07/03/2024

Ilíada #1 + Boule et Bill #1 + Premières Missions

Princípios

Querer conhecer o passado para compreender o presente e poder prever o futuro é apanágio nos seres humanos. E é-o também, naturalmente, dos leitores de banda desenhada que gostam de descobrir a génese das séries que acompanham e saber como se foi formando a galeria de protagonistas.
A trilogia de leituras que trago hoje tem este ponto em comum: são o princípio de algo, embora em moldes completamente dispares umas das outras.


A Ilíada #1 - O pomo de Discórdia (Gradiva, Portugal, 2024), é a mais recente edição da Gradiva na colecção A Sabedoria dos Mitos. Primeira das três partes em que Luc Ferry aborda, como sempre de forma competente e sedutora, a trama amorosa por trás do mítico cerco de Tróia, é uma daquelas obras que apetece ler de uma só vez, para que tudo possa fazer sentido e para que todas as traições, tramóias, planos e interesses que levaram àquela situação possam ser compreendidos e entendidos na sua plenitude.

...mas como há formatos a respeitar e prazos de produção e de tempo de exposição dos livros a cumprir, teremos que nos contentar com três volumes, com a boa notícia de que o segundo já nos vais chegar às mãos este mês de Março.


Quanto a 60 gags de Boule et Bill #1 (Dupuis, Bélgica, 1962), recolhe as primeiras páginas daquela série de referência no universo da revista Spirou e também no da banda desenhada franco-belga, no que às criações humorísticas diz respeito.

Por um lado, revela como as temáticas caras a Roba, ciclicamente abordadas na série, já existiam na sua origem, embora o tom esteja aqui ali longe do politicamente correto que hoje em dia impera um pouco por todo o lado - e estou convicto que muitos ‘beatos’ dos nosso dias acenderiam fogueiras para queimar algumas das páginas; por outro lado, demonstra como graficamente os pequenos Boule e Bill evoluíram, o que é evidente logo na capa.


Termino esta abordagem aos Princípios com Les aventures de Tanguy et Laverdure . Premières Missions (Dargaud/BP France, França, 2002) que nos mostra como os futuros pilotos Tanguy e Laverdure se conheceram e começaram a construir a sua amizade, preenchendo assim alguns hiatos - possivelmente só imaginários - na cronologia dos dois heróis.

São três histórias curtas, originalmente publicadas na Super Pocket Pilote, daí a ‘estranha’ dimensão das vinhetas nesta edição ‘alargada’, mas que permitem apreciar melhor a arte do grande Jijé.

(imagens disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...