16/09/2015

All You Need Is Kill










Quem segue com alguma regularidade este blog, sabe com certeza que não é muito fácil encontrar por aqui análises a mangas. Não por qualquer preconceito, mas porque têm sido poucos os mangas que me têm conquistado – e não é por falta de procura da minha parte…
Por isso, também por isso, este All You Need Is Kill revelou-se uma agradável surpresa.

Não que se trate de uma obra-prima nem de uma leitura imperiosa, mas como leitura ligeira e aliciante permite preencher um bom pare de horas.
Ambientado num futuro indefinido, mostra a Terra invadida pelos Mimics, uma raça extraterrestre semelhante a enormes ouriços, que ameaçam exterminar a raça humana.
Para os deter – para os tentar deter – existe um exército que se vai mostrando impotente face ao maior potencial bélico inimigo, mas onde se destacam a pouco e pouco dois elementos especiais: Keiji Kiriya, o protagonista, e a bela Rita Vrataski, uma veterana no combate aos Mimics, apesar da sua juventude.
Mas, o que começa por uma pouco interessante narrativa de acção, transforma-se aos poucos numa conseguida exploração do espaço-tempo porque, dia após dia – melhor dizendo, cada vez que o protagonista morre em combate – a acção volta ao início e assistimos – pela enésima vez – ao dia ‘um’ dos seus confrontos com os invasores e à aprendizagem que esses constantes retrocessos vão trazendo à sua vida.
A forma como o argumento está desenvolvido a partir deste pressuposto, a sua originalidade e o final que foge ao que parecia inevitável, justificam a leitura deste ‘mini’ manga que conta ‘apenas’ quatro centenas de páginas em dois volume, lançados (quase) simultaneamente em Portugal.

All You Need Is Kill #1 e 2
Novela original de Hiroshi Sakurazaka, 
Storyboard de Ryosuke Takeuchi, 
Personagens de Yoshitoshi ABe 
Desenho de Takeshi Obata, o criador de Death Note
Edições Devir
Portugal, Junho de 2015
126x190 mm, 216 p., pb, capa mole
9,99 €

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...