29/09/2015

Jim Del Monaco: O cemitério dos elefantes











No pequeno texto que me foi pedido para incluir neste novo álbum de Jim Del Monaco, que é posto à venda hoje, concluía com uma pergunta: “Estou curioso para ver qual de nós dois envelheceu mais...”
A resposta, que evidentemente me é desfavorável, é apenas uma: Jim Del Monaco está praticamente na mesma.

Ou antes, até está melhor: o traço de Luís Louro está mais maduro, mais contido e o trabalho de cor e de sombras, feito em computador, transmite-lhe um brilho que até agora nunca tinha tido.
Quanto ao resto – a história, as histórias (o que não é pouco) – foi como reencontrar um amigo – vários amigos, uma amiga, até um inimigo! - que não se via há anos.
O regresso de Jim Del Monaco à selva africana, indiscutivelmente o seu habitat natural, depois de aventuras siderais e corridas de automóveis, foi um passo acertado e trouxe-o de volta ao local onde tudo faz mais sentido.
O humor, feito de trocadilhos, alusões, inversão de situações e gags recorrentes, continua simples, aqui e ali atrevidote, mas eficaz. Se o contexto da série e o relacionamento entre Jim, Gina e Tião continuam similares, os temas foram actualizados, o que permite que todos e não só os antigos leitores - ou os leitores mais antigos… - possam desfrutar da sátira e das referências. Onde antes imperavam os heróis (Mandrake, Fantasma, Tarzan) e as situações dos quadradinhos e da literatura, agora estão os oriundos das séries televisivas (The Walking Dead) e do cinema (Men in Black), a par de temas de cultura geral como a cadela Laika ou os míticos cemitérios dos elefantes, sendo que estes últimos dão o mote à história mais consistente e conseguida.
O álbum, comemorativo dos 30 anos da série, inclui igualmente uma entrevista com os autores, depoimentos de personalidades de diversas áreas, curiosidades e alguns extras relacionados com o seu making-of.

Jim Del Monaco #8: O cemitério dos elefantes
António Simões (argumento)
Luís Louro (desenho)
ASA
Setembro de 2015
297 225 mm, 64 p., cor, cartonado
ISBN / 9789892333458
14,85 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...