01/09/2015

El Proyecto Marvels













Um pouco na linha de Marvels, de Kurt Busiel e Alex Ross, esta obra de Ed Brubaker e Steve Epting, é também uma (bela e conseguida) homenagem aos primeiros tempos – e aos primeiros heróis – da Marvel.

Nela, Brubaker faz uma abordagem diferente da da obra citada, optando por encaixar os primeiros heróis dos anos 1940 – ainda a marvel era Timely – na cronologia original, dando o protagonismo conjunto a ‘pesos pesados’ como o Capitão América, Namor ou Tocha Humana (o original), como a heróis que caíram no esquecimento como Angel (o narrador), para além das participações/referências a Red Hargrove, Fiery Mask, Phantom Bullet ou Mister E.
O resultado, é uma história longa (mais de 200 páginas) bem pensada e estruturada, entre o policial/espionagem (que Brubaker tão bem domina) e o super-heróico, na qual os novos (velhos) heróis (se) encaixam nos momentos marcantes que já conhecemos, com realce para as primeiras intervenções do Capitão América, Namor e Tocha Humana e na sua participação conjunta na II Guerra Mundial (incluindo na defesa de Pearl Harbour), preenchendo algumas lacunas, dando um novo sentido a alguns episódios e proporcionando um ganho de consistência e credibilidade a uma época marcante da história dos comics que (, paradoxalmente?) nunca foi pensada assim!
Da sua leitura, cativante e com capacidade de surpreender, fica uma agradável sensação de nostalgia e a certeza de que esta época (ficcional) nos é apresentada como nunca a tínhamos visto.
O trabalho gráfico de Epting está ao (bom) nível a que já nos habituou, com um traço realista, expressivo e personalizado, assente numa construção de páginas dinâmica e diversificada e bem apoiado pelo trabalho do colorista Dave Stewart.

À edição espanhola, na qual fiz esta (aconselhável) leitura, com a habitual qualidade gráfica, acentuada pela capa dura e o papel de gramagem superior ao normal, aponto apenas a falta de um (segundo) texto de apoio, que apresentasse e contextualizasse os heróis (quase desconhecidos) que, como escrito atrás, afinal são co-protagonistas de El Proyecto Marvels.

El Proyecto Marvels
Inclui The Marvels Project 1-8 USA
Ed Brubaker (argumento)
Steve Epting (desenho)
Dave Strewart (cor)
Panini Comics
Espanha, Julho de 2015
ISBN: 9788490941973
175 x 265 mm, 224 p., cor, capa dura, 20, 95 €

3 comentários:

  1. Boas Pedro, será que me podia indicar alguma loja no porto que venda comics ou livros de bd de star wars , como por exemplo a coleção da altaya, de preferencia num shopping.
    Se conhecer alguem particular que venda tambem podia dar.

    ResponderEliminar
  2. Caro Mano da Street,
    Star Wars, no Porto, só na Mundo Fantasma, no Centro Comercial Brasília, na Boavista, mas em edição original americana, claro.
    Quanto à colecção portuguesa da Planeta de Agostini/Altaya, que a própria editora já não tem, só mesmo por acaso ou nalgum site de leilões.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Pedro, agradeço muito me ter respondido.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...