08/06/2016

Darth Vader #1








O acaso juntou no tempo (de publicação no blog, que não de leitura) Kingpin e Darth Vader. De comum aos dois, o facto de serem vilões transformados em protagonistas.

Antes de avançar, um ‘pré-aviso’: não sou fã de Star Wars, vi os filmes (tardiamente e não todos) por isso parti para esta leitura em desvantagem em relação à maioria – acredito eu – dos que o vão ler. Perdi, por isso, muitas das (muitas) referências, ligações e piscares de olhos que inevitavelmente existem no livro.
Apesar disso – desconhecendo maioritariamente o que aconteceu antes e o que se passou depois, tive oportunidade de ler uma banda desenhada de aventura e ficção-científica, que aproveita – e expande mais um pouco – o imenso potencial que tem o universo Star Wars.
Na trama, encontramos um Darth Vader caído em desgraça e obrigado a servir outros, a tentar recompor-se e recuperar o poder de que já desfrutou, em sucessivos esquemas e ataques em que, apesar de alianças temporárias e parcerias pontuais, ressalta a sua individualidade – e a sua incapacidade de confiar nos outros – enquanto reforça os traços – negros… - da sua personalidade.
O argumento de Kieron Gillen expande esse universo mítico, acompanhado – bem – pelo traço do veterano Salvador Larroca, à vontade tanto no tratamento da figura humana como nos cenários celestes ou na recriação de seres e naves fantásticos, num todo assente em fundo (de pranchas) negro que, acompanhado pelos tons escuros predominantes, acentua o lado negro de Daeth Vader.
Numa edição com boa apresentação, em termos de capa, encadernação, papel e impressão, faltam pormenores, como por exemplo à não inclusão das capas como separadores dos capítulos (leia-se dos comics), o que ajudaria a compartimentar a acção e a perceber alguns hiatos, embora as ilustrações (não identificadas) estejam reunidas no final do livro.

Darth Vader 1
Inclui Darth Vader #1 a #6 USA (2015)
Kieron Gillen (argumento)
Salvador Larroca (desenho)
Edgar Delgado (cor)
Planeta
Portugal, Maio de 2016
170 x 260 mm, 152 p., cor, capa dura
16,95 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Achei muito bom como Anakim não era um grande Jedi (apesar do que contado por Yoda e Obi-wan nos filmes),já como vilão e perfeito e a invasão a covil de Jabba e tal e qual a invasão que o seu filho ira fazer mais tarde no episódio 6.A não perder a 2a temporada de Star Wars Rebels no Disney Channel aonde Vader e muito outros personagens aparecem

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...