pela compra apenas de algumas edições.
      Como a colecção deverá demorar uns 2 anos a terminar, acredito que sairá material já publicado.
      Seria interessante material clássico, tipo Biblioteca Histórica Marvel da Panini (Marvel Masterworks).

      Eliminar
    2. Como já referi, e apenas fazendo juz às imagens e video promocionais, Secret Invasion, Siege, Avengers Forever 1 e 2, e X-Men: Saga da Fénix Negra que também saíram pela Levoir, deverão ser reeditados.

      Eliminar
  12. Depois das já anunciadas e confirmadas as reedições de Spider-Man de J. M. Strac vol.1, Capitão América de John Ney Rieber e John Cassaday, Avengers Disassembled, Astonshing X-Men vol. 1, e a edição do inédito Planet Hulk em 2 vols., é também de se esperar que seja lançado o World War Hulk também inédito, e fazendo juz às imagens promocionais e vídeo parece que irão sair Ultimates vol. 1 #1 (reedição), e #2 (inédito), e as reedições de edições ainda bastante recentes do Secret Invasion, Siege, Avengers Forever 1 e 2, e X-Men: Saga da Fénix Negra.

    ResponderEliminar
  13. ridículo estarem a republicar isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto são supoisições minhas. O José de Freitas já referiu que alguns dos que tinha referido não serão concretizados.

      Eliminar
  14. Óptimas noticias !!! Não pela colecção em si (nada contra, atenção) mas principalmente porque significa que a Levoir vai ter de se virar para outros géneros de bd nos proximos tempos se quiser continuar as parcerias com jornais. Novela gráfica 2 ???? Venha ela !!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo 230/9/15 18:41

    Bom, os primeiros 4 volumes não são muito apelativos para mim (sorte da carteira). Por 3€ talvez compre a primeira edição, só para ter uma ideia do que serão edições futuras, porque tenho as edições originalmente lançadas pela Devir (salvo erro) e não se tornou das minhas histórias preferidas. Avengers Disassembled e o Capitão América tenho uma vaga ideia de as ter lido, mas não me recordo em que formato... chegaram a sair como lançamentos mensais, pela Devir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. O Avengers Disassembled foi lançado em HC pela BDMania: https://edicoesbdmania.wordpress.com/2011/01/04/avengers-o-fim-de-uma-era/ e o Capitão América saiu por 1€ visto que era o #1 da coleção Série Ouro do Correio da Manhã: http://www.universobd.com/2015/02/coleccao-bd-serie-ouro-correio-da-manha.html


      Um à parte - eh pá, desculpem lá, mas parem de escrever coisas como Anónimos. Identifiquem-se pelo vosso nome ou nickname. É fácil. Em "Responder como" têm a opção "Nome/URL".

      Eliminar
  16. Boa Tarde!

    Como todos vocês eu tenho bastantes dúvidas que títulos esta colecção irá ter.
    Eu estou bastante interessado em fazer a colecção mas não quero ter volumes repetidos, pois ate hoje fiz as colecções todas da Marvel que a Levoir andou e anda a lançar.

    Afirmo que sou um recente admirador de BD devido *a Levoir, tenho feito todas as colecções inclusive também adquiri tudo o que a Panini infelizmente deixou a meio.
    E como tal não estou interessado em ter material repetido.

    Na vossa opinião acham mesmo que vão sair titulos publicados recentemente pela Levoir?

    Pedro Cleto, será que quando sair a lista toda completa poderias lançar um tópico com toda a informação do que já foi lançado em Portugal e quais a editora? sff, creio que o pessoal iria agradecer bastante, pelo menos eu falo por mim ;)

    Um contra que esta colecção tem é o facto de as lombadas formarem uma imagem, pois quem não comprar os volumes todos nesse aspecto não ficará propriamente algo agradável de se ver, mas como e óbvio o que importa é o conteúdo.

    60 volumes a minha carteira acha um exagero, mas vendo bem serão cerca de 20euros por mês.

    Dia 5 tudo a correr ás bancas ;)

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  17. Para mim o maior obstáculo é ser tudo no novo acordo ortografico

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente o novo (des)acordo ortográfico veio para ficar bahhhhhh

    ResponderEliminar
  19. Relativamente ás reedições, esta resposta do José de Freitas é bastante clara:

    "Existe uma colecção Oficial, que foi autorizada pela Marvel. Essa colecção pode ser licenciada sem autorizações adicionais, tal qual, desde que os livros sejam escolhidos dentro de uma lista autorizada. A Salvat (que pertence ao grupo Hachette) fez a MESMA colecção que já fez em dez ou doze países." (nota: contando com Portugal, já são 15 países) "Ponto. Só podem escolher daquela lista. E há outras imposições editoriais."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E referiu outro aspeto a reter: "E depois há outras questões que os fãs NUNCA entendem. Por exemplo, houve imensas críticas por se ter reeditado o Batman Ano Um na colecção Batman 75 Anos, da Levoir. A Devir lançou esse livro DUAS vezes, uma em versão trade simples, que vendeu mais de 7000 exemplares, e outra a versão longa com os extras, 3 anos depois, que ESGOTOU quase 4000 exemplares. E esta edição da Levoir TAMBÉM vendeu bem. Como é? Os livros que são reeditados muitas vezes, é porque vendem MUITO BEM. Eu entendo alguma frustração por parte dos fãs hardcore. Mas e os outros? Os leitores novos ou que entraram nisto agora, não podem ter o Batman Ano Um, ou o Wolverine do Frank Miller, ou o Aranha do Straczynski?"

      Eliminar
    2. Curioso o exemplo do Batman Ano 1 que era o 1 volume da colecção,mas não o único em reedição como o Asilo Arkham,e se e o próprio editor que diz que conforme avança a colecção perde leitores,seria curioso saber números dos outros.Atençao não estou a criticar a reedição porque dc e marvel o que mais reedita são clássicos,só não os vendem e no meio de coleçoes de jornais ou outras parecidas.

      Eliminar
  20. Relativamente ao acordo ortográfico o que eu penso é o seguinte: não sou defensor dele, porém também não sou contra, nem me tira o sono. Não percebo porque é que há gente a implicar com isso. Acho ridículo que se implique por uma coisa que afeta 4% das palavras portuguesas. E sim, escrevo com o novo acordo. Escrevi uma dissertação de mais de 100 páginas com ele, e habituei-me a ele seja em termos de leitura como de escrita. Tanto que há dias vi escrita a palavra "protector" e não "protetor" e a minha 1ª impressão foi de que a palavra seria inglesa. E se em toda a história da língua portuguesa foram sendo lançados novos acordos, porquê implicar com este?! Implicar com o novo acordo ortográfico, na minha opinião é um mero fait diver e ser-se velho do Restelo.

    ResponderEliminar
  21. É sempre uma boa notícia qualquer editora lançar uma coleção de BD.
    Fico triste pela LEVOIR, pois não deverá publicar titulos da Marvel tão cedo, apesar da excelente qualidade e preços apelativos.
    Infelizmente a escolha dos primeiros números é muito má para quem já é colecionador há alguns anos, estamos a falar de 4 números já publicados em portugal e em capa dura, à exceção do número do Capitão América.
    Vou aguardar por uma lista mais completa e ver se realmente compensa comprar tudo, por causa da lombada, ou então seleccionar apenas os melhores albums.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O do Aranha, tenho quase a certeza que também só saiu em capa mole.

      Eliminar
    2. Sim tens razão
      Esqueci-me desse :)

      Eliminar
  22. eskorpiao1/10/15 09:41

    Como já foi dito, pode ser até bom para nós que a Levoir fique limitada no que diz respeito a super-herois. Banda desenhada é muito mais do que Marvel e DC e, se por causa desta colecção, a Levoir se vir ''obrigada'' a virar-se para outros géneros, por mim será excelente. Comprei 8 livros da colecção Novela Gráfica e nenhum me desiludiu. Uma segunda colecção seria fantástico. Entre o que se tem feito de muito bom em bd na Europa, Japão e editoras mais pequenas dos US, há muito mais a publicar, ler e descobrir do que a Marvel e DC têm para oferecer.

    ResponderEliminar
  23. eskorpiao1/10/15 09:59

    Já agora, e para ajudar nas escolhas, estes são os primeiros 10 numeros:

    1. O Espetacular Homem-Aranha: Regresso às Origens
    2. Vingadores: O Último Ato
    3. Capitão América: Uma Nova Era
    4. Os Surpreendentes X-Men: Sobredotados
    5. O Incrível Hulk: Planeta Hulk 1
    6. Supremos: Super-humanos
    7. Guerra Secreta
    8. Demolidor: Diabo da Guarda
    9. O Incrível Hulk: Planeta Hulk 2
    10. Ghost Rider: A Caminho do Inferno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. E de inédito só o Demolidor que não saiu pela Levoir,o Já citado Planeta Hulk e Guerra Secreta,e a numeração ao contrario da Levoir não e Seguida porque as 2 partes de Planeta Hulk são seguidas mas tal como no Brasil sai salteado o 2a arco do Aranha do Straz sai nesta colecção e continua na vermelha,Supremos já saiu em Ultimate Marvel e Homem Aranha

      Eliminar
  24. Para alguém como eu que faz compras cirúrgicas, devido não só a dinheiro mas também ao espaço, este tipo de colecção (ainda por cima de super-heróis) passa-me completamente ao lado.

    Acho que se não tiver muita coisa repetida será interessante para quem segue a Marvel, mas sob um ponto de vista mais pessoal, subcrevo o comentário sobre isto "obrigar" a Levoir a voltar-se para outro tipo de BD.

    Visto estar confirmado que irá haver uma colecção "Novelas Gráficas 2", este lançamento da Salvat até abre caminho a que a Levoir dê prioridade à publicação de dita colecção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Visto estar confirmado que irá haver uma colecção "Novelas Gráficas 2""

      Quem e aonde é que se confirmou isso? Eu não li nada sobre isso em lado nenhum.

      Eliminar
    2. Tens razão reignfire.
      As minhas desculpas pela imprecisão.

      Reformulo: visto haver a intenção de publicar uma 2a colecção de novelas gráficas.

      Eliminar
    3. "Reformulo: visto haver a intenção de publicar uma 2a colecção de novelas gráficas."

      Mas estás impreciso outra vez. Ninguém manifestou intenção nenhuma relativamente a nada.

      Repito, as únicas intenções manifestadas e que temos como certas dadas as fontes, seja a equipa editorial e o Pedro Cleto, são:

      a) enquanto a Salvat estiver a editar a sua coleção Marvel, a Levoir não irá editar coleções Marvel.
      b) a Levoir tem projetos não-Marvel em vista, sim, mas não foram tornadas públicas as intenções desses projetos, nem a que é que as mesmas respeitam.

      Conclusão: até ao momento, qualquer coisa que se tenha dito sobre futuros projetos da Levoir, são mera especulação.

      Eliminar
    4. Não quero entrar numa discussão sem fim nem ter que justificar cada frase.
      Apenas digo que tu não sabes o que eu sei ou deixo de saber e assim como eu tive o cuidado de assumir o meu erro, não percebo a necessidade em corrigir a minha correcção, ou até percebo mas lá está, não quero entrar por aí. Podendo até vir a nunca haver uma segunda parte dessa colecção, foi-me dito por alguém a quem atribuo credibilidade que havia a intenção de a publicar. E isso não é especulação.

      Eliminar
  25. eskorpiao1/10/15 15:59

    Neste mesmo post o Pedro Cleto escreveu: ''E será, com certeza, oportunidade para a Levoir editar boa BD de outras origens... como a seu tempo irei divulgar aqui.''

    Levando em consideração que esta não é a primeira vez que o Pedro lança uma ''hint'' deste tipo e, tal como todos nós que lemos este blog sabemos, ele será dos mais bem informados sobre planos de publicação de bd em Portugal, eu tomaria como quase certa uma segunda colecção de Novelas Gráficas num futuro mais ou menos próximo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não há confirmação nenhuma acerca de nada. O dizer "'E será, com certeza, oportunidade para a Levoir editar boa BD de outras origens... como a seu tempo irei divulgar aqui.'', apenas pode querer significar que, se houver alguma novidade e quando for autorizado a revelar, irá fazê-lo. O dizer que poderá editar bd de outras origens, até poderá ser da DC, isto se o termo "origem" for relativo a origem editorial. Se for relativo a origem geográfica, então à partida não serão comics, mas ainda assim poderá ser muita coisa: franco-belga, manga, fummettis, novelas gráficas 2, whatever...

      A única coisa que está confirmada pelas palavras do próprio editor, é que a Levoir não irá lançar nenhuma coleção Marvel enquanto a coleção da Salvat estiver a ocorrer. E que para 2018 logo se vê, isto se a Salvat não decidir ampliar a coleção.

      Eliminar
    2. eskorpiao1/10/15 22:12

      Reignfire, é a tua interpretação. Tens razão, não há confirmação oficial mas a minha interpretação é diferente da tua, e acredito que vamos mesmo ter uma novela gráfica 2 até ao final do ano. Não percebo é essa irritação toda. Ou tu achas que só podemos discutir o que está confirmado oficialmente ou que tu achas que devemos discutir? Tem calma porque aqui gostamos todos de bd e ninguém é dono da verdade e da razão absolutas.

      Eliminar
  26. Eu preferia DC (Vertigo), mas pronto...
    Tipo, uma colecção completa do Y, ou do Fables (ainda não terminou?), ou Authority, etc...
    Uma coisa que tivesse princípio, meio e fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fables - a série principal, já acabou em julho. Agora está a sair o spin-off "Fables - the wolf among us". Não creio que a Levoir lance Fables porque ao todo são 22 volumes, e a Levoir só tem lançado coleções de 10 a 15 vols..

      Eliminar
  27. "Não quero entrar numa discussão sem fim nem ter que justificar cada frase.
    Apenas digo que tu não sabes o que eu sei ou deixo de saber e assim como eu tive o cuidado de assumir o meu erro, não percebo a necessidade em corrigir a minha correcção, ou até percebo mas lá está, não quero entrar por aí. Podendo até vir a nunca haver uma segunda parte dessa colecção, foi-me dito por alguém a quem atribuo credibilidade que havia a intenção de a publicar. E isso não é especulação."

    É tudo uma questão de semântica. Uma coisa é tu dizeres: "eh pah, alguém disse-me", outra é tu dizeres "está confirmado". E a mesma pessoa que te disse isso, com certeza que não está à espera ou não quer ou não concorda que andes a partilhar essa informação em blogs da especialidade. E sim, o que estás a dizer é pura especulação. Enquanto não houver uma confirmação oficial por parte da editora e/ou dos seus editores ou de bloggers de referência e de preferência, com a autorização dos editores, tudo o que for dito são especulações. Às vezes diz-se muita coisa que depois não vem a acontecer. Por exemplo, no ano passado também se falava, e mesmo gente que está por dentro desta indústria, que haveria uma 2ª coleção Marvel em 2014, até que chegou-se ao final da 1ª coleção, e como a editora não anunciou nada, assumiu-se pelo burgo que afinal não iria haver 2ª coleção.

    ResponderEliminar
  28. O que se está a verificar com a Levoir e a Salvat (e a ASA/Publico?) é que a BD afinal até vende!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos Marvel e Batman têm vendas aceitáveis. O resto do universo DC, mesmo incluindo Superman, pelos vistos vende muito menos, e é por isso que tenho dúvidas de se a Levoir em breve voltará a apostar numa coleção genérica de DC.

      Mas o que vale é que as coleções com jornais, que têm sido, por ano, duas-três da Levoir e duas da Asa, têm acontecido porque os jornais, designadamente o Público, têm suportado bastante estas iniciativas. Se não fossem os jornais, jamais as editoras, por iniciativa própria lançariam coleções deste género e com livros com preços mais em conta. Cheira-me que enquanto o Público estiver disposto a enveredar por estas iniciativas, tudo bem, mas se acontece o Público fechar a torneira, acho que a bd em Portugal sofre bastante, visto que duvido que outros jornais e revistas estejam dispostos a apostar em coleções de bd.

      No panorama editorial as coisas vão andando, mas não estão fáceis, e muito pior para as editoras de franco-belga. Devir em média deve lançar 1 livro por mês, a G-Floy 1 por cada 2 meses. Asa e Arcádia ainda muito mais a conta-gotas vão lançando livros - 1 livro a cada 3-4 meses, praí? E sendo que Asa tem dado prioridade a grandes títulos como Astérix, Blake e Mortimer, Lucky Luke.

      Eliminar
    2. Migasmike2/10/15 22:54

      Tem Suportado entre aspas. Se estas iniciativas não dessem lucro o Publico e outros já teriam desistido a muito... e como temos visto ao longo destes anos os lançamentos desta ordem tem sido constantes

      Eliminar
    3. "o Publico e outros"

      É o Público e apenas um outro, que eu me lembre que é o jornal Sol.

      "já teriam desistido a muito"

      Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Correio da Manhã, revista Visão, esses sim, já desistiram à muito.

      "Se estas iniciativas não dessem lucro"

      Acredito que estas iniciativas não sejam de todo lucrativas prós jornais. Creio que em vários casos as vendas possam apenas ser aceitáveis, permitindo que se possa continuar a efetuar estas iniciativas 4 vezes ao ano no caso do Público e uma vez por ano no caso do Sol. E sim, se estas iniciativas constituíssem um prejuízo prós jornais eles teriam desistido à muito.

      E convém lembrar que apesar de as iniciativas irem acontecendo, os jornais andam a controlar os custos das mesmas, edição a edição. O tipo de papel já foi melhor noutras coleções anteriores, no caso da Marvel e DC, para manter o preço de 8,90€, têm de efetuar um esforço de que cada edição não tenha mais de 150 páginas. E o nº de volumes que noutros tempos poderia ir de 20 a 25, agora anda entre os 10 a 15 vols..

      Eliminar
    4. Migasmike3/10/15 03:16

      A devir também faz parte dessas outras que referi sendo que agora também andam virados para mangá.

      Pensas mesmo que devem ser só aceitáveis? Se não desse lucro (quantidade de dinheiro amealhado depois de descontos, ordenados e gastos editoriais) acredita em mim que eles paravam de lançar depois da coleção acabar... Isso de agora serem de 15 volumes pode dever-se a acordos com outras empresas (CD de música, filmes, livros de história que os jornais costumam publicar), o que os leva a ter edições mais pequenas para não coincidir com lançamentos de outras coleções.

      Eliminar
    5. Migasmike3/10/15 03:20

      Se não verdade andasse tão na "corda-bamba " como das a entender eles como empresa paravam já antes que começasse a dar prejuízo, não iam andar aqui a apostar como se fosse um casino

      Eliminar
    6. "Pensas mesmo que devem ser só aceitáveis? Se não desse lucro (quantidade de dinheiro amealhado depois de descontos, ordenados e gastos editoriais) acredita em mim que eles paravam de lançar depois da coleção acabar..."

      "Se não verdade andasse tão na "corda-bamba " como das a entender eles como empresa paravam já antes que começasse a dar prejuízo, não iam andar aqui a apostar como se fosse um casino"

      Mas é isso. Quando digo que podem ser vendas aceitáveis não refiro, não é na corda-bamba, mas que como diz o tuga: "olha, dá pró gasto", ou seja e como bem dizes, que seja suficiente para os descontos, ordenados e gastos editoriais e pra obter algum lucro mesmo que seja pouco.

      Quando eu disse "Acredito que estas iniciativas não sejam de todo lucrativas prós jornais.", o que eu quis dizer foi que não acredito que as vendas cheguem sequer perto de 70% de exemplares vendidos, se bem que há casos isolados em que isso possa acontecer, e até casos isolados de volumes que esgotem mesmo. Mas são casos isolados e não o global da coleção.

      "Isso de agora serem de 15 volumes pode dever-se a acordos com outras empresas (CD de música, filmes, livros de história que os jornais costumam publicar), o que os leva a ter edições mais pequenas para não coincidir com lançamentos de outras coleções."

      E como explicas então a contenção dos custos em tentar não ultrapassar as 150 páginas e a baixa da qualidade do papel? Será que se deve apenas a aumento de impostos, da inflação e dos custos de royalties e da matéria prima? Pah, não sei.

      Eliminar
  29. Technospike2/10/15 12:51

    Bom, vou ter que ir vasculhar revistas para confirmar se já tenho alguns destes primeiros 10 volumes ou não...

    1. O Espetacular Homem-Aranha: Regresso às Origens
    Este recordo-me que saiu em edições mensais normais lançadas pela Devir.

    2. Vingadores: O Último Ato
    Tenho alguma ideia de ver isto em banca, mas não me recordo do formato.. chegou a sair em edições mensais normais lançadas pela Devir?

    3. Capitão América: Uma Nova Era
    Saiu como TPB com uma colecção de um jornal (Correio da Manhã/JN?)

    Os restantes, não faço ideia... alguém sabe?
    4. Os Surpreendentes X-Men: Sobredotados
    5. O Incrível Hulk: Planeta Hulk 1
    6. Supremos: Super-humanos
    7. Guerra Secreta
    8. Demolidor: Diabo da Guarda
    9. O Incrível Hulk: Planeta Hulk 2
    10. Ghost Rider: A Caminho do Inferno

    ResponderEliminar
  30. Saíram pela BDMania em HC ou TPB - https://edicoesbdmania.wordpress.com/category/edicoes-bdmania/ :

    2. Vingadores: O Último Ato - HC.
    4. Os Surpreendentes X-Men: Sobredotados - HC
    10. Ghost Rider: A Caminho do Inferno - TPB

    Saíu em comic pela Devir:

    6. Supremos: Super-humanos

    O 5, 7, 8 e 9 são inéditos.

    ResponderEliminar
  31. na minha opinião até se entende a reediçao de alguns volumes aqui presentes "avengers a queda" "motoqueiro fantasma ou ate astonishing x men" mas o que realmente me deixa frustado é se editarem a saga da fenix avengers forever etc que sairam a bem pouco tempo pela levoir
    dos 10 livros anunciados devo comprar 7 ou 8 exemplares mas fico indignado com estas republicações de titulos que foram lançados pela levoir á bem pouco tempo
    Quanto a levoir um grande agradecimento pelo seu esforço nas coleções marvel mas agora espero que realmente publiquem DC ou vertigo aqui em portugal :)

    ResponderEliminar
  32. Serão à partida 20 reedições. 6 reedições já sabemos quais são. Qualquer um desses pode constar nas 14 reedições que faltam saber e que não englobam edições que foram publicadas pela Levoir:

    - The Amazing Spider-Man: Birth of Venom (saiu pela Abril/Controljornal em O Melhor do Homem-Aranha #1)
    - Wolverine: Wolverine (saiu pela Devir em Eu, Wolverine)
    - New X-Men: E is for Extinction (saiu pela Devir em Novos X-Men 1: E de Extinção)
    - Punisher: Welcome Back Frank (Parte 1 e 2) (saiu pela Devir em Justiceiro: O Regresso do Justiceiro)
    - Ultimate Spider-Man: Power and Responsibility (saiu nas revistas Ultimate Marvel e Ultimate Homem-Aranha, ambas pela Devir)
    - The Mighty Thor: In Search of the Gods (saiu parcialmente (acho eu) na revista Wolverine da Devir)
    - Astonishing X-Men: Dangerous (saiu em Astonishing X-Men 2: Perigo da BDMania)
    - Spider-Man: Blue (saiu em mini-série e foi reeditado em TPB Homem-Aranha Azul pela Devir)
    - New X-Men: Imperial (saiu em Novos X-Men 2 - A 3ª Espécie pela Devir)
    - Fantastic Four: Unthinkable (saiu parcialmente pela Devir em Quarteto Fantástico: Para além da Imaginação 1 de 2) - duvido que tenhamos livros do Quarteto, devido àquilo que já sabemos
    - 1602 (já publicado em Marvel 1602 1 e 2 pela Devir)
    - The Amazing Spider-Man: Revelations & Until the Stars Turn Cold (publicado em comic e TPB pela Devir)
    - Eternals (saiu em TPB pela Panini Espanha)
    - World War Hulk (inédito em PT-PT apesar de ter saído em comic nas bancas pela Panini Brasil)
    - Fantastic Four: The End (saiu em TPB pela Panini Espanha)
    - Hulk: Scorched Earth (inédito em PT-PT apesar de ter saído na revista Universo Marvel nas bancas pela Panini Brasil)
    - Battle Scars (inédito em PT-PT apesar de ter saído na revista Avante, Vingadores! nas bancas pela Panini Brasil)
    - Silver Surfer: Origins (saiu na Série Ouro com o Correio da Manhã)
    - Spider-Island (Parte 1 e 2) (inédito em PT-PT apesar de ter saído na revista Homem-Aranha nas bancas pela Panini Brasil)
    - Marvel Knights Spider-Man: Down Among the Dead Men (publicado em comic pela Devir e TPB pela Panini Espanha)
    - Marvel Knights Spider-Man: Venomous (publicado em comic pela Devir)
    - The Infinity Gauntlet (saiu na mini-série em revista e TPB Desafio Infinito pela Abril/Controljornal)
    - Spider-Man: Happy Birthday (publicado em comic pela Devir)
    - Wolverine: Get Mystique (inédito em PT-PT apesar de ter saído na revista Wolverine nas bancas pela Panini Brasil)
    - The Hulk: Dogs Of War (publicado na coleção Hulk pela Devir e JN)
    - Iron Man: The Five Nightmares (inédito em PT-PT apesar de ter saído na revista Avante, Vingadores! nas bancas pela Panini Brasil)
    - Professor X: The Muir Island Saga (saiu em revista e TPB Fantásticos X-Men pela Abril/Controljornal)
    - Daredevil: The Man Without Fear (publicado em comic e TPB pela Devir)
    - Iceman: Zero Tolerance (publicado nas revistas Espantosos X-Men e Wolverine pela Devir)

    ResponderEliminar
  33. Já os livros que foram editados pela Levoir e que ainda são hipótese de serem relançados nesta coleção, são:

    - Uncanny X-Men: Dark Phoenix
    - Iron Man: Extremis
    - Thor: Reborn
    - Captain America: Winter Soldier
    - Avengers: Forever (Parte 1 e 2)
    - The Amazing Spider-Man: Kraven's Last Hunt
    - Marvels
    - Daredevil: Born Again
    - Marvel Super Heroes: Secret Wars (Parte 1 e 2)
    - Iron Man: Demon in a Bottle
    - House of M
    - Civil War
    - Wolverine: Weapon X
    - Wolverine: Old Man Logan
    - Secret Invasion
    - Doctor Strange: The Oath
    - Siege
    - Nick Fury: Agent of S.H.I.E.L.D. (Parte 1) - 3 issues (de 12) deste volume não saíram pela Levoir
    - Fear Itself (Parte 1 e 2) - contêm algumas issues inéditas
    - The Amazing Spider-Man: Death of the Stacys
    - Avengers vs. X-Men (Parte 1, 2 e 3) - a sair, deverá conter alguns issues inéditos
    - Avengers: Standoff - contém alguns issues inéditos
    - Uncanny X-Men: Days of Future Past
    - Captain America: War and Remembrance
    - X-Men: Children of the Atom
    - Avengers Icons: Vision
    - Guardians Of The Galaxy: Legacy

    ResponderEliminar
  34. 20 títulos em 60 pode parecer muito, mas para se tratarem de verdadeiras redições, creio que deveriam ter estado disponíveis anteriormente em álbuns de formato semelhante... agora se histórias de algum arco foram publicadas em revistas da devir ou se sairam em edições panini br, creio que dificilmente poderão ser consideradas reedições. tenho feito colecção das edições levoir / público, e fiz a panini pt. tenho algumas coisas antigas da devir, e nada da panini br - não consigo folhear aquelas revistas com uma qualidade de papel tão fraca e um português que é como láminas a rasgar-me os olhos. portanto, acho que não vou ficar muito prejudicado com o plano que se anuncia... e agrada-me que durante estes dois anos a levoir se possa dedicar a outros projectos enquanto a salvat nos entretém com a marvel. uma novelas gráficas 2, ou uma outra série Dc ou mesmo uma surpreendente colecção vertigo ou image seriam muito bem recebidas... por fim, gostaria de dar os meus parabéns de uma forma pública ao melhor editor destas bandas - o josé hartvig de freitas, cujo incansável trabalho merecia ser reconhecido com uma estátua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu antes daria os parabéns a toda uma equipa: ao Freitas, ao Rui Alves, ao Lameiras, etc.

      Eliminar
  35. Viva,

    Alguém me sabe dizer onde estarão a ser vendidos livros desta nova colecção na zona de Lisboa?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  36. Alguem que já comprou o 1º volume reparou nalgum problema na lombada?

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1031987156842803&set=a.200746219966905.49681.100000945840254

    ResponderEliminar
  37. Olá Pedro, saudações.
    Eu estou no Brasil e de seguida estarei indo ao Japão mas gostaria de encomendar esta coleção para minha morada aí em Portugal. Você poderia me explicar como posso fazer, uma vez que a mesma já se encontra bem adiantada. Cumprimentos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...