31/08/2020

O Expresso do Amanhã II

Variação





Segundo volume da colecção Novela Gráfica 2020, ao contrário do que muitos pensam - ou intuem - não é uma continuação do volume inaugural, mas sim uma variação sobre o mesmo conceito: um imenso comboio com '1001 carruagens' que circula sem parar na superfície do planeta Terra completamente congelada, com os últimos sobreviventes da raça humana a viverem no seu interior.

27/08/2020

Stumptown

BD e TV

Se em tempos eram notícia as interacções - num e noutro sentido - entre BD e TV - e entre BD e cinema… - actualmente são tão numerosas que já quase passam despercebidas.
Mesmo quando a edição - inicial - aos quadradinhos (datada de 2009) surge no mercado - está agora em bancas e quiosques nacionais - durante o tempo de exibição da (mais recente) série televisiva, desta vez na Fox Portugal.
É por isso, de realçar a tentativa de aproveitamento comercial - e mediático por parte da G. Floy sem que esta referência tenha a intenção de questionar ou menorizar a obra (original) em si, um policial depressivo de leitura agradável - mesmo que assim escrito soe algo mal!

26/08/2020

Homo Politucus

Ministro... desempregado





E se os ministros, os presidentes - até os grandes gestores... - fossem gente (como nós) e tivessem de recorrer ao subsídio de desemprego de cada vez que um governo muda ou que as asneiras ditas e feitas são tão grandes que têm mesmo de deixar os lugares - vulgo tachos... - de que usufruem?
É este o pressuposto de Homo Politicus, novidade (muito) recente da Fluide Glacial.

25/08/2020

Baby Blues #37

Momentos

Num mercado que já foi florescente e invejável - o da publicação de compilações de tiras de imprensa cómicas - Baby Blues surge como última resistente, ao seu ritmo de uma recolha anual. Pouco para tantos dias; bastante para bons momentos de descontracção.
Como têm sido presença regular neste blog, desta vez a abordagem é diferente, baseada em momentos pontuais que na leitura se destacaram. Sem mais demoras, vamos então a eles.

24/08/2020

O Expresso do Amanhã I

Conceito




Com as devidas cautelas, vou mesmo escrever que este álbum - o mítico Transperceneige originalmente publicado na revista (A Suivre) mais do que uma banda desenhada, representa um conceito.
E a prova, se necessário fosse, são as abordagens tão díspares que permitiu, neste livro que abre a colecção Novela Gráfica 2020; no seu segundo volume, já no próximo sábado; no filme de Bong Joo Ho, de 2013; e na série televisiva da Netflix, cuja primeira temporada terminou há poucas semanas.

19/08/2020

Universo negro

Diversificação





De forma mais ou menos evidente é possível classificar as actuais editoras de BD nacionais em função das obras que ostentam nos seus catálogos: o manga da Devir, os americanos da G. Floy, o (diferente) franco-belga da Arte de Autor, da Ala dos Livros e da ASA...
[Não que isto seja uma verdade absoluta, pois há sempre algumas excepções - e, este Universo Negro, é um exemplo tão válido como muitos outros.]

18/08/2020

Lançamento: Novela Gráfica 2020







Começa no próximo sábado, 22 de Agosto, a sexta colecção Novelas Gráficas, lançamento da Levoir com o jornal Público.
Ao longo de 14 semanas, até 21 de Novembro, será mais uma oportunidade de descoberta ou de confirmação e de ler finalmente em português obras de referência, entre clássicos da BD, surpresas mais recentes ou nova visita a séries/temáticas já abordadas, sendo de relevar o facto de apenas um dos títulos não ser inédito em português, As Paredes têm ouvidos (por coincidência evocado há pouco tempo em As Leituras do Pedro), que encabeça uma sub-divisão desta colecção com obras centradas na realidade nacional ou com ela relacionada.

17/08/2020

Mercurio Loi: La Roma de los locos

Por detrás das máscaras

"Yo creo que es al contrario... esta época nos ha dado a todos dos identidades y una máscara."
Mercurio Loi in La Roma de los Locos

Nascido na colecção Le Storie, Mercurio Loi impôs-se pelos seus méritos - e pela sua diferença - e tornou-se uma personagem de eleição no catálogo Bonelli, com direito a colecção própria com 16 tomos, de que este livro agrupa os dois primeiros.
Algures entre o policial, o fantástico e o intimista, com o fundo histórico da Roma do início do século XIX, esta é uma improvável viagem balizada por um inesperado triângulo: o mestre, Mercurio Loi, professor e investigador; Tarcisio, o anterior discípulo, que o quer derrotar e afirmar a sua superioridade; e Ottone, o actual discípulo, que se quer libertar da sua influência controladora para seguir o seu próprio caminho.

14/08/2020

Nick Raider #4: O guerreiro da metrópole

Ao lado

Detective em Nova Iorque, de alguma forma Nick Raider veio ‘suprir uma lacuna’ no catálogo eminentemente popular da Sergio Bonelli Editore: a ausência de uma narrativa de carácter policial, que Julia (Kendall) viria mais tarde complementar - e suplantar.
Publicado entre 1988 e 2005, é uma criação original de Claudio Nizzi, que viria a deixá-lo para se dedicar a Tex - são dele (na fase inicial, especialmente) a maioria dos Textone (Tex Gigante).
Em parte por isso, Raider é muitas vezes considerado o ‘Tex de Nova Iorque’, mas na verdade o tom e a postura afastam-no do que um epíteto desses implicaria.

12/08/2020

Os filhos de El Topo #1 e #2

 
Desvios e obsessões
No início da década de 1970, o chileno Alejandro Jodorowsky, cineasta e argumentista de BD, estreava em Nova Iorque a sua película El Topo. Western surrealista mexicano, escrito, dirigido e interpretado por ele próprio, seria recusado por todos os cinemas "normais", sendo empurrado para Elgin, um cinema de bairro famoso pelos filmes pornográficos que exibia, o que não impediu que se tornasse um filme de culto.
A continuação, suspensa durante décadas pelas inexistência do necessário financiamento, surgiria finalmente na forma de banda desenhada, tendo a Arte de Autor editado já em Portugal os primeiros dois volumes dos três previstos.

07/08/2020

Aqui já houve algo

100


Merecia - sem sombra de dúvida - ter sido outro título e mais sonante e uma mediatização mais sonante mas, à imagem sóbria e discreta do seu editor, Rui Brito, a centésima edição de BD da Polvo, passou despercebida.
É esta, portanto, prevista para Março último, só há semanas distribuída, uma reflexão serena, ingénua e moderadamente divertida sobre as semelhanças e diferenças entre as duas Alemanhas antes da queda do Muro de Berlim.

06/08/2020

Operação Overlord #2 e #3

 
Públicos
Depois de um início não muito sedutor - a colecção em França até nasceu como álbum único… - a Operação Overlord parece agora entrar em ritmo de cruzeiro.
Consistente na sua base histórica, mais solta em termos narrativos, com as personagens humanas - para contrastar com as ‘hisóricas’ - mais desenvolvidas e exploradas.

04/08/2020

Os Passageiros do Vento - O Sangue das Cerejas - Livro 1

Falta de empatia




Há 40 anos, Isa surgia aos olhos dos leitores de BD como uma das grandes mulheres (de papel) da década. Pelo menos. Trinta anos depois, era ela quem fazia a passagem de testemunho para a sua bisneta, também Isa, através de quem descobrimos o destino da sua - e um pouco nossa - bisavó.
Agora, voltamos a encontrá-la - à bisneta, claro - em Paris, no final da segunda metade do século XIX.

03/08/2020

La Espada Salvaje de Conan #1

A história das histórias…





Não sou especialista em Conan, longe disso, creio até que tenho um conhecimento (bastante) limitado - às suas primeiras histórias, com múltiplas releituras (!) em diferentes épocas, em diferentes edições - do seu percurso nos quadradinhos mas, apesar disso, houve algumas delas que ficaram profundamente marcadas na minha memória e fazem parte - importante - da minha formação de leitor de BD.