Princípios
Querer
conhecer o passado para compreender o presente e poder prever o
futuro é apanágio nos seres humanos. E é-o também, naturalmente,
dos leitores de banda desenhada que gostam de descobrir a génese das
séries que acompanham e saber como se foi formando a galeria de
protagonistas.
A
trilogia de leituras que trago hoje tem este ponto em comum: são o
princípio de algo, embora em moldes completamente dispares umas das
outras.
A Ilíada #1 - O pomo de Discórdia (Gradiva, Portugal, 2024), é a mais recente edição da Gradiva na colecção A Sabedoria dos Mitos. Primeira das três partes em que Luc Ferry aborda, como sempre de forma competente e sedutora, a trama amorosa por trás do mítico cerco de Tróia, é uma daquelas obras que apetece ler de uma só vez, para que tudo possa fazer sentido e para que todas as traições, tramóias, planos e interesses que levaram àquela situação possam ser compreendidos e entendidos na sua plenitude.
...mas como há formatos a respeitar e prazos de produção e de tempo de exposição dos livros a cumprir, teremos que nos contentar com três volumes, com a boa notícia de que o segundo já nos vais chegar às mãos este mês de Março.
Quanto a 60 gags de Boule et Bill #1 (Dupuis, Bélgica, 1962), recolhe as primeiras páginas daquela série de referência no universo da revista Spirou e também no da banda desenhada franco-belga, no que às criações humorísticas diz respeito.
Por um lado, revela como as temáticas caras a Roba, ciclicamente abordadas na série, já existiam na sua origem, embora o tom esteja aqui ali longe do politicamente correto que hoje em dia impera um pouco por todo o lado - e estou convicto que muitos ‘beatos’ dos nosso dias acenderiam fogueiras para queimar algumas das páginas; por outro lado, demonstra como graficamente os pequenos Boule e Bill evoluíram, o que é evidente logo na capa.
Termino esta abordagem aos Princípios com Les aventures de Tanguy et Laverdure . Premières Missions (Dargaud/BP France, França, 2002) que nos mostra como os futuros pilotos Tanguy e Laverdure se conheceram e começaram a construir a sua amizade, preenchendo assim alguns hiatos - possivelmente só imaginários - na cronologia dos dois heróis.
São três histórias curtas, originalmente publicadas na Super Pocket Pilote, daí a ‘estranha’ dimensão das vinhetas nesta edição ‘alargada’, mas que permitem apreciar melhor a arte do grande Jijé.
(imagens disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário