15/09/2015

Comic Con institui prémio para BD






A Comic Con Portugal anunciou a criação dos Galardões de BD, que pretendem distinguir o que de melhor foi editado nesta área entre Agosto de 2014 e Julho de 2015.

As categorias previstas no regulamento dos Galardões de BD são as seguintes: Galardão Anual Comic Con BD (para o melhor álbum nacional, com um prémio monetário de 2000 euros), Excelência na Escrita de BD, Excelência na Ilustração de BD, Excelência na Criação de Curtas de BD e Excelência na Edição em Português de BD de Autores Estrangeiros.
Os novos troféus herdam a dinâmica dos Prémios Profissionais de BD, atribuídos em 2013 e 2014, tendo como base um Grande Júri de 15 a 20 personalidades ligados aos quadradinhos, entre autores, editores, críticos, livreiros e divulgadores, que numa primeira fase seleccionarão quatro ou cinco títulos em cada uma das categorias e depois votarão nos vencedores.
Os vencedores dos Galardões de BD serão conhecidos durante uma cerimónia a realizar durante a Comic Con Portugal, que vai regressar à Exponor, em Matosinhos, de 4 a 6 de Dezembro.
Grande evento de divulgação da cultura pop, que contou com mais de 30 mil visitantes na sua primeira edição, no ano passado, a Comic Con Portugal anunciou já alguns dos convidados nas diferentes áreas.
O nome mais sonante até ao momento, já anunciado em As Leituras do Pedro, é Jason Momoa, que interpreta Aquaman, no recente filme “Batman vs. Superman”, e Khal Drogo, na adaptação televisiva de “Game of Thrones”. Da área da TV, da série “Teen Wolf”, estão já anunciados também Holland Roden, Linden Ashby e Susan Walters.


Juan Cavia (desenhador de Dog Mendonça e autor do cartaz deste ano) e o japonês Tsuneo Sanda (ilustrador de Star Wars e Star Trek) são outros autores de banda desenhada ou ilustradores já confirmados, a que se juntam, na área da literatura, Samantha Shannon (“The Bone Season”) eDavid Anthony Durham (autor da saga “Acácia”).

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 13 de Setembro de 2015)

2 comentários:

  1. E o desenhador dinamarquês Peter Snejbjerg, convidado da G.Floy para o lançamento do seu livro "Esquadrão da Luz", não esquecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, José de Freitas!
      Obrigado pela rectificação.

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...