13/06/2016

Superman vs. Muhammad Ali




Em 1978, depois de vários encontros do Super-Homem com ícones reais norte-americanos como John Kennedy, Bob Hope ou Lerry Lewis, a DC Comics imaginou um impossível combate entre o maior de todos os heróis dos quadradinhos e Muhammad Ali, campeão mundial de pesos pesados.
O recente falecimento deste último, no passado dia 4, justificou uma releitura deste ‘estranho’ clássico’.

Escrito por Dennis O’Neil e desenhado por Neal Adams, Dick Giordano e Terry Austin, uma equipa criativa veterana à altura dos pergaminhos dos protagonistas, Superman vs Muhammad Ali tem como ponto de partida uma invasão da raça Scrubb, que tem como objectivo destruir a Terra, por temer as suas tendências bélicas. Como única alternativa, o imperador dos invasores propõe um combate entre o campeão scrubb e o terrestre, o que obriga os ‘dois maiores heróis da Terra’ a lutarem entre si para discutirem o direito a combater o campeão extraterrestre, pela sobrevivência do planeta.
Para equilibrar o confronto, o Super-Homem perde os poderes e treina boxe com o seu opositor, pois será no ringue (!) que a disputa terá lugar e os dois combates, aguardados com enorme expectativa por todo o universo(!), serão decididos aos pontos.
Com a esperada ingenuidade e grandiloquência que caracterizaram muitas das histórias de super-heróis da época, Superman vs Muhammad Ali tem algumas sequências curiosas e acaba por ter um duplo desfecho bastante surpreendente.
Se o protagonismo é dividido entre Superman e Ali, a verdade é que a história parece ter sido escrita à medida deste último e com o propósito de o engrandecer, mas há que reconhecer que sob diversos aspectos o retrato traçado do pugilista é bastante real, com destaque para o seu temperamento explosivo e a fanfarronice antes dos combates.



A edição original apresentava uma capa dupla, que colocava os dois contendores no ringue, rodeados por uma enorme multidão, onde eram reconhecíveis dezenas de personalidades, entre as quais os presidentes Ford e Carter, os Beatles, Woody Allen, Pelé, os Jackson 5, Andy Warhol, John Wayne ou Frank Sinatra, bem como os criadores da BD e diversos super-heróis.

Superman vs. Muhammad Ali
Dennis O’Neil (argumento)
Neal Adams, Dick Giordano e Terry Austin (desenho)
Panini Comics
Brasil, Dezembro de 2011
190 x 280 mm, 72 p., cor, capa dura
R$ 22,90

(versão revista e ampliada do texto publicado no Jornal de Notícias (edição online) de 4 de Junho; clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Gostaria de comprar o livro aonde posso encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que não será fácil, Luís.
      Esta edição é brasileira e está esgotada na editora.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...