27/06/2016

J. Kendall #118







O regresso de Myrna, a serial killer que, à distância, ama e odeia Julia, marca mais um volume duplo da criminóloga de Garden City, actualmente - finalmente! - distribuído em Portugal, em mais uma lição de escrita de Giancarlo Berardi.

O argumentista, subverte a habitual estrutura das aventuras de Julia, ao colocar Myrna como narradora, no papel que habitualmente cabe à criminóloga. Desta forma, são os monólogos da assassina em fuga - e em rota de aproximação à sua paixão doentia, dando corpo à sua fixação nela - que os leitores ‘ouvem’, de algum modo entrando na sua cabeça e compreendendo-a (?) um pouco melhor…
O contraste em relação ao ritmo tradicional acentua-se porque a violência do discurso tem correspondência acrescida nas imagens que mostram as acções que semeiam de vítimas colaterais o percurso de Myrna, completamente díspar da introspecção calma e ponderada que associamos a Julia.
Mas Berardi não satisfeito com esta inversão de papéis - a assassina é, assim, sem qualquer dúvida, a verdadeira protagonista de Myrna voltou! (Myrna: io sono mia, no original italiano) - mantendo o discurso de fundo, não resiste a confundir-nos - de forma que não vou detalhar para não estragar o prazer da leitura - ao lançar outras pistas, indicar vias diversas e baralhar os dados, levando-nos a ver o que na realidade não nos é mostrado, como só descobriremos bastante mais tarde, numa bem urdida inversão da lógica e num desenvolvimento de todo inesperado. 
Com isso, cria um thriller policial intenso, reforça o protagonismo e a preponderância de Myrna, aprofunda o seu retrato e motivações, conseguindo assim credibilizar uma personagem que, de alguma forma, poderia parecer algo deslocada - ou menos consistente - no universo realista de Julia.

J. Kendall #118
Aventuras de uma criminóloga
Histórias originalmente publicadas em Julia #130 e #131
Myrna voltou!
Berardi e Mantero (argumento)
Zuccheri (desenho)
A vida é uma aposta
Berardi e Calza (argumento)
Fodera e Campi (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Setembro/Outubro de 2015
135 x 180 mm, 260 p., pb, capa mole, mensal
R$ 20,50 / 10,00 €

(pranchas retiradas do blog de Laura Zuccheri; clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...