24/01/2021

As (novas) Leituras do Pedro

 


Está desvendado o mistério que ao longo dos últimos dias espicaçou a curiosidade dos visitantes deste blog: a partir de hoje As Leituras do Pedro (e)s(t)ão novas.

Novas, na sua imagem, que é devida ao Paulo J.(orge) Mendes, a quem agradeço publicamente por ter aceite o desafio que lhe foi proposto. E a cuja bela ilustração - que espelha a diversidade que tem caracterizado este espaço - voltarei em breve, para desvendar um pouco da sua génese.


A anterior, da autoria do Pedro Nogueira, aproveitada de um cartaz que ele me desenhou para um programa que tive, nos tempos idos das rádios piratas, manteve-se como símbolo deste blog durante 11 anos, 7 meses e 26 dias e assistiu à colocação de 5439 entradas neste espaço, quase 1,3 entradas por dia!


Novas, também, visualmente, porque de vez em quando é necessário mudar, para voltar a atrair os visitantes que se foram perdendo, para dar mais legibilidade - no caso presente porque, depois do ano complicado que este blog viveu em 2020 (como foi sendo explicado), sentia a necessidade de mudar alguma coisa, de certa forma de recomeçar, nunca do zero, mas com o conforto do caminho percorrido até aqui.

Alguns poderiam esperar uma renovação maior. Confesso que fiz algumas tentativas, algumas experiências - nesta e noutras plataformas - que abandonei para não estar a desperdiçar o meu tempo e esforço no acessório em vez de me concentrar no essencial: escrever sobre BD.


...renovadas para continuarem iguais

...poderão dizer alguns nos próximos dias ou semanas, com toda a razão.

Se em termos visuais e de apresentação foram feitas alterações e ajustes, em termos de conteúdo As Leituras do Pedro vão manter o padrão que até aqui seguiram e que fizeram deste blog um espaço de referência para quem lê e gosta de BD - e não só em Portugal.

Os dois focos principais serão os mesmos: divulgar as edições lançadas neste país e partilhar as leituras que vou fazendo.


As rubricas regulares -
Calendário BD, Lançamentos do mês, Leituras do mês - vão manter-se. São uma aposta segura, estão entre as mais vistas por quem passa por aqui. Outros espaços regulares poderão surgir, tenho uma ou duas ideias a amadurecer, o tempo dirá se encontraram terreno fértil para se desenvolverem.

Conto, como até aqui, com a colaboração das editoras e com a cumplicidade dos visitantes. Sem uns e outros, este espaço seria muito diferente, possivelmente não existiria já.

Depois do Balanço de 2020 ter ocupado a maior parte dos entradas recentes, prometo para os próximos dias uma série de análises que as circunstâncias obrigaram a adiar. Porque são elas - continuam a ser - a principal razão de existir de As (novas) Leituras do Pedro.

Eu vou continuar deste lado, continuem desse.

Boas leituras!

26 comentários:

  1. Tiago Matos24/1/21 14:59

    A alteração do endereço é que pode ter sido um pouco arriscada. Tanto link de outros sites que já apontava para o outro endereço... E há até links no site actual que agora ficam quebrados. Por exemplo, acabei de clicar no link para "O Homem que matou Lucky Luke" no post sobre Vencedores do prémio do AmadoraBD2020 e o link não funciona porque ainda remete para o endereço antigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um risco (não) calculado... Aos pouco estou a actualizar os links, mas é algo bastante trabalhoso...
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Também estou a actualizar os links usados no Tex Willer Blog direccionando-os já para o respectivo artigo neste novo espaço, Pedro e realmente é algo trabalhoso porque são dezenas e dezenas de links... que no seu caso são certamente centenas e centenas... mas é algo que se tem de fazer para não haver links quebrados...

      Eliminar
  2. Passou-me pela cabeça de possivelmente ser esta a novidade mas como já estávamos a usar o endereço novo... normalmente os avisos de roformulação e mudança são transmitidos nos ambientes antigos.

    ResponderEliminar
  3. Faltou-me dizer que está impecável, bastante legível e menos calustrofóbico.

    Agora só falta poder alterar os comentários :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Quanto a alteração dos comentários, o Blogger nem sequer tem essa possibilidade...
      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Excelente (e bem moderno) cabeçalho, Pedro, onde nem o Tex falta. Parabéns. Também gostei bastante das novas vestes do blogue, mais airoso a atractivo ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! O Tex não podia faltar, bem como muitas outras obras ou séries que para mim são uma referência.
      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Muito conseguida. Incrível como uma imagem consegue transmitir tanta coisa e dizer tanto acerca do blog. Parabéns, ao autor do desenho e ao autor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia era essa e o Paulo J. Mendes conseguiu concretizá-la na perfeição!
      E já agora, parabéns pela análise certeira dos fragmentos, há dias!
      Boas leituras!

      Eliminar
  6. Parabéns! Está com muito bom aspeto.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, continuação do bom trabalho feito, abraço

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns, está com uma imagem leve e agradável. Consigo reconhecer no desenho as colecções do Blake e Mortimer e do Batman 75 anos, e brincando um pouco, umas pantufas ao jeito das luvas fofinhas do Bernie Sanders :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. As pantufas foram um dos últimos pormenores... E não são do Bernie, são do Homer Simpson! ;)
      Boas leituras!

      Eliminar
  10. Pedro, perdoe-me, mas vou ser franco - a ilustração do cabeçalho está demasiadamente "partida" para ser marcante. Passo a explicar - a mancha maior à esquerda contem demasiados elementos e pormenor, impedindo que a imagem humana tenha algum destaque. O contorno da personagem, se mais marcado, poderia ajudar neste aspecto. A letragem manual deveria ter outro trabalho - parece pouco refinada e sem força. O elemento gráfico mais à direita surge sem ligação ao restantes elementos, como que a flutuar. Se conseguirem, de alguma forma, rever a proposta, poderia ser positivo. Felicidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordamos em... discordar! Eu fiquei muito satisfeito com o resultado.
      Boas leituras!

      Eliminar
  11. A ilustração está muito boa. Com boa retórica pode dizer-se que não do mesmo modo que sim. Acho é que neste post o Pedro poderia tê-la reproduzido com melhor resolução, ou maior, para o desenho poder ser mais bem apreciado.

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns! Está óptimo!!! Continuação do muito bom trabalho que nunca é demais agradecermos :)

    ResponderEliminar
  13. ...Maior até para ver se algum dos livros ao fundo é do "Príncipe Valente". Se bem que me parece que o "Mundo de Aventuras" nas mãos do Pedro é o nº 47 da chamada V série, e nesse até aparece o PV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, é mes o o Mundo de Aventuras #47 que, sim, tem Princípe Valente (e Rip Kirby), porque foi o meu primeiro Mundo de Aventuras.
      Boas leituras!

      Eliminar
  14. Mtos parabéns esta espetacular. E agradeço todo o seu trabalho na informação.

    ResponderEliminar
  15. Obrigado. E obrigado!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...