23/01/2021

2020: As escolhas dos leitores (resultados)

Elogio da diversidade




Com esta entrada, referente às escolhas dos visitantes deste blog, dou por concluído o Balanço de 2020 no que à BD diz respeito.

Como tem acontecido nos últimos anos, mais uma vez As Leituras do Pedro desafiaram os seus visitantes a indicarem, relativamente às edições de 2020:

  • a melhor edição de BD publicada em Portugal;

  • a melhor BD de autor português publicada em Portugal;

  • a melhor colecção de BD editada com o jornal Público;

  • a melhor de BD série em curso no nosso país.


A participação foi reduzida, com apenas 11 votantes, mas o principal dado que se pode tirar é que as 67 indicações expressas são um elogio da diversidade editorial que actualmente existe no nosso país, pois foram referenciadas 38 álbuns/séries/colecções.


Outro dado importante, é o facto de Balada para Sophie (edição Tinta da China), de Filipe Melo e Juan Cavia ter vencido em duas categorias: Melhor Edição e Melhor Edição Portuguesa.

É verdade que a primeira dizia respeito a Melhor Edição de BD [implicitamente de autor estrangeiro], mas a votação da Balada... foi igual à de Ao dom do fado (Levoir), de Niclas Barral. Três votos para cada um dos livros, representaram 11,1 % dos 27 votos expressos, num total de 21 (!) livros indicados. Roughneck (G. Floy), de Jeff Lemire, foi o único a recolher duas indicações, tendo todos os restantes sido referidos apenas uma vez.



No que diz respeito a Melhor Obra de Autor Português, houve 6 indicações e 14 votos, 9 dos quais distinguiram Balada para Sophie (64,3 %). Os restantes cinco tiveram apenas um voto.


Quanto à Melhor Colecção de BD editada com o jornal Público, os votos foram divididos entre a Novela Gráfica (Levoir) que recolheu 10 (71,4 %) e Rio (ASA), que teve os restantes 4 (28,6 %).



Finalmente, quanto A Melhor Série de BD, foram referidas diversas séries que não obedeciam ao pressuposto estabelecido: 3 livros já publicadas. Entre as 12 que foram correctamente indicadas, a vitória coube a Giddeon Falls (G. Floy) com (apenas) 3 dos 12 votos expressos, seguida de Criminal (G. Floy), com 2 votos, que curiosamente tinha vencido esta categoria em 2020.


Em termos de edições, a Ala dos Livros, com 9 obras/colecções seleccionadas foi a mais citada pelos votantes, seguida pela G. Floy, com 7, e pela Levoir, com 6.


Fico de novo o agradecimento aos que participaram e o convite à (re)descoberta destas - e de outras obras de BD disponíveis no nosso país.

Boas leituras!


(clicar nos textos de cor diferente ou nas capas dos livros para saber mais sobre os temas ou as obras)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...