22/03/2024

Seja Amigo da Bedeteca

Bedeteca



Dizia um grupo muito conhecido que “o monstro precisa de amigos”. Não estamos aqui a dizer que a Bedeteca é um monstro. Longe disso. Mas parece-nos um projeto com algo de monstruoso. De imenso desafio. E, portanto, sim, o monstro precisa de amigos.


(texto e imagem disponibilizados pela Bedeteca; excepcional mas propositadamente, o texto segue a formatação fornecida; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar sobre o texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado) 

E a amizade é também um conceito que nos anima. Não nos sentimos de todo com uma atitude de sobranceria ou até mesmo de interesse. Efectivamente, a amizade, é também algo que nos motiva, que nos une e que dá conteúdo e sentido ao projeto. Um amigo é alguém que comunga dos nossos objetivos, em particular neste caso, alguém que tem uma forte inclinação para a leitura e uma especial atenção pela BD.

Portanto, caro amigo, torne-se Amigo da Bedeteca.

Temos algumas vantagens previstas para quem adira a este desafio e temos também um pedido (uma cota anual) para lhe fazer.

Pois é, o “monstro” precisa mesmo de amigos, mas queremos acreditar que os amigos também precisam deste monstro.

Nota: “O Monstro Precisa de Amigos”, disco de 1999 dos Ornatos Violeta. Ilustração de Daniel Silvestre.


Leilão de Originais

No dia da abertura da Exposição Variantes – Homenagem à BD Portuguesa convidamos uma série de autores a desenharem um personagem da sua predilecção para oferecerem à Bedeteca nascente. Vários amigos aderiram ao desafio e vamos leiloar no dia 23 esses originais (em formato A4 na maior parte dos casos).

Obras de Alice Prestes, Daniel da Silva Lopes, Daniel Silvestre, Derradé, Gonçalo Varanda, José Manuel Saraiva, Marco Mendes., Osvaldo Medina, Paula Cabral, Paulo J. Mendes e Pedro Morais.


O Monstro precisa de Amigos

Conversa (e leilão de originais) para apresentação de Os Amigos da Bedeteca dia 23 de Março pelas 15h00, na Bedeteca — Shopping Center Brasília, Avenida da Boavista 267, Loja 503 - 1.º Andar, 4050-115 Porto.


Exposição: Os Fanzines em Portugal: Anos 70, 80 e 90

A palavra fanático não é uma palavra com boa reputação. Então como explicar que algo que deriva dela, o “fanzine” possa ter uma aura mítica e positiva.

É fácil de explicar: O “fanático de magazines” — que deu origem ao neologismo Fanzine — é alguém que ama intensamente o tema a que se dedica. Um fâ (ou fan) é alguém que pode ser um fanático, mas que ao se dedicar à sua paixão consegue de algum modo evitar os extremos e as obsessões que, normalmente, associamos a fanatismo e que tanto má fama dão à palavra.

O acto de partilhar a sua paixão com outros sobrepõe-se à paixão imposta e procura uma paixão comungada.

O termo surgiu — dizem os compêndios — na área da Ficção Científica e rapidamente se propagou a outras áreas da cultura popular (o cinema, a música, a literatura e, claro a BD).

Em Portugal rezam também as crónicas a pratica teve o seu início nos anos 70. E – desenvolvimentos nas técnicas de impressão ou reforço de meios à parte –a publicação de fanzines foi sendo constante até ao fim do século passado (no novo século a net e novas possibilidade de impressão encarregaram-se de abrir novas formas de publicação).

A Bedeteca tem uma coleção significativa destas publicações de simpáticos fanáticos que atravessa as três décadas finais do século XX.

Vamos, portanto, expor alguns dos exemplares dessa coleção e convidamos três autores (Telmo Quadros Ferreira, Pedro Rocha Nogueira e Ágata Moreira) para mostrarem alguns dos trabalho que então publicaram.

Inauguração

Dia 6 de Abril pelas 16h00, na Galeria de Ilustração e Banda Desenhada Mundo Fantasma.


Doações

Andamos a bater à porta de diversas editoras nacionais e algumas já se nos abriram. Explicamos tudo no site.


Nunsky Visita a Sua Expo

—Nunsky


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...